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Instagram Insights: guia das métricas do Instagram 2020

Tudo o que você precisa saber sobre o Instagram Insights para mensurar os seus resultados em 2020 está nesse guia completo!

Instagram Insights

Se a sua empresa investe nas redes sociais, principalmente no Instagram, é muito importante você ficar sempre de olho nas métricas das postagens. Por isso, você precisa saber sobre o Instagram Insights.

Mas você sabe por que é importante analisar esses resultados?

As análises de resultados são importantes para que você consiga saber se as suas ações e estratégias estão funcionando e dando retorno para sua empresa.

Por meio dessas análises, é possível entender quais publicações funcionam (ou não) para o seu público e em que partes da sua estratégia é preciso testar e aplicar melhorias.

Por esse motivo, fizemos um guia completo com tudo o que você precisar saber sobre todas as métricas do Instagram Insights atualizadas! Vamos lá?

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O QUE É O INSTAGRAM INSIGHTS?

Muita gente ainda não sabe o que é Insight no Instagram ou tem pouco conhecimento de como ele funciona.

O Instagram Insights, que também é chamado de Instagram Analytics, é uma ferramenta para você acompanhar os seus resultados na rede social. Com ele, você pode mensurar dados de alcance, engajamento e impressões dos seus posts e até dos seus Stories.

Com essas informações disponíveis no Instagram Insights, você poderá aprender mais sobre os seguidores e o desempenho da sua conta como um todo. Ele fornece tanto os resultados das postagens orgânicas, quanto dos anúncios feito no seu Instagram.

COMO ACESSAR O INSTAGRAM INSIGHTS?

Antes de qualquer coisa, para saber como ver Instagram Insights, sua conta precisa ser um perfil comercial ou de criador de conteúdo. Esses dados não estão disponíveis em perfis pessoais.

Caso sua conta não seja nenhuma dessas duas opções, o primeiro passo para você ter acesso ao Instagram Insights, acesse o passo a passo aqui no blog: como converter perfil pessoal em uma conta comercial no Instagram.

Somente com um perfil comercial ou de criador de conteúdo você terá acesso às métricas do Instagram Insights e também poderá adicionar informações sobre a sua empresa.

Agora sim, mostraremos o passo a passo de como acessar o Instagram Insights:

Passo 1. Acesse o seu perfil do Instagram;

Passo 2. No canto superior direito da tela do celular, toque no menu sanduíche (três barras paralelas);

Passo 3. Toque na opção Informações do menu.

Instagram Insights

Infelizmente ainda não é possível acessar o Instagram Insights no PC, apenas no aplicativo do celular.

QUAIS AS MÉTRICAS DO INSTAGRAM INSIGHTS?

O Instagram Insights oferece várias métricas importantes sobre os seus seguidores, sobre as suas publicações no Feed, IGTV e também nos Stories.

Antes de você conhecer quais são essas métricas, é importante você saber que:

  • O Instagram não exporta os dados em um arquivo. Sempre que você quiser visualizar as informações, terá que acessar o aplicativo e coletar manualmente os dados;
  • O Instagram Analytics ainda não oferece informações sobre as transmissões ao vivo (lives) e nem do Reels dentro da rede social;
  • Impressão não é a mesma coisa que alcance: uma mesma pessoa pode visualizar seu post 5 vezes. Cada vez que ela ver a postagem, será contabilizada uma impressão;
  • O alcance corresponde ao número de pessoas que viram seu post. Mesmo que alguém visualize 5 vezes a postagem, nas métricas de alcance será contabilizada somente 1 como dado de alcance;
  • Se você publicar mais de uma foto em um mesmo post, as informações dele serão dadas como se fosse apenas uma imagem.

Então, agora que você já sabe esses detalhes, vamos às métricas!

VISÃO GERAL

Nessa parte do Instagram Insights, você encontrará o número de contas alcançadas, interações com o conteúdo e total de seguidores dos últimos sete dias. Para saber mais detalhes de cada uma delas, basta tocar na métrica desejada.

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CONTAS ALCANÇADAS

Toque nessa opção para conhecer os detalhes sobre o alcance e impressões da conta do seu negócio. Aqui, você também encontra as informações sobre a atividade da conta, como visitas ao seu perfil e seu site.

Se houver um botão de chamada para ação em seu perfil, nessa opção você poderá ver o número de toques que ele teve. Você pode ver quantos toques as pessoas deram no botão para saber como chegar à sua empresa ou para enviar email.

Estão disponíveis nessa seção do Instagram Insights também as Publicações, Stories e videos do IGTV mais relevantes, classificados pelo alcance.

