Ou navegue pelas categorias

Facebook

Marketing Político no Facebook: Regras Para Eleições de 2016

O ano é de eleições e com o crescimento do Facebook e de outras mídias sociais, as propagandas eleitorais e o marketing político prometem bombar na Internet. Acredito que vários candidatos vão querer divulgar as suas propostas e buscar conquistar novos eleitores online.

Afinal, as redes sociais são canais poderosos para quem quer encontrar um público segmentado, ou seja, um público com características parecidas e que podem se interessar em suas propostas. Essa segmentação pode ser por regiões em que elas moram, interesses e até por renda média.

Recebemos vários pedidos para fazer um post sobre as regras do Facebook para as eleições 2016 e hoje vamos conhecer um pouco mais sobre elas 🙂

7 táticas matadoras para gerar engajamento na sua página do Facebook. Leia aqui!

O Facebook pode ser um aliado?

O Facebook pode sim ser um grande aliado das campanhas de marketing político, mas tudo se deve à maneira de como ele será usado. Você sabia que um post com um conteúdo mal feito pode custar a sua eleição?

Você pode gostar...

Hoje em dia, as publicações podem viralizar e trazer consequências boas ou ruins. Então, cuide muito bem do conteúdo que você vai publicar. Evite criar polêmicas, como brigas com eleitores, por exemplo. Mas se destaque por interagir com os seus eleitores, responder dúvidas e até reclamações 😉

Uma ideia é criar um grupo no Facebook com as pessoas da sua comunidade para saber quais são os maiores problemas da região, o que elas esperam do candidato e quais as dúvidas sobre as propostas do candidato. A página do Facebook e o grupo ajudará você a estar mais próximo dos seus eleitores.

Usar o Facebook e outras mídias sociais irá certamente exigir bastante do candidato e sua equipe. Mas essa tarefa desafiadora, pode se tornar uma grande diferencial ao final do trabalho, além de ser um termômetro para medir a popularidade do candidato.

Marketing Político: camilaporto blog politica Michel Temer

Página oficial do presidente em exercício, Michel Temmer.

3 Regras Principais do Facebook para Marketing Político

1. Fan Page vs Perfil

Hoje as páginas do Facebook contam com a categoria Figura Pública, justamente para promover pessoas públicas, como os políticos.

Assumir o formato de Fan Page e não de Perfil é uma das primeiras regras para iniciar uma campanha política no Facebook, já que o formato de Fan Page é específico para quem quer fazer mídia no Facebook.

E há vários benefícios em ter uma Fan Page, pois você terá recursos para saber qual é a sua popularidade na rede, dados da sua página e dados do seu público, como: idade, aonde mora, se há mais homens ou mulheres e mais.

Aprenda gratuitamente: Como criar uma Página no Facebook!

2. Anúncios

Você é um candidato político e quer saber se pode anunciar no Facebook?

Segundo as Políticas de Publicidade do Facebook, os anúncios não podem conter conteúdos que explorem questões políticas para fins comerciais. Ou seja, pedidos de votos, difamar outro partido e etc.

É muito importante que você saiba que na Internet em geral é vedado qualquer tipo de link patrocinado/anúncio pago durante a campanha eleitoral, então, segundo às leis brasileiras você não pode fazer anúncios nas redes sociais durante a campanha, pois pode ser caracterizado como abuso de poder econômico.

Antes do período da campanha eleitoral, que inicia dia 16 de agosto de 2016, você pode impulsionar a sua página para aumentar o número de curtidas, desde que siga as políticas de publicidade do Facebook.

Então, a campanha eleitoral ou o marketing político no Facebook geralmente é feito por adesão, ou seja, quem quer acompanhar as propostas do candidato segue ele e quem não quer, não será impactado por ela durante as campanhas eleitorais.


3. Anúncios de Leads

Os anúncios de Leads são anúncios em formato de formulários de contato. Eles servem para solicitar endereços de e-mail, informações de contato das pessoas que clicarem no anúncio e também é uma forma de coletar informações personalizadas sobre o cliente para o seu negócio.

Segundo o Facebook, os anunciantes não devem criar perguntas de anúncios de leads para solicitar informações de filiação política, como:

Você pode gostar...

