Possivelmente você já ficou sabendo de algum produto ou serviço que não conhecia enquanto navegava pelo Instagram. Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o app vem se tornando uma vitrine popular.
Pensando nisso, a rede social lançou a aba compras no Instagram, no guia Explorar. Nessa aba, empresas poderão marcar seus produtos com tags de preço, redirecionando os clientes aos seus sites para efetuar a venda.
Para visualizar os produtos expostos na aba loja, o usuário precisa abrir o aplicativo, clicar no botão explorar e depois em loja. Assim, abrirá uma vitrine com vários tipos de produtos e lojas que utilizam o recurso.
Para ter acesso a mais informações, basta abrir a foto e clicar sobre a etiqueta de preço marcada sobre o produto. Quando o usuário clica em ver loja, abre a galeria com vários produtos expostos pela mesma empresa.
Porém para efetuar a compra, o usuário precisa ser direcionado para um site próprio da empresa. Nesse caso, ele é direcionado clicando no botão “ver no site”.
Nos Estados Unidos, está em fase de testes a opção que permite a compra diretamente no app, sem a necessidade de redirecionamento. Porém, essa novidade ainda não chegou para todos os usuários. É o próximo passo do Instagram neste novo recurso.
O Meu Negócio pode usar o Recurso Loja?
O primeiro passo para quem deseja utilizar o recurso é ter uma conta comercial no Instagram, obrigatoriamente. Depois essa conta precisa estar vinculada a um site, fanpage ou um catálogo de produtos no Facebook.
Para criar sua loja, é necessário que seu aplicativo esteja atualizado. Somente administradores de fanpages no Facebook conseguem fazer essa vinculação.
Leia mais: Como transformar um perfil pessoal em uma página do Facebook?
O Instagram anunciou também novos requisitos para ter acesso ao recurso loja. Foram incluídos não só empresas, mas também criadores de conteúdo que queiram vender algo.
Para isso, a conta precisa estar qualificada e ter, pelo menos, um produto cadastrado. Antes de usar o recurso em seu negócio, sugerimos a leitura dos requisitos para não ter nenhum problema com sua conta.
Após cadastrado no Instagram Shopping, o perfil receberá uma notificação assim que for aprovado para usar o recurso. Caso não seja aprovado, haverá um retorno da plataforma para que sejam tomadas as medidas necessárias para aceitação.
O período de análise pode levar alguns dias. É importante ressaltar que, se aprovado, taxas serão cobradas, para cada venda realizada, utilizando o recurso loja.
Minha Conta foi Aprovada: E Agora?
Para ativar a aba compras no Instagram, crie pelo menos nove posts na loja do seu perfil comercial. Quanto mais produtos marcar nas imagens publicadas, mais o público irá navegar pela vitrine.
Revise sempre as marcações dos produtos. Marcações corretas garantem a qualidade da experiência do cliente com sua vitrine no Instagram e também do seu ecommerce.