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Marketing em Mídias Sociais: estratégias de conteúdo para você bombar

Você que já faz ou quer começar a fazer marketing em mídias sociais, precisa conhecer mais sobre a criação de estratégias de conteúdo na internet. Leia!
Sumário

Você que já faz ou quer começar a fazer marketing em mídias sociais, precisa estar atento à alguns pontos importantes sobre a criação de estratégias de conteúdo na internet.

Isso porque, a sua marca precisa criar VALOR para o usuário, e esse valor não é em números.

Quando uma marca quer criar valor para o público, ela precisa: gerar conhecimento, ter um bom relacionamento com os consumidores e, principalmente, ter um bom produto ou serviço. Isso no online e no off-line.

Na web, uma das maneiras de gerar valor e ter uma marca forte, é investir em estratégias de conteúdo para atrair o público. Essas estratégias auxiliam na geração de conhecimento, o que torna a sua marca mais relevante e, geralmente, faz dela uma autoridade no segmento em que atua.

Além disso, os conteúdos criam relacionamento com os clientes ou futuros clientes da empresa. Motivo para fortalecer ainda mais a sua marca no mercado.

O que não fazer no marketing em mídias sociais?

Como a Camila Porto fala nas aulas do treinamento Social Sell, uma marca NÃO pode ser PANFLETEIRA.

Uma empresa panfleteira é aquela que fica apenas querendo vender seus produtos nas redes sociais, e não cria um relacionamento forte com os consumidores.

Suas publicações, geralmente, são apenas para venda do produto ou serviço. Nada que chame muito a atenção das pessoas. E sabe porque não chama a atenção?

Você já viu alguém que entra no Facebook para comprar alguma coisa? Ninguém faz isso! As pessoas entram para interagir com amigos, familiares e marcas que curtem.

Por isso ter um bom relacionamento e não ser um panfleteiro é muito importante.

Como não ser panfleteira e ainda vender com o Facebook?

Para você não ter um negócio intitulado como panfleteiro, o ideal é que você busque equilibrar estratégias de venda do seu produto e estratégias de conteúdo para gerar relevância.

Esse equilíbrio é muito importante criar valor de marca perante o seu público, mas não deixar de divulgar o produto ou serviço.

No vídeo Postagens no Facebook, a Camila Porto ensina como equilibrar essas estratégias de conteúdo utilizando o Teorema de Pareto que explica sobre o 80/20.

No Facebook, ou em outras redes sociais, você pode usar essa estratégia da seguinte maneira:

80% das suas publicações devem ser de conteúdo e relacionamento, e 20% das suas publicações são destinadas para venda e divulgação do seu produto.

Assista ao vídeo completo para aprender:

Estratégia de Conteúdo para Marketing em Mídias Sociais: o que fazer!

1. Customize seus conteúdos nas mídias sociais

Cada mídia social possui um foco e, por isso, também possui públicos diferentes que desejam receber conteúdos diferentes. Entender isso, é muito importante para quem está querendo iniciar o marketing em mídias sociais.

Vou dar um exemplo para você:

O Facebook é uma rede social onde muitas pessoas entram para conversar e saber as novidades de seus amigos, comentar, curtir e compartilhar publicações, publicar fotos, assistir vídeos e muito mais.

O LinkedIn é totalmente diferente. No LinkedIn, as pessoas entram para divulgar o seu trabalho, procurar vagas de emprego, conhecer mais sobre as empresas, compartilhar seu portfólio e mais.

O Instagram é uma rede social criada para que as pessoas se inspirem. Geralmente, elas entram no Instagram para descobrir mais sobre assuntos que as interessam, interagir com as publicações, conhecer as novidades de um segmento e também publicar fotos.

Percebeu como essas redes sociais são diferentes? Ainda existe o Twitter, o Youtube que são redes sociais que requerem ainda mais conteúdos diferenciados.

Se você está presente em alguma dessas redes, procure customizar os seus conteúdos de acordo com o que o público está esperando.

Boas práticas em cada rede social:

Facebook

No Facebook a ideia é criar conteúdos que engajem o público para ter mais relevância e aparecer para mais pessoas.

Fotos e vídeos em 360 graus, GIFs, frases, links para um blog, são exemplos de conteúdos que você pode criar no seu marketing em mídias sociais no Facebook.

A Camila Porto costuma publicar GIFs na página dela e essas publicações geram resultados:

LinkedIn

No LinkedIn, uma estratégia muito boa para seu marketing em mídias sociais é contar como é a rotina da sua empresa, divulgar vagas de emprego, eventos sociais ou novidades sobre o seu ramo de atuação.

