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Instagram lança perfil para empresas: como ganhar mais seguidores e turbinar seu engajamento

Hoje vamos falar sobre o Instagram! Uma das melhores plataformas para as empresas que querem estar presentes nas mídias sociais. Você sabia que atualmente a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários e mais de 95 milhões de uploads de fotos por dia?

Esses são alguns dos principais motivos para seu negócio estar lá, já que, provavelmente, o seu público está.

Neste post vamos contar sobre o novo perfil para empresas, como ganhar seguidores e turbinar o seu engajamento.

Por que sua empresa precisa estar no Instagram?

Se a sua empresa ainda não está no Instagram, você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio. O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil.

Sabe por quê?

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Imagine que a maioria das pessoas adora compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais, também gostam de saber o que seus artistas favoritos estão fazendo e de estar por dentro das novidades dos seus amigos . No Instagram, é possível ter tudo isso!

Por isso, ele é visto como fonte de inspiração para as pessoas e, geralmente, o público é altamente engajado e envolvido com as publicações. Já são mais de 300 milhões de pessoas que acessam o aplicativo todos os dias e a facilidade de acesso pelo smartphone ajuda neste engajamento.

Desde setembro de 2015 foram liberados anúncios entre as publicações. E sabe o que aconteceu? Segundo o Facebook Business, em apenas 6 meses eles já contavam com 200 mil anunciantes! Não é incrível?

Isso se deve ao poder do Instagram de aproximar as marcas e o público na palma da mão.

De acordo com uma pesquisa de novembro de 2015, divulgada pelo Facebook Business:

  • 60% dos Instagrammers dizem que já descobriram produtos e serviços no Instagram;
  • 75% afirmam já ter tomado uma atitude depois de serem inspirados por um post no Instagram.

Quer anunciar no Instagram? Aprenda aqui

Instagram lança perfil para empresas

Muitas e muitas marcas já possuem perfil no Instagram para alcançar seus clientes. E uma ótima notícia, para quem usa a rede social para sua empresa, é que agora a plataforma está mais aberta para os negócios!

Serão disponibilizados perfis profissionais para empresas, mais ou menos como uma página no Facebook. Hoje, no Facebook, empresas podem ter páginas e com elas se comunicar com seus clientes e ter acesso à informações valiosas e exclusivas sobre o seu público. Como, por exemplo, a idade, a localização, o sexo e muito mais. Tudo isso, também será possível no Instagram.

Esse novo recurso já foi lançado como teste nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. E logo logo chegará no Brasil 🙂

camilaporto-instagram-1
E quais são as vantagens para o seu negócio?

As empresas que tiverem seus perfis de negócios no Instagram, terão várias ferramentas diferentes de um perfil normal. Como um analytics, por exemplo, que dá informações de acesso sobre: quem é o seu público, quando estão online e quais posts engajam mais. Isso já existe há muito tempo no Facebook.

O que muda, basicamente, é a mensuração dos resultados. O que é ótimo para todos nós, que vamos compreender melhor o nosso público e descobrir o funciona e o que não funciona quando postamos conteúdos no Instagram.

Tudo isso, traz um conhecimento mais aprofundado sobre o seu negócio e ajuda nas tomadas de decisão (sabe quando bate aquela dúvida se você posta ou não uma imagem?). Já que com informações mais precisas, você pode testar diferentes posts e saber o que funciona para seus clientes.

O legal é que dá para sempre estar em busca de melhorias para o seu perfil no Instagram!

Por exemplo, digamos que você cuida do perfil de uma Padaria e quis fazer alguns posts com frases de humor. Mensurando os resultados, você percebeu que o seu público não recebeu essas imagens de uma maneira positiva. Então, a melhoria que você poderia fazer é: não usar mais frases de humor em suas postagens.

Isso serve também para vídeos, cores, modelos e muito mais. Esteja sempre fazendo testes e mensurando os resultados dos seus posts.

