O IGTV é a aposta do Instagram para pegar sua fatia no mercado dos vídeos, só que com um detalhe: IGTV são vídeos verticais.
A ideia da rede social é movimentar o mercado de vídeos mais longos, assim como as plataformas mais consolidadas como YouTube e Facebook.
A proposta do IGTV é a produção de conteúdos em vídeos verticais para facilitar a experiência na versão mobile.
Para o Instagram, esse é um modelo de conteúdo que vai ao encontro da tendência de mercado que sugere que a maioria do tráfego de dispositivos móveis será motivada por conteúdos em vídeos.
Em um primeiro momento, pode parecer difícil e trabalhoso incluir um novo formato de conteúdo em sua agenda.
Porém, o processo para começar a usar essa ferramenta é extremamente simples e você pode facilmente adaptar alguns dos conteúdos que você já produz para ela.
Esse recurso está disponível para ser usado no aplicativo nativo do Instagram ou no próprio app do IGTV.
Você também tem a opção de publicar seus vídeos verticais usando a versão desktop do Instagram, o que torna a utilização da ferramenta ainda mais fácil.
Se você ainda tem dúvidas de como o IGTV pode potencializar a sua estratégia no Instagram, listamos 5 pontos que vão te ajudar a entender melhor esse recurso.
IGTV como funciona: 5 coisas que você precisa saber
1) O que é IGTV
O IGTV é mais um canal de conteúdo dentro do Instagram. Com ele, você pode publicar vídeos de até 60 minutos em formatos verticais.
Na parte superior do app, você verá o símbolo do IGTV (tipo uma televisão) onde entrará no feed de vídeos verticais e mais longos. Então, quando nos referimos ao Instagram, temos possibilidades: feed, stories, reels e IGTV. Cada um com suas particularidades.
O Instagram também disponibilizou um app próprio para baixar IGTV. Faça o download na Apple Store ou no Google Play.
2) Por que o Instagram lançou esse app?
O IGTV é uma forma disruptiva de consumo de conteúdo adaptada ao mobile. Já temos o YouTube que é líder desse segmento, também para dispositivos móveis.
Um dado interessante é que até 2021, o percentual de 78% de todo o tráfego mobile na internet será com vídeos.
Logo, abrir mais um canal de consumo desse formato, com vídeos mais longos do que os tradicionais 60 segundos, é um grande passo do Instagram para ter mais audiência, mais produtores de conteúdo e, para nós o principal: mais um canal para exibir publicidade.
3) Como você pode usar o IGTV?
Se você quiser apenas consumir o conteúdo do IGTV, a forma mais fácil é pelo próprio app do Instagram.
Mas, se você quiser ter um canal no IGTV e se aprofundar mais nas funcionalidades, você pode usar o app disponível para iOS e Android.
A ideia do canal é a mesma do YouTube: criar quadros, divulgar conteúdos e videoclipes. Porém, o que muda é o formato. No IGTV, você pode subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.
Qualquer pessoa cadastrada no Instagram pode ter um canal do IGTV. E, assim que alguém que você segue no Instagram postar um vídeo, você vai receber a notificação no próprio aplicativo.
Além disso, no IGTV você também receberá recomendações de vídeos baseados em seus interesses. E claro, compartilhar os vídeos por meio de direct com seus seguidores.
4) Explore esse novo terreno
Quando recursos assim saem, é sempre bom estar por dentro para entender como se posicionar neles. Hoje, se destacar no YouTube é muito mais difícil se comparado quando ele surgiu.
Segundo o CEO do Instagram, Kevin Systrom, “Agora estamos focando em engajamento…Mas, obviamente é um lugar muito interessante para estar. Haverá muitos criadores (de conteúdo) ganhando dinheiro.”
Se o seu intuito é ser um criador de conteúdo e viver disso, quanto antes você entender o jogo e criar canal no IGTV, mais chances terá de se destacar.
Agora, se você quer entender como o IGTV pode ajudar seu negócio, aí é importante respirar fundo.
5) Por onde começar no IGTV?
Acreditamos que a primeira coisa a fazer é entrar no IGTV e estudar. Ver o que os canais estão fazendo, artistas, grandes empresas. Depois, pensar como você pode explorar os recursos do IGTV para o seu público.
Se você já usa o YouTube, a lógica é muito parecida: buscar retenção dos seus vídeos para ser sugerido quando os usuários entrarem no IGTV.