Métricas disponíveis nessa seção:

  • Contas alcançadas: é o alcance estimado, ou seja, a quantidade de contas únicas que visualizaram pelo menos uma vez suas publicações, vídeo do IGTV e Stories;
  • Impressões: é o número de vezes que seus conteúdos apareceram na tela;
  • Atividades da conta: aqui você encontra as informações que mensuram as ações que aconteceram na sua conta, como por exemplo: quantas visitaram o seu perfil e quantas tocaram no botão que leva para o link disponível na Bio;
  • Alcance promovido: o número de pessoas que viram pelo menos uma vez suas publicações ou Stories promovidos (anúncios).

INTERAÇÕES COM O CONTEÚDO

Nessa métrica, você poderá ver os detalhes das interações feitas com suas publicações, Stories e vídeos do IGTV, como curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos, respostas aos Stories e outras ações no seu conteúdo.

Aqui, você também verá suas principais publicações, vídeos do IGTV e Stories classificados pelo número de interações. Então, poderá saber que tipo de conteúdo está ou não dando certo.

Saiba Mais: Instagram para Negócios: Aprenda a vender todos os dias transformando seguidores em clientes

TOTAL DE SEGUIDORES

Essa opção do Instagram Insights estará disponível se a sua conta tiver pelo menos 100 seguidores e nela você pode saber sobre as tendências deles. Essas informações incluem:

  • Crescimento: é o número de contas que começaram a seguir seu perfil ou deixaram de seguir (que podem ser também contas que saíram do Instagram no período indicado);
  • Principais localizações: confira as principais localizações, em quais cidades e em quais países há mais seguidores da sua empresa;
  • Faixa etária: você consegue saber qual é a faixa etária média do seu público, acessando também os dados separados por gênero: tudo, apenas homens ou apenas mulheres;
  • Gênero: descubra se o seu público é composto por mais homens ou mulheres dentro do Instagram;
  • Períodos mais ativos: no Instagram Insights, você descobre quais são os horários, separados por dia da semana, que o seu público está online. Com isso, você consegue saber quais os melhores horários para postar no Instagram.

CONTEÚDO QUE VOCÊ COMPARTILHOU

Nessa seção do Instagram Insights é mostrado o conteúdo que você publicou e promoveu nos últimos sete dias no Feed, IGTV e nos seus Stories.

Se quiser visualizar todas as postagens, Stories e vídeos do IGTV do seu perfil, pode tocar sob cada tipo de conteúdo para acessar a biblioteca.

Então, você pode visualizar e filtrar todo o seu conteúdo por tipo de mídia, alcance, interações e também o período. Nas postagens do Feed e IGTV, você poderá filtrar o tempo por última semana, 30 dias, 3 meses, 6 meses, último ano ou últimos 2 anos.

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Já nas métricas de postagens dos Stories, o filtro do Instagram Insights é: de ontem, últimos 7 dias ou últimos 14 dias.

MÉTRICAS DO POST

No Instagram Insights, você encontra as informações de suas publicações de forma mais generalizada, mas é possível visualizar as métricas de cada publicação do seu Feed.

Para isso, é só acessar o seu perfil, clicar na postagem que deseja verificar as métricas e clicar em Ver Informações.

Instagram Insights

Com isso, você terá acesso à quatro dados (da esquerda para a direita):

  • Curtidas que o post teve;
  • Quantos comentários ele teve;
  • A quantidade de compartilhamentos (tanto em Stories de outras contas, quanto envios para outras pessoas);
  • O número de salvamentos que o seu post teve.

Além disso, ao deslizar para cima verá mais informações específicas sobre a postagem, incluindo:

  • Interações: exibe a quantidade de ações executadas pelas pessoas na sua conta, à partir daquela publicação;
  • Descoberta: mostra quantas pessoas viram esse seu conteúdo, onde o encontraram e quantos seguidores ganhou por causa dele;
  • Promoção: caso esteja promovendo esse post, você encontrará mais informações sobre a performance do anúncio.

Esses dados são importantes para você ter uma noção se a sua estratégia de conteúdo do Instagram está funcionando e seus seguidores estão gostando.

Hoje em dia muitas postagens acabam viralizando no Instagram e sendo compartilhadas nos Stories por centenas e até milhares de pessoas. E é possível visualizar esses reposts se a conta que o fez não estiver privada.

Você consegue fazer isso clicando nos três pontinhos do canto superior direito da publicação e depois em Ver Recompartilhamentos do Story.

Lembrando que um Story dura 24 horas, então se essa opção não estiver disponível é porque seu post não tem compartilhamento naquele momento.

MÉTRICAS DOS STORIES

Você pode usar o Instagram Insights para ver as métricas relacionadas a Stories, tanto os orgânicos quanto os promovidos. Para acessá-las, é só arrastar o Stories para cima ou clicar no Visto por… no canto inferior esquerdo.

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As primeiras métricas disponíveis são de Visualizadores, ou seja, são os perfis que assistiram o seu Stories. Caso você tenha utilizado alguma figurinha de enquetes, teste ou de perguntas, é nessa seção que você terá acesso aos resultados.

