Não tenho palavras para descrever o que passou em minha cabeça depois que finalizei meu projeto do livro. Depois de meses de trabalho, pesquisa e estudo, quero compartilhar com você o que foi uma das minhas maiores conquistas: o lançamento do meu livro Facebook Marketing!
Quando eu falo meses de trabalho, na verdade foram quatro anos de dedicação e que levaram alguns meses para serem resumidos neste livro.
Top 10 livros de Marketing mais vendidos de 2015
Lancei meu livro em 2014. Naquele ano, já vendemos mais de 5 mil exemplares. Em 2015, em um levantamento realizado pelo portal Mundo do Marketing, fiquei em 5º lugar como o livro de marketing mais vendido do ano.
O meu livro Facebook Marketing: tudo o que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo é publicado pela Editora Novatec.
Então, é com muita alegria que compartilho com você esse momento. Você que me acompanha desde o início ou que me conheceu “no meio do caminho”, só quero dizer: muito obrigada!
Obrigada por me acompanhar, valorizar meu trabalho e me motivar a sempre buscar mais.
Gestão de Redes Sociais
O livro Facebook Marketing é dividido em 4 partes principais e possui 11 capítulos. Vou contar um pouquinho de cada uma dessas partes para você.
Parte I – CRIAR
A parte I é aonde vamos criar uma fanpage e o planejamento de Marketing para o seu negócio. Essa parte é composta de dois capítulos, são eles:
Capítulo 1 – Marketing Pessoal: como usar o Facebook a favor da sua imagem na Internet
Neste capítulo, eu falo sobre as diferentes formas de usar o Facebook para fazer Marketing.
Nele, você irá conhecer as oportunidades de utilização do Facebook Marketing para sua carreira e diferentes formas de estar presente na rede social e também alguns erros comuns de profissionais e como evitá-los.
Afinal, antes de pensar em como o Facebook pode ajudar nos resultados do seu negócio, é importante lembrar de ter uma postura pessoal adequada na Internet para auxiliar no sucesso profissional.
Capítulo 2 – O Facebook e o Marketing: como aliá-lo ao seu negócio
Você sabia que o Facebook possui mais de um bilhão de usuários em todo o mundo? E, só no Brasil são aproximadamente 120 milhões de pessoas cadastradas? É muito provável que o seu futuro cliente esteja na rede social.
Neste capítulo, eu apresento a importância de um negócio estar presente no Facebook com estratégias, metas e objetivos. Também revelo as causas da importância de um planejamento de Marketing para quem quer vender uma ideia, produto ou serviço na rede social, seja ele qual for.
Parte II – ENGAJAR
A parte II foca no assunto engajamento em páginas do Facebook, conteúdo e personalização de fanpages. Dentro da parte II estão o capítulo 3 e 4:
Capítulo 3 – Conteúdo e Engajamento no Facebook
Qual é a importância de um conteúdo de qualidade no Facebook?
É disso que esse capítulo fala. Você vai entender o porquê da frase “O Conteúdo é Rei”, uma das maiores verdades do marketing digital e aprender técnicas para conquistar a atenção dos seus fãs e ainda fazer com que eles interajam na sua fanpage.
Capítulo 4 – Personalização de fanpages: sua imagem e sua história no Facebook
Você quer deixar a sua fanpage mais atrativa e com “a sua cara”?
Ao longo desse capítulo, você vai conhecer mais sobre como utilizar todas as oportunidades de personalização de uma fanpage, ou seja, como deixar ela do jeitinho que a sua marca precisa.
Essas oportunidades de personalização são importantes para fortalecer a imagem da sua marca, conquistar mais fãs, conseguir engajamento e principalmente captar leads. Isso é o que tudo mundo sonha, não é mesmo?
Parte III – AMPLIFICAR
A maior parte do livro é a parte III. Dentro dela, estão 5 capítulos. A ideia desta parte é mostrar como você pode amplificar a sua base de fãs e aumentar as suas vendas com o Facebook.
Capítulo 5 – Social Media Optimization: como levar o Facebook onde seu cliente está
Há muitos recursos e ferramentas do Facebook que podem ser utilizados para agregar mais valor ao seu site, ecommerce ou aplicativo. Você sabia?