“Por exemplo, você não deve perguntar se uma pessoa é de direita, de esquerda, de centro-direita ou de centro-esquerda ou se apoia um político em particular. Da mesma forma, você não deve perguntar como uma pessoa planeja votar ou se votou nas eleições anteriores.” (Fonte: Política de Publicidade do Facebook)

Então, caso você queira usar esse método antes do período de campanha eleitoral, não use para: perguntar sobre quem as pessoas votaram nas últimas eleições, qual partido ela votou, qual pretende votar este ano e outras nesse sentido.

camilaporto_blog_gif_anunciodelead

Propaganda Eleitoral na Internet – O que pode e o que não pode ser feito

Logo logo os candidatos irão estar à todo vapor nas mídias sociais para divulgar as suas propostas.

E se você é um candidado ou é da equipe de um candidato, já está sabendo o que pode e o que não pode fazer na Internet?

Pegamos como base para esse texto uma cartilha de informações divulgadas pelo TRE-RJ, aonde foi divulgado o que pode e o que não pode ser feito na Propaganda Eleitoral, baseado nas Leis e Resoluções abaixo:

– Constituição Federal – Lei 4.737/65 (Código Eleitoral)

– Lei 9.504/97 (Lei das Eleições)

– Res. TSE nº 23.457/2015 (Propaganda Eleitoral 2016)

Vamos às regras:
  1. Você tem liberdade para fazer propaganda eleitoral na internet a partir do dia 16/08/2016, veiculada gratuitamente no site do candidato, do partido ou da coligação, blog, site interativo ou social, ou outros meios eletrônicos de comunicação, sendo vedado qualquer tipo de pagamento (arts. 57-A, 57-B e 57-C da Lei n.º 9.504/97 e Res. TSE n.º 23.457/15, arts. 21, 22 e 23).
  1. O site do candidato, do partido ou da coligação deve ter seu endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e estar hospedado em provedor de serviço de internet estabelecido no país (Lei n.º 9.504/97, art. 57-B, e Res. TSE n.º 23.457/15, art. 22, §1º)
  1. A internet é um poderoso meio para divulgação de suas ideias, mas é proibida a campanha eleitoral em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, bem como em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Lei n.º 9.504/97, art. 57-C, §1º, e Res. TSE n.º 23.457/15, art. 23,§1º)
  1. Você tem assegurada a liberdade de manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato e garantido o direito de resposta do ofendido (Lei n.º 9.504/97, art. 57-D e Res. TSE n.º 23.457/15, art.2)
  1. A propaganda eleitoral pode ser feita por meio de mensagem eletrônica (SMS, WhatsApp, Telegram) para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação, desde que disponha de mecanismo que permita o seu descadastramento pelo destinatário em até 48 horas (Lei n.º 9.504/97, art. 57-G e Res. TSE n.º 23.457/15, art 27).
  1. É proibida a compra de cadastro de endereços eletrônicos. Além disso, é vedado aos órgãos públicos, concessionárias de serviço público, sindicatos, entre outros, utilizar, doar ou ceder cadastro eletrônico em favor de candidatos, partidos ou coligações (Lei nº 9.504/97,arts. 57-E, § 1º e Res. TSE nº 23.457/15, art. 25, §1º)

Para todas as regras, em caso de descumprimento há consequências e multas que vão de R$ 1.000,00 e podem chegar até R$ 30.000,00. Então, é melhor ficar bem atento à elas!

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou uma série de Instruções para as Eleições de 2016, aonde também aborda a questão da propaganda eleitoral na Internet. Uma das partes mais importantes para você saber está abaixo:

Você pode gostar...

16 de agosto – terça-feira (47 dias antes)

4. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga (Lei n° 9.504/1997, arts. 57-A e 57-C,caput).

Lembrando então que não é permitida a veiculação de propagandas pagas pela Internet, ou seja, não patrocine conteúdos de marketing político. Ok? 😉

Cases de Políticas e Governos no Facebook

Atualmente o Facebook possui uma página oficial aonde reúne bons exemplos de marketing político de Governos, Políticos e outras figuras públicas dentro da rede social.

A página é uma ótima maneira de encontrar ideias para você seguir na sua campanha, olha só algumas delas:

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, o Governo do Estado de Amazonas criou uma semana de atividades gratuitas no estado. E para conquistar o seu público, usou de muita criatividade compartilhando um gif de um vídeo viral e um texto bem interativo 🙂

Outro exemplo legal foi divulgado pelo Deputado Estadual Leonel Pavan. O candidato aproveitou a onda das Fotos e Vídeos 360º para transmitir o seu pronunciamento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Conheça outros exemplos na Página Política e Governos no Facebook.

Gostou do post? Deixe seu comentário, vou adorar 😀

Continue aqui no Blog:

Aprenda uma ótima estratégia para conquistar mais fãs e engajamento no Facebook  que ajudará você a alavancar seus resultados com o marketing político. Leia:

Como Fazer Transmissões Ao Vivo no Facebook.