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Algumas outras ferramentas também estarão disponíveis para você, como: um novo botão de contato para conversar com seus clientes (e vice-versa), uma tag de localização (que permite aos clientes que visitarem sua empresa, marcar ela na localização da imagem), categoria para o seu negócio (como na fan page do Facebook) que permite que os clientes identifiquem o ramo da sua empresa, e também o Insights, uma ferramenta onde você vai conseguir descobrir os melhores horários para seu conteúdo atingir mais pessoas.

camilaporto-instagram-2


Agora que já entendemos melhor sobre o novo perfil do Instagram e o que ele terá de novidades que tal descobrir como ganhar mais seguidores e turbinar o engajamento?

Como ganhar mais seguidores e turbinar seu engajamento no Instagram

Para atrair mais seguidores a nossa dica é: use a criatividade!

Principalmente buscando despertar a curiosidade do seu cliente. Você já percebeu que quando você não sabe de alguma coisa, mas quer conhecer, corre atrás de uma resposta até encontrar?

Essa é a ideia. Assim, você faz com que os clientes vão até você.

Algumas dicas legais para ativar a curiosidade dos clientes são:

1. Postar vídeos ou imagens teaser de alguma ação:

Um exemplo legal foi quando saiu o vídeo  “3 pilares do sucesso nas mídias sociais”, foi um vídeo que bombou no Facebook. Para chamar a atenção do pessoal do Instagram, postamos essa imagem que mostra o título do post e mais de 500 comentários. Isso, despertou a curiosidade dos seguidores que clicaram no link para ler.

 

Irra! Quase 600 comentários e mais de 8 mil views no Vídeo 1! Amanhã o vídeo 2 entra no ar. Não perca os “3 pilares do sucesso nas mídias sociais”. Vai lá: http://conteudo.camilaporto.com.br/fb30 #fb30

Uma foto publicada por Camila Porto (@camilaporto.com.br) em

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2. Fotos de bastidores:

Há alguns meses nós demos uma aula no Meu Sucesso. Para que as pessoas fizessem a inscrição na aula, fizemos alguns posts mostrando os bastidores da LiveClass. Esses posts tiveram bastante interação, olha só:

Outra maneira legal de atrair seguidores é contando histórias. As narrativas, que são diferentes formas de contar histórias, estão cercando a nossa vida desde a infância.

Elas estimulam o desenvolvimento da imaginação e do emocional das pessoas, criam contextos que nos ajudam a entender melhor sobre produtos, marcas e serviços.

Quando você desperta essa emoção nos seus clientes, a reação deles é interagir com você. Pois quando se sentem emocionadas, seja de maneira triste ou engraçada, as pessoas gostam de comentar, curtir ou compartilhar. E isso é o que você quer, não é mesmo?

O storytelling, como é chamada essa técnica, é uma maneira de criar um link direto com os seguidores.

Então, não esqueça de que uma boa história pode atrair mais seguidores e fazer com que o seu perfil receba mais engajamento.

Uma dica é contar a história da sua empresa ou contar a sua própria história, se a marca da empresa for você. Aqui, com a Camila Porto, nós gostamos de contar sobre o dia a dia dela e da equipe, as pessoas adoram saber sobre isso.

Veja só a postagem abaixo:

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Um
conteúdo atualizado e exclusivo também é importantíssimo para você que quer crescer no Instagram. Imagine que você é fã de um grande artista da música, você sempre vai estar de olho no perfil dele. Porque é interessado em saber sobre os próximos shows, novas músicas e o dia a dia do cantor. Se ele ficar muito tempo sem atualizar seu perfil, você com certeza ficará decepcionado e, talvez, pode até parar de seguir.

Com as empresas é a mesma coisa. Atualize sempre seu Instagram para não decepcionar seus fãs e também para não “ser esquecido”.

E quando falo em conteúdo exclusivo, é você criar suas próprias imagens e vídeos e padronizar o tema das suas fotos para identificar essa exclusividade.

Crie um padrão de foto, cores e texto, para que o seguidor reconheça sua marca!

