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Marketing de conteúdo

Inbound Marketing: o que é e 4 ferramentas de conteúdo

Descubra o que é e como funciona o Inbound Marketing, além de 4 ferramentas para ajudar sua empresa na produção de conteúdos

inbound marketing

Já ouviu falar em Inbound Marketing ou Marketing de Atração? Atualmente, a maneira que as pessoas têm buscado por informações, produtos e serviços, mudou muito e a internet, juntamente com as redes sociais, são responsáveis por isso.

Com tantas opções, valores e diversidade, chamar a atenção das pessoas para o seu negócio tem sido cada vez mais desafiador. Isso sem contar que o consumidor não quer apenas comprar uma coisa, ele quer comprar uma ideia.

Por exemplo, um batom não é apenas um batom. É um objeto de desejo que pode elevar a autoestima da pessoa que pretende comprá-lo.

E esse público é exigente! Eles não querem qualquer coisa que ofereçam e buscam por serviços que tragam soluções para eles. Dessa maneira, o marketing também se adequou à esse novo público. E assim surgiu o Inbound Marketing.

O QUE É INBOUND MARKETING?

Quantos produtos você vê diariamente na televisão, nas redes sociais, em sites e até mesmo pela rua? Quais deles você realmente tem vontade de comprar? Você não tem a sensação de que a todo momento tentam te empurrar algo que você não precisa? Esse é o marketing antigo.

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Já o Inbound Marketing surgiu como um conjunto de táticas que visa atrair a atenção do seu público-alvo ao invés de tentar forçá-lo a comprar algo que, para ele, não faz sentido naquele momento. Outra vantagem do Inbound Marketing é que você consegue atingir o seu público ideal no momento certo.

COMO FUNCIONA O INBOUND MARKETING?

Com o Inbound Marketing, você pode transformar uma pessoa comum em um potencial cliente. Essa é a sua função. Dessa maneira, você o coloca em uma espécie de funil que aponta exatamente o momento em que ele está, que vai desde uma pessoa que está conhecendo o seu produto até um comprador.

O primeiro estágio do Inbound Marketing é atrair a atenção do consumidor dando à ele informações interessantes e de qualidade. Você pode fazer isso através de mídias sociais, blogs, vídeos e infográficos.

Por exemplo, se você tem uma loja de bijuterias, monte um blog ou perfil comercial no Instagram com dicas de conservação do produto, como combinar peças, quais acessórios são tendência, além de uma Página no Facebook para anunciar toda vez que tiver um material novo.

Em seguida, ofereça algum benefício em troca do e-mail da pessoa que lê o seu conteúdo. Ou outras informações convenientes para você, como oferecer mais conteúdos, enviar um e-book com o assunto que ela mais busca em seu blog ou até mesmo deixá-la ciente das promoções de sua loja pelo mailing ou grupo em rede social.

Ao ter essa informação, ela passará de leitor à lead. Nessa fase do Inbound Marketing, você continuará nutrindo esses leads com informações interessantes, só que mais focadas em seus produtos. Dessa maneira, ele terá mais contato e confiança em seu negócio e provavelmente irá efetuar uma compra, se tornando assim um cliente.

DIFERENÇA ENTRE INBOUND MARKETING E OUTBOUND MARKETING

O Inbound Marketing, traduzindo literalmente seria algo como “Marketing de Entrada”. É uma definição usada para uma estratégia de conteúdo que tem o objetivo de atrair clientes de forma voluntária para sites ou blogs. Ou seja, quando as pessoas procuram o seu negócio e não o contrário.

Se formos analisar, até bem pouco tempo atrás, estávamos muito mais acostumados com o chamado Outbound Marketing, que nada mais é que o marketing tradicional, onde as empresas criam campanhas para atrair pessoas e prospectar clientes.

Já o Inbound Marketing é muito usado na internet, onde as pessoas procuram produtos, serviços, assuntos ou qualquer outra coisa que interesse elas e, de repente, caem em um conteúdo do seu site.

POR QUE USAR O INBOUND MARKETING?

O Inbound Marketing é o tipo de estratégia de marketing que é muito importante para qualquer empresa. Principalmente se você quer aumentar o número de clientes de forma espontânea, criar um relacionamento e fidelizá-los.

