O leque de sites de mídias sociais em que as empresas podem atuar vem aumentando. Há alguns anos, estar no Orkut era o suficiente. Em seguida, ter um canal no YouTube – dependendo do negócio – era bom. Hoje há dezenas de opções como o Twitter, Facebook, Foursquare, Flickr, Linkedin e Ning, por exemplo, que surgiram e, devido à adoção dos usuários, criaram a necessidade das empresas estarem onde seus clientes estão.
Isso é muito interessante, pois se criam múltiplas formas de comunicação entre cliente e empresa o que pode fortalecer as relações entre ambos. Com isso, a corrida para estar em todos os lugares possíveis começou e, em minha opinião, o problema também.
Tudo igual
Não é difícil encontrar perfis de empresas em redes sociais usarem os “alimentadores” de múltiplos canais. Ping e Twitgether, HootSuite e TweetDeck, por exemplo, são algumas ferramentas que realizam estas atualizações automáticas em vários serviços. Isso é ótimo para economizar tempo, mas será que isso é bom para a relação entre você e seus clientes?
Eu penso que não.
Vamos supor que eu siga o esta empresa no Twitter. Esta seria a timeline dela.
Agora, veja a página da empresa no Facebook?
Notou a diferença? Pois eu não. Todas as mesmas mensagens do Twitter estão no Facebook – exceto a conversa com um usuário. Tudo bem, a empresa tem quase 150 mil followers no Twitter e mais de 9 mil pessoas no Facebook, mas por que eu iria curtir a empresa no Facebook se recebo exatamente as mesmas notícias no Twitter?
Vamos variar?
A partir deste de ponto de vista, não acho interessante interligar as contas. Sou a favor de que cada rede social possui uma linguagem específica. Hashtags, por exemplo, são oriundas do Twitter e não fazem parte da linguagem do Orkut, por exemplo. Produzir conteúdos diferentes para cada canal é uma forma de criar valor para seus clientes, pois eles estarão, de fato, tendo diferenciais ao acompanhar as redes sociais em que sua empresa participa.
Entendo que às vezes as empresas não possuem colaboradores suficientes para a manutenção das redes sociais, o que, sem dúvida, demanda tempo. Porém, aqui é que o planejamento de marketing digital é essencial. Não “dê um passo maior que a sua perna”, ou seja, se não há recursos para atualizar todas, defina quais as redes são essenciais ao seu negócio.
O que é possível fazer é variar as mensagens. Diga a mesma coisa de forma diferente, por exemplo, ou poste as mensagens em horários bem variados. Às vezes quem perdeu a mensagem em uma rede, pode recebê-la depois em outra. O Facebook possui vários apps que permitem a separação das redes sociais dentro das fanpages. Em breve apresento este assunto aqui no blog (:))
Acredito que este seja um assunto um pouco polêmico, por isso, deixe sua opinião ou dica de como trabalhar com atualizações nas redes sociais. Esta é a minha opinião sobre o assunto, mas vamos conversar 🙂
Até a próxima!