Todos sabemos que hoje, para termos um negócio bem consolidado, precisamos investir em um bom marketing de relacionamento.
Nesse post, vou responder a pergunta do Andrios Rocha. Ele quer saber um pouco mais sobre a divisão dos conteúdos para gerar vendas e engajamento.
A pergunta que ele mandou foi a seguinte:
Camila, como convencer o chefe de que uma fan page não é para ficar empurrando a venda de produtos para as pessoas a todo momento, e sim, criar um relacionamento com o cliente e criar um conteúdo relevante?
Essa é a pergunta do Andrios e eu acredito que pode ser a sua dúvida também. Por isso, ela está aqui.
Marketing de relacionamento: O equilíbrio entre vender e relacionar-se
Acredito plenamente que uma fan page não foi feita para ficar empurrando produtos ou serviços para clientes. Mas, de certa maneira, a venda faz parte do processo de relacionamento. Não dá para você ficar apenas vendendo ou apenas se relacionando, tem que haver um equilíbrio.
Uma coisa que eu acredito que seja verdade: ninguém entra no Facebook para ver propaganda.
Você não pensa assim: “Nossa, eu estou precisando de uma geladeira. Vou lá no Facebook dar uma olhada para ver se aparece uma propaganda de geladeira para mim”.
Ninguém faz isso. O Facebook é um lugar onde entramos para saber sobre os nossos amigos, nossa família ou curtir publicações. Geralmente entramos para ver conteúdos de entretenimento e assim por diante.
Dito isso, como podemos promover nosso negócio sem necessariamente ser esse vendedor?
Dentro do meu treinamento, até chamo o comportamento de empresas que só ficam querendo vender de “panfleteiros”, pois ficam entupindo o Facebook de propaganda para todos os lados. As pessoas não querem isso.
Para ajudar nesse processo, vou revelar como podemos distribuir esse conteúdo de maneira mais efetiva e equilibrar as coisas. É simples:
• não trabalhar apenas o relacionamento (não conseguindo gerar vendas);
• mas também não trabalhar só vendas (para não ser aquele vendedor panfleteiro).
Teorema de Pareto: O que é
Uma solução muito simples que encontrei para isso é dividir o nosso conteúdo e seguir a regra do 80/20, que nada mais é que um Pareto clássico que vemos aplicado em vários lugares.
O Teorema de Pareto sugere que 80% dos resultados são causados por 20% dos esforços, e isso pode ser aplicado em vários lugares da nossa vida.
Basicamente, qual é a aplicação do Teorema de Pareto na nossa comunicação no Facebook?
A cada 10 posts que você fizer na sua página, procure trabalhar 8 posts para gerar relacionamento e engajamento, e 2 posts para focar na venda, falar do seu produto.
Eu acredito que esse pode ser o equilíbrio para você não ser vendedor demais, mas também não ser vendedor de menos.
Afinal, se usamos o Facebook para trazer clientes para a nossa loja, vender faz parte disso, assim como o relacionamento. Usando a Teoria de Pareto, você pode resolver muito bem esse problema.
Acredito que seguir essa regra pode ser o início para você começar a equilibrar as forças e trabalhar relacionamento e vendas ao mesmo tempo.
Assista ao vídeo:
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Uma das mais importantes atividades para quem gerencia uma fanpage é: avaliar os resultados da página do Facebook. Isso porque, avaliando resultados é possível saber se o seu trabalho está funcionando ou não. Confira o post:
3 MÉTRICAS FUNDAMENTAIS PARA AVALIAR OS RESULTADOS DA PÁGINA DO FACEBOOK
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