O Inbound Marketing é essencial para negócios que:

  • Querem criar conteúdos de sucesso;
  • Desejam aumentar a visibilidade;
  • Desejam melhorar o processo de vendas;
  • Precisam aumentar o número de clientes;
  • Pretendem diminuir o custo de aquisição.

Agora, vamos falar especialmente para empresas que querem usar o Inbound Marketing e criar conteúdos de qualidade para aumentar o valor percebido pelas pessoas.

Você já ouviu a frase “conteúdo é rei”?

Nos anos 90, quando empresas americanas começaram a ver que ter um site na internet seria algo obrigatório, não mais opcional, o visionário Bill Gates produziu um artigo chamado “Content is King”.

No artigo, um dos pontos mais importantes é a explicação sobre a quantidade de informação disponível online, que isso não significa necessariamente ter mais qualidade.

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Hoje, apesar da frase ter se tornado um pouco clichê no marketing digital, ela faz parte do vocabulário de muitas marcas e é uma grande verdade. Na internet vemos muitos conteúdos sobre vários assuntos, mas apenas quem é realmente relevante é que consegue a atenção das pessoas.

Saiba mais: Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

E você sabe como ser relevante? Uma das dicas do Inbound Marketing para ser relevante para o seu público é: você precisa criar conteúdos interessantes para sua audiência. Não adianta você criar um conteúdo que ninguém se interessa ou que ninguém busca por ele.

Sabemos que criar conteúdos diferentes para essa estratégia de Inbound Marketing é muito difícil. Sempre acontece de faltar inspiração bem na hora que precisa escrever.

Por esse motivo, separamos 3 ferramentas para Inbound Marketing que todas as pessoas que usam a internet para criar conteúdos precisam conhecer e usar.

FERRAMENTAS PARA ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING

São ferramentas para estratégias de Inbound Marketing simples e gratuitas que vão trazer muitas ideias de conteúdo para você atrair o seu público:

1. GERADOR DE IDEIAS PARA HEADLINES E COPYWRITING

Está sem ideias de quais conteúdos postar? Desenvolvemos uma ferramenta grátis incrível que vai te ajudar na sua estratégia de Inbound Marketing: o Gerador de Ideais para Headlines e Copywriting.

Com ele, você terá, literalmente, centenas de sugestões de títulos e copys que poderá usar em seus posts de blogs, emails e anúncios no Facebook e Instagram. É só colocar uma palavra-chave ou termo, depois clicar no botão, para então ter dezenas de opções de títulos e headlines à sua disposição.

Com essa ferramenta para Inbound Marketing, você não ficará mais sem ideias para criar conteúdo para blogs, mídias sociais ou outros canais.

2. KEYWORD PLANNER DO GOOGLE

O Planejador de Palavras-chave do Google é um grande aliado para quem deseja novas ideias de conteúdo em estratégias de Inbound Marketing. Com ele, você pode descobrir novas palavras-chave, comparar tendências e descobrir o volume de busca no Google para cada palavra.

Tudo isso é importante para que você saiba como fazer uma boa estratégia de Inbound Marketing:

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  • Quais são os termos que o seu cliente busca relacionados ao assunto que você está pensando em construir um conteúdo;
  • Se esse assunto é bastante procurado, ou seja, se as pessoas têm interesse nele;
  • Quantas pessoas por mês buscam esse tipo de palavra-chave;
  • Fazer a busca por região, para ver se essa palavra-chave é interessante no seu país ou na sua cidade.

Como usar o Planejador de Palavras-Chave do Google no Inbound Marketing?

Um grande exemplo foi a construção desse conteúdo que você está lendo. Uma das primeiras ações que a nossa equipe teve foi procurar por “Inbound Marketing” na ferramenta.

Descobrimos que “Inbound Marketing” tem uma média mensal de 10 mil a 100 mil pessoas pesquisando. O que é um bom número de pessoas e uma grande oportunidade de gerar tráfego para o nosso site.

Além disso, é possível descobrir palavras-chave relacionadas ao termo que pesquisamos e a quantidade de busca delas. Com base nessas palavras relacionadas, podemos abordar dentro desse texto assuntos como outbound marketing, por exemplo.

