Estou lendo o livro Marketing 3.0 escrito por Philip Kotler, Hermanwan Kartajaya e Iwan Setiawan. Até onde pude conferir, a proposta do livro é a inserção do humano, pessoas e planeta em uma nova forma de usar o marketing. Desenvolver produtos, empresas e profissionais de marketing mais preocupados com ações sociais e deixar de lado o discurso do “compre já porque você não pode viver sem este produto” é uma das mensagens deste grande livro.
Em linhas gerais, os autores apresentam o poder das mídias sociais, da Internet e do compartilhamento de informações para falar a batida frase: “sua marca não é mais sua, é de seus clientes”. Isso me fez lembrar o caso Nestlé x Greenpeace, um dos casos mais importantes de social media de 2010.
De forma resumida, a Nestlé mostrou como não se comportar nas mídias sociais. Tendo uma postura hostil e arrogante contra seus clientes e fugindo da sua responsabilidade como empresa do século XXI, a qual precisa ser responsável pela produção sustentável dos produtos que vende, a fabricante de alimentos sentiu na pele o poder do boca-a-boca nas redes sociais.
A seguir, compartilho uma ótima apresentação dos resultados da ação das milhões de pessoas que compartilharam e expuseram a fragilidade das corporações globais que estão na era da informação, mas se comportam como se estivessem no início do século passado, querendo ditar as regras e mostrar apenas o lado bonito de suas ações.
Para assistir a apresentação, clique na imagem a seguir:
Segundo o site Prezi, onde a apresentação está hospedada, o autor é ninguém mais, ninguém menos que Michael Moore, autor de Fahrenheit 11 de Setembro, Tiros em Columbine e diretor de clipes de várias bandas como Rage Againste the Machine e System of a Down.
Você e a sua empresa estão preparados para uma crise nas redes sociais?
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Até a próxima!