Você sabe qual a diferença entre Mailing e Lista? O post de hoje é sobre a diferença entre esses dois termos. Ao longo dos dias, muitas pessoas entraram em contato comigo perguntando:
“Camila, eu tenho mailing ou tenho uma lista? O que é essa tal de lista que você fala tanto?”
A confusão é que ambos são formados por e-mails. A grande diferença entre mailing e lista é a maneira como ela é construída, como coleta esses e-mails.
Mailing e Lista – A diferença
Quando você cria uma lista, as pessoas te dão permissão explícita para você mandar e-mails para elas. Como? Elas se cadastram para receber os seus e-mails.
Você pode oferecer uma newsletter onde você manda novidades toda semana, pode oferecer um e-book para as pessoas se cadastrarem, uma série de vídeos, e mais. Assim elas colocarão seus e-mails para receber as suas informações. Isso é construir uma lista.
Um mailing é basicamente uma série de e-mails que você não sabe de onde vieram. Muita gente compra mailing, troca mailing ou até, vai na 25 de março e compra CDs com milhares de e-mails, mesmo sem saber quem são as pessoas.
A maneira como você constrói a sua lista ou o mailing é diferenciada pelos e-mails que você tem. Outra coisa que diferencia mailing e lista é uma palavra chamada relacionamento. Quando você tem uma lista e as pessoas pedem para receber seus e-mails, você se relaciona mandando conteúdo para elas.
Quando falamos em mailing, você simplesmente dispara e faz spam. Primeiro que as pessoas não pediram para receber aquela informação e segundo que você está 100% do tempo tentando empurrar alguma coisa para aquelas pessoas.
Saiba mais: Como criar uma assinatura de email: 11 opções de criação
Dica da Camila
Uma grande sacada que eu aprendi ao longo dos anos é que, quando você constrói uma lista, um relacionamento com a sua audiência, isso é muito mais efetivo.
Você pode perder a sua página no Facebook, sua conta no Instagram, seu canal no YouTube, mas a tua lista, a tua audiência, vai com você aonde você for.
Então, uma das mudanças que você pode começar agora no seu negócio é esquecer esse negócio de mailing e achar que ter 100 mil e-mails é uma maneira de gerar resultados.
Comece hoje a construir a sua lista, a construir um dos maiores ativos que você pode ter para o seu negócio: a sua lista e o relacionamento com essas pessoas.