Essa ferramenta é gratuita, mas para usar a pesquisa de palavras-chave é preciso ressaltar que você deve ter uma conta no Google AdWords.

3. KEYWORD TOOL

A ferramenta para Inbound Marketing Keyword Tool também funciona com palavras-chave. Porém, com ela você consegue achar pesquisas relacionadas ao termo que você procurou no formato cauda longa, ou seja, palavras-chave mais específicas.

Dessa forma, você consegue descobrir as necessidades, desejos, interesses e problemas do seu público relacionado ao tema.

Um exemplo disso:

Palavra-chave normal = inbound marketing

Palavra-chave cauda longa = inbound marketing e marketing de conteúdo

A versão grátis da Keyword Tool gera mais de 750 sugestões de palavras-chave para cada termo de pesquisa. Além disso, você pode usar a ferramenta de graça, mesmo sem criar uma conta.

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Como usar o Keyword Tool no Inbound Marketing?

Digamos que você tenha uma empresa do ramo fitness e quer criar um texto falando sobre sucos detox. Você pode usar a Keyword Tool para descobrir quais são os interesses do seu público quando o assunto é “suco detox” e novas ideias de conteúdo para o seu negócio.

Nesse caso, você poderia criar um conteúdo sobre como o suco detox pode ajudar no emagrecimento. Também é possível criar vários outros conteúdos com receitas de suco detox de vários sabores diferentes.

4. SEMRUSH

A SEMRush é uma das ferramentas de análise mais poderosas para fazer Inbound Marketing. Com ela, você consegue gerar relatórios, criar estratégias de SEO e também encontrar novas ideias de conteúdo. Quando você busca uma palavra-chave, a ferramenta traz informações completas para você.

Como usar a SEMRush no Inbound Marketing?

Digamos que você é dono de uma loja de instrumentos musicais e vai criar um post sobre sua marca de guitarra acústica. Ao buscar “guitarra acústica” no SEMRush, você vai receber detalhes sobre as pesquisas feitas por essa palavra.

Para você, o mais importante é conhecer 3 recursos:

Tendências: As tendências vão mostrar para você se essa palavra pode ser uma boa aposta para a sua empresa aproveitar futuramente. Afinal, conteúdos feitos em blog, por exemplo, podem trazer tráfego para o seu site durante anos.

Palavras-Chave: A área de palavras-chave é também é muito importante. Já que nessa parte você vai descobrir outros termos que são relacionados ao que você procurou. Você vai entender quais são os assuntos que pode abordar no seu conteúdo ou para a criação de novos.

Por exemplo, no seu texto sobre “guitarra acústica”, você pode abordar: o que é uma guitarra semiacústica, o que é uma guitarra acústica, marcas de guitarra acústica, músicas fáceis de tocar com guitarra acústica e outros.

Buscas e Anúncios: A parte de resultados de pesquisa vai te ajudar a encontrar quais são os seus maiores concorrentes na busca do Google. Você pode aprofundar a sua pesquisa e descobrir o que eles estão fazendo. Além disso, você vai ter acesso aos textos dos anúncios relacionados à palavra-chave que procurou — o que pode te ajudar a ter inspiração de headlines para os seus conteúdos.

E todas essas informações da SEMRush podem ser exportadas!

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Quer conhecer outras ferramentas de marketing digital que vão te ajudar ainda mais na sua estratégia para Inbound Marketing? Ferramentas para fazer automação de mail marketing, criação de landing pages?

Temos um post com mais de 20 indicações da nossa “caixa de ferramentas”. Para acessá-lo, clique aqui.

Curtiu conhecer mais sobre o Inbound Marketing e as ferramentas para encontrar ideias de conteúdo? Conte nos comentários!

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2 Comentários

  • Avatar
    Carol coelho
    Responder

    Mais uma vez fiquei conteúdo de ótimo valor!!!
    Estou amando acompanhar o blog.
    Muito obrigada e com certeza vou voltar!
    Deus abençoe e prosperidade!

    • Equipe Camila Porto
      Equipe Camila Porto
      Responder

      Muito obrigada, Carol
      Ficamos muito felizes em saber que está gostando do nosso conteúdo
      Um abraço, #EquipeCP

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