Neste capítulo, apresento para você como o Facebook Marketing pode entrar dentro de um conjunto de estratégias de marketing da sua empresa e integrar vários canais de comunicação.
Você vai ver que a comunicação com os fãs nas redes sociais pode ser ainda melhor.
Capítulo 6 – F-commerce: como usar o Facebook para vender mais e melhor
Você sabe quais são as possibilidades do uso do Facebook com foco em vendas?
No capítulo 6, explico que apesar de ser considerada uma ferramenta de relacionamentos sociais, o Facebook é usado para gerar mais receitas para as empresas.
Apresento também os conceitos de social commerce e como as mídias sociais (juntamente com o Facebook) podem ajudar as empresas a ganhar credibilidade na Internet e fazer com que as pessoas comprem melhor.
Capítulo 7 – Mídia paga, orgânica e própria: como o Facebook se encaixa em sua comunicação
A quantidade de informações que temos com a Internet no mundo hoje faz com que as pessoas queiram estar online praticamente o tempo todo.
E as marcas que ajudam a dar esse conteúdo às pessoas acreditam que isso é feito apenas de maneira gratuita. E isso é um equívoco.
O que as marcas precisam entender é que o marketing digital não é gratuito. Com o volume cada vez maior de conteúdo, as empresas precisam atrair mais fãs e isso é feito com investimento. É disso que vou falar nesse capítulo.
Capítulo 8 – Anúncios no Facebook
Nesse capítulo, você vai conhecer as principais formas e ferramentas oferecidas pelo Facebook para a criação de anúncios de maneira intuitiva a partir da sua fan page.
Com os anúncios pagos, você consegue mais poder para que as suas estratégias gerem mais tráfego, vendas, fãs e dados.
Também, você vai saber o que pode e o que não pode fazer quando for começar a anunciar no Facebook.
Capítulo 9 – Ferramentas avançadas para anúncios no Facebook
Você sabia que o Facebook possui ferramentas avançadas para a criação de anúncios?
Nesse capítulo, você vai conhecer as alternativas populares mais avançadas para gerenciar campanhas, segmentar o seu público e descobrir novas oportunidades de conversar com o seu consumidor usando os anúncios do Facebook.
Parte IV – MENSURAÇÃO
Essa é a última parte do livro e posso dizer que para um negócio, é uma das partes mais importantes. Aqui, você vai aprender a mensurar os resultados que está tendo com suas campanhas de Facebook. Vamos ver mais sobre os capítulos:
Capítulo 10 – Facebook Insights: como mensurar o desempenho das suas estratégias
A possibilidade de acompanhar os resultados de suas ações em tempo real é um dos grandes diferenciais do marketing digital.
No capítulo 10 você vai conhecer o Facebook Insights, que é a ferramenta oficial do Facebook para medir os seus resultados.
Com ela, você consegue descobrir se seus anúncios trazem novos fãs, o que gera e o que não gera engajamento com os seus seguidores e também dados mais simples como o perfil demográfico dos seus fãs e muito mais.
Capítulo 11 – Monitoramento e gestão de crise
Você sabe qual é a importância do monitoramento nas mídias sociais?
O capítulo 11, fala sobre o que acontece quando você só olha as métricas que quer olhar e se esquece de entender qual é a percepção do seu consumidor pela sua marca.
Aqui, você vai entender como agir quando recebe um elogio, uma reclamação ou quando uma crise se instaura com a sua marca na Internet.
Como comprar o livro Facebook Marketing
Você pode comprar seu exemplar em livrarias físicas ou direto aqui. Se quiser saber como adquirir um exemplar autografado pela Camila Porto, entre em contato conosco para mais informações no [email protected].
Basta enviar um email com seus dados que nosso time vai te passar todas as informações sobre como prosseguir com a compra.
Só tenho a agradecer, você em primeiro lugar. Por me acompanhar e a dar força para manter o foco e a minha paixão pelo o que faço.
Agradeço também a Novatec pela confiança em meu trabalho, meus alunos, minha família, os amigos que concederam entrevistas para enriquecer o livro Facebook Marketing e a todos os meus leitores.
Um abraço e até logo!