Logo ao lado esquerdo do número de pessoas que visualizaram o Story, você verá três barras. Clicando nelas, terá acesso a outros dados daquele conteúdo, como por exemplo:

  • Interações: informa quantas e quais ações foram executadas ao interagir com aquele Stories;
  • Descoberta: é o conjunto de informações que mensura quantas pessoas veem o conteúdo, onde elas o encontraram e quais ações tomaram.

Na parte de Descoberta vale dar atenção e explicar um pouco melhor sobre os dados disponíveis, pois são importantes:

  • Alcance: é o número estimado de contas alcançadas e únicas que visualizaram o seu Story;
  • Impressões: é o número total de vezes que seu Story foi visto por alguma pessoa. Se uma pessoa ver mais de 1 vez, também será contabilizado;
  • Seguidores: o número de contas que começaram a seguir você à partir desse Story;
  • Voltar: é o número de pessoas que voltaram para ver uma foto ou vídeo que você publicou;
  • Toques para avançar: é o número de pessoas que clicaram para ver a próxima foto ou vídeo dos seus Stories;
  • Próximo story: mostra o número de contas que passaram direto para o Stories da próxima conta;
  • Saídas: define o número de vezes que alguém saiu dos seus Stories.

Embora os Stories durem apenas 24 horas, após esse prazo você poderá visualizar suas métricas acessando-os em Itens arquivados. A lista de contas que visualizaram um Story fica disponível até 48 horas depois que ele sai do ar.

COMO O INSTAGRAM INSIGHTS PODE AJUDAR SEU NEGÓCIO?

Como mostramos ao longo desse artigo, o Instagram Insights oferece dados em 3 áreas da sua conta:

  • Dados gerais da sua conta e dos seus seguidores;
  • Dados das suas publicações;
  • Dados dos Stories.

E é muito importante você saber o que é possível fazer com todas essas informações, por isso separamos algumas dicas:

1. SEPARAR O QUE FUNCIONA E NÃO FUNCIONA

Com seu acesso aos dados do Instagram Insights e acompanhando-os constantemente, você poderá avaliar os conteúdos que a sua empresa produz.

É possível entender o que funciona e o que não funciona, ou seja, saber com quais tipos de publicações o seu público engaja e com quais ele não engaja e fazer melhorias contínuas.

2. PUBLICAÇÕES MAIS ASSERTIVAS

Quando você tem dados do Instagram Insights sobre as suas publicações, você consegue focar em conteúdos mais assertivos.

Você descobrirá onde pode focar, criando mais publicações sobre os conteúdos, produtos ou serviços que mais chamam a atenção.

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3. CONHECER O MEU SEGUIDOR

O Instagram Insights disponibiliza uma série de informações sobre o seu seguidor. Você consegue saber qual é o gênero, faixa etária e localização geográfica do seu público.

Esses dados podem ajudar você a criar anúncios segmentados para públicos com maior chance de seguir a sua empresa e realizar uma compra.

4. DESCOBRIR DADOS SOBRE OS STORIES

Se o seu negócio usa os Stories para divulgar produtos ou serviços, com o Instagram Insights você pode ter dados específicos sobre eles.

É possível ter acesso ao número de impressões, alcance, quem saiu da sua história, quem voltou e até o número de respostas que você recebeu para cada uma delas.

Assim, você pode focar em mostrar mais vezes as publicações que funcionaram e analisar a eficácia de todas as suas publicações no Stories.

O QUE VOCÊ PODE COMEÇAR A FAZER AGORA

Com o Instagram Insights, você pode melhorar as suas estratégias de marketing digital dentro da rede social.

Por isso, é muito importante que você comece a fazer relatórios para criar um histórico de todos os dados que você está recebendo. Você vai ver que, a longo prazo, esses dados vão fazer muita diferença para você tomar decisões importantes para o seu negócio.

Você pode criar seus relatórios no Excel, no Google Docs ou até em ferramentas de monitoramento.

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4 Comentários

  • Avatar
    Mariana
    Responder

    Quando estamos em fuso horário diferente daquele da maioria dos nossos seguidores, devemos seguir o horário local indicado na métrica ou mudar pro fuso dos seguidores?

    • Avatar
      Andressa Elesbão
      Responder

      Oi, Mariana.
      Os horários disponibilizados em suas métricas estão de acordo com o seu fuso horário.
      Abraços, #EquipeCP

  • Avatar
    Mariana
    Responder

    Oi Andressa! Só pra confirmar: isso muda automaticamente? Quando viajamos, mantém a métrica do horário de acordo com seus seguidores?
    Obrigada!

    • Avatar
      Andressa Elesbão
      Responder

      Oi, Mariana.
      O fuso horário do Instagram muda automaticamente. Por exemplo, se você está no Brasil suas postagens e métricas aparecem com o fuso horário brasileiro. Se viajar para a Itália, o mesmo acontece, suas postagens e métricas aparecem com o fuso horário italiano.
      Abraços, #EquipeCP

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