Separei também outras dicas importantes para você que quer mais seguidores e engajamento:

  • Use a Geolocalização em suas postagens, esse recurso pode aumentar a interação dos seus seguidores;
  • Publique fotos de seus seguidores usando os seus produtos, as pessoas gostam deste reconhecimento (Lembre sempre de pedir autorização!);
  • Lembre seus seguidores de datas comemorativas, principalmente se essas datas envolvem o seu nicho de mercado. Por exemplo, se você é dono de uma Cafeteria, lembre seus seguidores do Dia do Café;
  • Promoções também sempre atraem muitas pessoas.

Gostou do post? Pode comentar à vontade, adoro receber seus comentários!

Ah, e compartilhe com seus amigos!

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38 Comentários

  • Avatar
    Thamiris Oliveira
    Responder

    Adorei, muito obrigada e vamos aguardar! Sucesso!

  • Avatar
    Thamiris Oliveira
    Responder

    Adorei, muito obrigada e vamos aguardar! Sucesso!

  • Avatar
    Alex Coslop
    Responder

    Olá Camile, notícia bacana ein…
    Mas é como ficará a questão da sincronização entre o Face? Pois hoje temos a possibilidade de criar nele e ir TBM para o Insta. Neste caso será que teremos ainda essa facilidade ou serão anúncios individuais?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Alex. Tudo bem?

      Fico feliz em saber que você gostou da notícia 🙂
      Infelizmente, por enquanto, não tenho como responder a sua dúvida. Isso não foi divulgado!

      Mas vamos ficar atentos aos próximos passos.

      Abraço!

  • Avatar
    Alex Coslop
    Responder

    Olá Camile, notícia bacana ein…
    Mas é como ficará a questão da sincronização entre o Face? Pois hoje temos a possibilidade de criar nele e ir TBM para o Insta. Neste caso será que teremos ainda essa facilidade ou serão anúncios individuais?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Alex. Tudo bem?

      Fico feliz em saber que você gostou da notícia 🙂
      Infelizmente, por enquanto, não tenho como responder a sua dúvida. Isso não foi divulgado!

      Mas vamos ficar atentos aos próximos passos.

      Abraço!

  • Avatar
    Cesar
    Responder

    Como posso descobrir quem criou uma conta no Instagram usando o nome da minha empresa ?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Cesar, tudo bem?
      Espero que sim 🙂

      Você precisa entrar em contato com o Instagram.
      Eles tem uma Central de Ajuda com o tópico “O que posso fazer se alguém estiver fingindo ser eu no Instagram?”
      https://help.instagram.com/446663175382270/?ref=hc_fnav

      Acredito que pode ajudar você com os próximos passos 😉

      Abraço!

  • Avatar
    Cesar
    Responder

    Como posso descobrir quem criou uma conta no Instagram usando o nome da minha empresa ?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Cesar, tudo bem?
      Espero que sim 🙂

      Você precisa entrar em contato com o Instagram.
      Eles tem uma Central de Ajuda com o tópico “O que posso fazer se alguém estiver fingindo ser eu no Instagram?”
      https://help.instagram.com/446663175382270/?ref=hc_fnav

      Acredito que pode ajudar você com os próximos passos 😉

      Abraço!

  • Avatar
    Noeli
    Responder

    Eu tenho dois IGs profissionais. No caso se eu quiser usar esse novo IG para empresas como é feito a transição de um IG para o outro?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi Noeli! Tudo bem?

      Como a nova versão para empresas ainda não chegou aqui no Brasil, infelizmente, não tenho como orientar você sobre a transição 🙁

  • Avatar
    Noeli
    Responder

    Eu tenho dois IGs profissionais. No caso se eu quiser usar esse novo IG para empresas como é feito a transição de um IG para o outro?

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      Camile Woinarski
      Responder

      Oi Noeli! Tudo bem?

