Depois de aplicar o método dos 3 pilares do sucesso aprendido no Treinamento da Camila Porto, Erika começou um negócio do zero.
Hoje, ela é maquiadora profissional, oferece cursos de maquiagem e conquistou muitas clientes usando o Facebook como ferramenta de divulgação do seu trabalho.
RESULTADOS ALCANÇADOS
- Tem sua independência financeira.
- Criou um grupo engajado no Facebook com 20 mil pessoas.
- Criou uma fanpage com mais de 14 mil seguidores em menos de um ano.
A HISTÓRIA: UMA PAIXÃO PELA MAQUIAGEM
Erika Correia de Melo tem 31 anos e mora na cidade de São Paulo. Até o ano de 2014, trabalhava na área de planejamento de um call center. O trabalho fazia com que ela tivesse uma rotina agitada, ficando quase sem tempo para se dedicar a uma atividade extra.
Assim como muitas pessoas, Erika queria desenvolver alguma habilidade para conseguir realizar um sonho antigo: ser dona do seu próprio negócio!
Essa nova habilidade, aos poucos, foi sendo desenvolvida e Erika encontrou sua paixão na maquiagem.
O desejo de sair do emprego no call center e empreender foi aumentando. Mas, muitas incertezas surgiram. Além da vontade de empreender, ela passava por um processo de divórcio:
“Era um relacionamento onde eu era totalmente dependente (financeiramente, emocionalmente, burocraticamente).” Erika Melo
Uma mudança muito grande estava prestes a acontecer na vida de Erika. Foi então que ela criou coragem: enfrentou a separação e saiu do emprego no call center.
O DESAFIO: COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO
Muitas dúvidas e angústias surgiram nesse período, já que ela iniciou uma nova vida e uma nova profissão. Mas as clientes não apareciam.
Um dos principais problemas que Erika teve, se tratando de entender como promover seu serviço, foi ter criatividade e diversificação na geração de conteúdo.
Ela criou a página Ateliê Erika Melo, mas não sabia como poderia fazer com que as pessoas interagissem com suas postagens e que tipo de conteúdo ela deveria criar para chamar atenção na internet.
A SOLUÇÃO: ATRAIR, ENGAJAR E CONVERTER
Foi então que Erika começou a vasculhar a internet para entender como empreender em seu segmento.
Durante essas buscas, ela teve seu primeiro contato com a Camila Porto.
Somente com o conteúdo gratuito publicado pela Camila, Erika já foi observando que seria possível começar um negócio do zero, usando o Facebook para promovê-lo.
“Vi vários vídeos no canal da Camila Porto. Comecei a implementar dicas, como a da ferramenta que avalia o ranking de categoria do Facebook.” Erika Melo
Aplicando essas dicas iniciais, Erika foi ganhando seguidores em sua fanpage e também em grupos relacionados com maquiagem.
“Por meio dos grupos no Facebook também conheci muita gente bacana, como a minha atual funcionária e minhas 2 freelas.” Erika Melo
Com as dicas gratuitas, ela já começou a ter sucesso. Por isso, não pensou muito e se matriculou no Treinamento da Camila Porto.
“Fiz minha inscrição e fui executando cada ideia.” Erika Melo
ATRAIR DO JEITO CERTO
Um dos primeiros desafios de Erika foi divulgar seu trabalho. Ela sabia da necessidade do famoso “boca a boca” e ter o seu serviço recomendado por outras pessoas foi fundamental.
Com os insights obtidos no Treinamento da Camila, Erika identificou uma oportunidade e começou a oferecer aulas de maquiagem.
“Passei a publicar mais vídeos. Eu postava tutoriais na minha página e nos grupos de mulheres. A publicação de vídeos melhorou muito as métricas da minha página. Eu comecei a ganhar seguidores de forma repentina.” Erika Melo
Passo 1. Foi assim que ela começou a gerar conteúdo de valor para sua audiência e a atrair a atenção de possíveis clientes.
Com esses tutoriais, Erika identificou a oportunidade que mudaria a história da sua vida profissional: ela começou a oferecer cursos presenciais de maquiagem.
ENGAJAR COM SORTEIOS
Passo 2. Outra estratégia que funcionou muito bem para Erika foi a criação de sorteios. Principalmente na fase inicial, quando a página precisava ganhar visibilidade.
Ela preparou uma série de sorteios em sua fanpage, fazendo com que as mulheres curtissem sua página para poder participar. O resultado era cada vez melhor sempre que um novo sorteio era feito.
PREMIAR OS MAIS ENGAJADOS
Passo 3. Gerar engajamento é sempre um desafio no Facebook. Por isso, Érika apostou em ações que motivaram as pessoas a interagir com sua página.
Dessa forma, aqueles que mais engajavam com as publicações de Erika recebiam produtos de maquiagem como um mimo.
Passo 4. Os grupos também foram fundamentais para o negócio de Erika decolar:
“O que senti bastante efeito foram as interações nos grupos. Conforme as orientações da Camila, eu ia interagindo de uma forma que não fosse uma propaganda. Eu aprendi a publicar sem ser panfleteira.” Erika Melo
OS CURSOS DE MAQUIAGEM
Com todo o crescimento, Erika começou a apostar ainda mais nos cursos de maquiagem.
Hoje, ela investe também no Google Adwords.
“Mesmo a Camila não dando dicas de Google Adwords, eu acabei aproveitando bastante as ideias do Treinamento para criar anúncios nessa ferramenta. Isso fez eu conseguir bastante notoriedade para o site da minha empresa.” Erika Melo
RESULTADO
A empresa de Erika passou a ofertar mais de cinco modalidades de cursos de maquiagem. Muito mais do que oferecer seus serviços, ela entendeu a importância de atrair a atenção de possíveis clientes em primeiro lugar.
“Contratei uma funcionária, ampliei o espaço de trabalho (que ficava dentro de um salão pequeno). Hoje, eu sou parceira de um estúdio fotográfico e o espaço é bem amplo. Além disso, trabalho com 2 freelancers onde os cursos são explorados em todos os horários possíveis. E não parei por aqui: fui ampliando os serviços também, hoje temos um curso de penteado.” Erika Melo
RESULTADOS ALCANÇADOS APÓS O TREINAMENTO DA CAMILA PORTO:
- Tem sua independência financeira.
- Criou um grupo engajado no Facebook com 20 mil pessoas.
- Criou uma fanpage com mais de 14 mil seguidores em menos de um ano.
“Depois do Treinamento da Camila, eu consegui ter uma equipe, ampliar os serviços e o espaço de atendimento. Hoje eu posso me manter financeiramente de algo que parecia praticamente impossível!” Erika Melo
COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?
Assim como a Erika, que usou o Facebook para divulgar seu trabalho como maquiadora, você também pode obter bons resultados para o seu negócio.
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