Mas, o mais importante é ter uma estratégia e ir entendendo o canal. Mesmo que você ainda não esteja pronto para postar, crie seu canal.
Assim, você reserva seu espaço e pode ir trabalhando no planejamento e uma hora a publicação sai!
IGTV COMO USAR: VEJA COMO CRIAR UM CANAL E POSTAR SEUS VÍDEOS
Agora que você já sabe para que serve o IGTV, vamos te ensinar como criar o seu canal e como postar seus vídeos.
Passo 1. Para publicar pelo aplicativo do Instagram, você deve clicar no Ícone lupa. Ele se encontra no menu abaixo na tela;
Passo 2. Em seu feed de pesquisa, clique na opção IGTV;
Passo 3. Para publicar seu vídeo no IGTV, clique no Ícone mais, no canto superior direito;
Passo 4. Escolha o vídeo que deseja publicar em sua galeria e clique sobre ele. Lembrando: Vídeos com, no mínimo, 15 segundos e máximo de 60 minutos;
Passo 5. Clique em Avançar;
Passo 6. Escolha a capa do seu vídeo. Ela poderá ser uma parte mais favorecida da filmagem ou até uma nova imagem de sua galeria. Depois clique em Avançar;
Passo 7. Antes de publicar no IGTV, você poderá adicionar uma legenda para o seu vídeo e uma breve descrição (essa segunda de forma opcional).
Se desejar manter uma prévia do vídeo em seu feed, ative a opção Publicar uma Prévia. Depois disso é só clicar em Publicar no IGTV.
Prontinho, seu canal foi criado com a sua primeira publicação.
Você também pode usar um caminho mais simples de criar seu canal. Quando você publica um vídeo com mais de 30 segundos em sua página, o Instagram pergunta se deseja cortar esse vídeo ou postar no IGTV.
Essa publicação terá o mesmo efeito que o passo a passo anterior que listamos.
Ao entrar na funcionalidade, você vai se deparar com os vídeos dos perfis que você segue, tanto pelo próprio aplicativo da ferramenta, quanto pelo aplicativo nativo do Instagram.
Lembrando que o formato dos vídeos no IGTV é vertical. Por isso, se você tem um vídeo em widescreen, por exemplo, você só vai conseguir postá-lo se adaptá-lo para a versão vertical.
Para isso, você pode usar o aplicativo InShot para adaptar os seus vídeos horizontais para a proporção dos vídeos para o IGTV.
Agora você já sabe como postar no IGTV. Seu vídeo vai ao ar em seu canal e todos os seus seguidores serão notificados. Além disso, ele ficará em destaque no seu perfil do Instagram.
Saiba Mais: Instagram Reels: o que é e como usar em 6 passos simples
COMO CRIAR SÉRIES NO IGTV
O IG lançou uma nova plataforma com a opção de publicar uma série de vídeos. O recurso série permite que você organize seus vídeos com tags e publique vários vídeos quando tiver um conteúdo extenso.
Conteúdos organizados dessa forma melhoram a experiência do usuário, já que existe uma sequência lógica da série em que o próximo começará a rodar automaticamente. Veja como criar uma série:
Passo 1. Siga os passos para publicar seus vídeos, conforme o passo a passo anteriormente apresentado;
Passo 2. Depois de editada todas as informações, clique na opção Adicionar à Serie;
Passo 3. Clique em Criar sua Primeira Série;
Passo 4. Digite um nome para sua série e uma breve descrição, se desejar. Depois é só clicar no sinal destacado na imagem, para concluir.
Prontinho, sua série foi criada. Agora quando postar o segundo vídeo da série, é só o incluir nessa tag.
Assim seus usuários assistirão seu conteúdo de forma contínua independente da quantidade de vídeos. E o melhor: sem a possibilidade de rodar um vídeo fora de contexto na sequência.
COMO ASSISTIR VÍDEOS DE OUTROS CANAIS
Para começar a publicar o seu conteúdo, uma estratégia interessante é ver o que seus concorrentes ou referências no mercado, estão compartilhando.
Vale a pena dar uma olhadinha e tirar inspirações para seus vídeos.
Para acessar o conteúdo de outros perfis, basta entrar no perfil de quem você gostaria de visualizar o canal.
Nesse perfil, clique na aba IGTV. O conteúdo publicado e as séries criadas estarão disponíveis nessa aba.
O que achou desse formato de vídeos do Instagram? Se você quer mais conteúdos de como usar essa ferramenta para potencializar a sua estratégia nas redes sociais, deixe aqui seu comentário.