      Como a nova versão para empresas ainda não chegou aqui no Brasil, infelizmente, não tenho como orientar você sobre a transição 🙁

  • Avatar
    Jaqueline
    Responder

    Adorei saber disso!
    Pra mim que trabalho com Facebook e Instagram é muito importante ter essas informações de forma mais precisa e menos “intuitiva”.
    Valeu por divulgar, vou informar aos meus seguidores.
    Será que eles também permitirão o agendamento das postagens?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Isso mesmo Jaqueline 😉
      Ainda não sabemos, mas acreditamos que sim.
      Já que no Facebook isso acontece e dá muito certo para as empresas!

  • Avatar
    Jaqueline
    Responder

    Adorei saber disso!
    Pra mim que trabalho com Facebook e Instagram é muito importante ter essas informações de forma mais precisa e menos “intuitiva”.
    Valeu por divulgar, vou informar aos meus seguidores.
    Será que eles também permitirão o agendamento das postagens?

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      Camile Woinarski
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      Isso mesmo Jaqueline 😉
      Ainda não sabemos, mas acreditamos que sim.
      Já que no Facebook isso acontece e dá muito certo para as empresas!

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    Marcio
    Responder

    Alguem sabe me dizer sobre rede social skidow ? skidow.com

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Marcio, tudo bem?

      Essa rede social é novidade para mim, não conhecia também.
      Vamos pesquisar mais sobre ela! 😉

      Abraço.

  • Avatar
    Marcio
    Responder

    Alguem sabe me dizer sobre rede social skidow ? skidow.com

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Marcio, tudo bem?

      Essa rede social é novidade para mim, não conhecia também.
      Vamos pesquisar mais sobre ela! 😉

      Abraço.

  • Avatar
    Maria
    Responder

    Os perfis de empresas já existentes poderãoser migrados para esse novo formato, ou teremos que construir do zero?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Maria!

      Acreditamos que sim, mas não há nada divulgado ainda.
      Abraço.

  • Avatar
    Maria
    Responder

    Os perfis de empresas já existentes poderãoser migrados para esse novo formato, ou teremos que construir do zero?

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      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Maria!

      Acreditamos que sim, mas não há nada divulgado ainda.
      Abraço.

  • Avatar
    vera
    Responder

    Bom dia Camile me tira uma dúvida rs o que é Ig?

    Sempre ouço falar no instagram poderia me informar bjs ????

    Amei o conteúdo!!!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Bom dia, Vera, tudo bem?

      Ótimo saber que amou o conteúdo 🙂
      Quando o termo “IG” está dentro do Instagram, ele se torna uma sigla para Instagram hehe

      Abraço.

  • Avatar
    vera
    Responder

    Bom dia Camile me tira uma dúvida rs o que é Ig?

    Sempre ouço falar no instagram poderia me informar bjs ?

    Amei o conteúdo!!!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Bom dia, Vera, tudo bem?

      Ótimo saber que amou o conteúdo 🙂
      Quando o termo “IG” está dentro do Instagram, ele se torna uma sigla para Instagram hehe

      Abraço.

  • Avatar
    Juscimary Procópio
    Responder

    Amei ! Ótima notícia, meu perfil @aquaglamour é novo e vai ser super interessante ter mais uma ferramenta para que eu possa divulgar meus produtos.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Isso aí, Juscimary!

      Sucesso para o seu negócio 😉

  • Avatar
    Juscimary Procópio
    Responder

    Amei ! Ótima notícia, meu perfil @aquaglamour é novo e vai ser super interessante ter mais uma ferramenta para que eu possa divulgar meus produtos.

    • Avatar
      Camile Woinarski
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      Isso aí, Juscimary!

      Sucesso para o seu negócio 😉

  • Avatar
    Vanessa Souza
    Responder

    Camile, gostaria de saber se existe uma estimativa de quanto preciso investir no instagram para obter o mínimo de resultado.
    Grata
    Vanessa Souza

  • Avatar
    Vanessa Souza
    Responder

    Camile, gostaria de saber se existe uma estimativa de quanto preciso investir no instagram para obter o mínimo de resultado.
    Grata
    Vanessa Souza

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