A Rede Globo costuma divulgar eventos sociais que apoia e gera um bom engajamento na rede:

marketing em mídias sociais

 

Instagram

No Instagram, abuse de imagens bonitas, coloridas e conceituais. São boas práticas para chamar a atenção do público.

O EBANX, empresa que oferece soluções de pagamento para compras em sites do mundo todo, é uma das empresas que investe em lindas imagens para inspirar o público. Veja só:

Can you notice how much we love blue? ? #ebanxlife #blue

Uma foto publicada por EBANX (@ebanxlife) em

2. Crie um Blog para o seu negócio

Criar um blog é uma das estratégias de marketing em mídias sociais mais poderosas para quem quer divulgar seu negócio. Isso porque, um blog tem muitas vantagens:

Você pode disponibilizar diversos conteúdos do seu segmento, demonstrando que você estudou e tem conhecimento sobre o assunto. Isso gera mais segurança no consumidor na hora de fechar um negócio e ainda torna sua empresa uma expert no assunto.

Sua empresa poderá ser ranqueada no Google e aparecer nas primeiras páginas quando alguém procurar sobre ela, algum serviço ou assunto relacionado com o seu ramo de atuação.

Além disso, você pode criar relacionamento com o seu público dentro de um blog. Abrindo um espaço para perguntas (como no final dessa página!) e sanando as dúvidas dos seus clientes ou futuros clientes sem utilizar um SAC.

O melhor de tudo isso, é que esse conteúdo pode ser publicado nas redes sociais da sua empresa. Dando mais relevância e força para as suas estratégias de marketing em mídias sociais e chamando a atenção de quem já segue ou ainda não segue sua empresa.

Por exemplo:

Digamos que o seu negócio é uma imobiliária. No blog da sua empresa, você pode criar conteúdos sobre:

  • Dicas de decoração para apartamentos pequenos;
  • Dicas de decoração para casas;
  • Como fazer o seu bichinho de estimação se adaptar à uma nova casa;
  • Como montar o quarto do bebê e economizar;
  • E muito mais!

São assuntos relacionados ao seu ramo de atuação, e que auxiliam o consumidor nas dúvidas do dia a dia ou em dúvidas sobre a sua empresa. O mais legal é que essas pessoas sempre irão lembrar e procurar a marca quando precisarem do seu serviço.

A Camila Porto faz a divulgação aqui do blog na página dela no Facebook. Essas publicações engajam o público da página, pois são abordados assuntos que atraem a atenção dos seguidores. Veja:

 

Dica da Camila: Preste atenção no SEO!

Para que um blog seja bem ranqueado no Google, você não pode esquecer das boas práticas de SEO na criação do texto. Aqui vão algumas dicas:

  1. Use palavras-chave com grande quantidade de busca. Você pode procurar esses termos em ferramentas como: Google Trends ou Buzzsumo.
  1. O Google leva em consideração se o site possui Velocidade Rápida para carregar e se ele é otimizado para o acesso no Mobile, então, sempre que puder, invista nessas melhorias.
  1. Utilize imagens, e procure opções de alta qualidade. Também crie infográficos, gráficos e diversas outras formas de deixar o seu post mais interativo e criar uma experiência positiva.

Conheça mais 5 dicas para criar uma estratégia de SEO eficiente 😉

3. Ofereça materiais gratuitos

Minha terceira dica para bombar seu marketing em mídias sociais, é que você disponibilize materiais gratuitos para os seguidores.

Ninguém resiste à um post com a palavra “GRÁTIS”. Afinal, para ter acesso à bons conteúdos as pessoas, na maioria das vezes, precisam pagar por ele.

Crie materiais muito bons sobre o seu segmento e ofereça gratuitamente para os seus fãs nas mídias sociais. Essa é uma estratégia que bomba posts em qualquer rede social, além disso, pode ajudar na geração de leads para o seu negócio.

Um exemplo muito bom é também da Camila Porto, ela oferece aulas e e-books gratuitos para quem quer alavancar o seu negócio e gerar mais resultados nas redes sociais.

Você também pode criar e-books ou aulas sobre o seu segmento de mercado e disponibilizar para os seguidores. Garanto que eles irão adorar receber esses conteúdos!

Gostou do post? Deixe seu comentário para mim 🙂

Continue no Blog:

Um bom marketing em mídias sociais é essencial para quem deseja que seu negócio cresça. Porém, muitas vezes podemos errar em algumas estratégias, não é mesmo?

Separamos para você erros que você pode estar cometendo no Facebook e que, talvez, estejam queimando o tempo e o dinheiro que você investe na rede social. Leia:

Facebook para Empresas: 3 erros que você pode estar cometendo no Facebook

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

 

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