QUER MAIS?

Você não pode anunciar nas redes sociais durante a campanha eleitoral, mas pode aprender a gerar engajamento na sua página para não “sumir” do feed de notícias dos seus seguidores e fazer um ótimo marketing político. Sabe como?

Você pode gostar...

Baixe o e-book: “22 táticas comprovadas para aumentar seu engajamento no Facebook”!

ebook-taticas-engajamento

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

158 Comentários

  • Avatar
    Gregório
    Responder

    Camile, tudo bem?

    Você é a segunda expert em Facebook que vejo dizer que não há problemas com os posts patrocinados durante a pré-campanha, desde que sigam as regras. Só que me parece que não é isso que tem sido entendido pela justiça, conforme os seguintes casos:

    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuco/noticia/2016/05/25/punicao-a-priscila-krause-por-impulsionar-post-no-facebook-mexe-com-estrategias-de-pre-candidatos-237259.php

    http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/eleicoes/2016/noticia/2016/08/tse-multa-prefeito-de-mogi-e-candidato-apos-post-no-facebook.html

    Aparentemente, não se pode promover postagens de qualquer forma. Vale notar que no primeiro caso, a postagem não falava em candidatura nem em eleição. No segundo caso, a notícia destaca que o problema não foi a postagem em si, mas o impulsionamento da mesma.

    Fica a minha dúvida apenas se é possível promover apenas a página. Mas do jeito que está, não pretendo fazê-lo para meu cliente

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Gregório.

      Muito legal você trazer esses casos à discussão.

      Aconselho você não promover a página, justamente por se tratar de patrocínio. Não é permitido qualquer tipo de anúncio no Facebook e a promoção da página é uma maneira de anunciar.

  • Avatar
    Gregório
    Responder

    Camile, tudo bem?

    Você é a segunda expert em Facebook que vejo dizer que não há problemas com os posts patrocinados durante a pré-campanha, desde que sigam as regras. Só que me parece que não é isso que tem sido entendido pela justiça, conforme os seguintes casos:

    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuco/noticia/2016/05/25/punicao-a-priscila-krause-por-impulsionar-post-no-facebook-mexe-com-estrategias-de-pre-candidatos-237259.php

    http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/eleicoes/2016/noticia/2016/08/tse-multa-prefeito-de-mogi-e-candidato-apos-post-no-facebook.html

    Aparentemente, não se pode promover postagens de qualquer forma. Vale notar que no primeiro caso, a postagem não falava em candidatura nem em eleição. No segundo caso, a notícia destaca que o problema não foi a postagem em si, mas o impulsionamento da mesma.

    Fica a minha dúvida apenas se é possível promover apenas a página. Mas do jeito que está, não pretendo fazê-lo para meu cliente

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Gregório.

      Muito legal você trazer esses casos à discussão.

      Aconselho você não promover a página, justamente por se tratar de patrocínio. Não é permitido qualquer tipo de anúncio no Facebook e a promoção da página é uma maneira de anunciar.

  • Avatar
    Victor Sh.
    Responder

    Gostei do Post. Bem esclarecedor. Compartilhei. 🙂

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada Victor 🙂

  • Avatar
    Victor Sh.
    Responder

    Gostei do Post. Bem esclarecedor. Compartilhei. 🙂

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada Victor 🙂

  • Avatar
    Tavares Pranviatmann
    Responder

    Adorei Camila Porto/Camile W… ainda tenho muitas duvidas sobre postagens no facebook, e como candidato, não quero fazer besteira e levar multa e ter minha candidatura prejudicada. Eu li e reli a cartilha e não encontrei soluções para as minhas duvidas, então, baseado nisso, acredito que possa utilizar o que estou pensando em fazer. Mas mesmo assim, gostaria de compartilhar com vcs, e se puderem responder, agradeço muito:

    1) Posso trocar a capa do meu perfil, por um banner com minha imagem, partido e o numero?

    2) Posso trocar a FOTO do meu perfil, por um banner com minha imagem, partido e o numero?

    3) Eu sei que não está autorizado IMPULSIONAR um publicação (pagar por um post), mas eu posso fazer um comentário num link patrocinado de um produto (sapato, perfume, tinta, etc). Consegui me explicar nessa pergunta? Eu não estou pagando anuncio, estou “pegando carona” num link patrocinado qualquer (sem cunho politico) para escrever num comentário que sou candidato a tal partido.

    4) Meus eleitores podem tirar uma foto comigo, e cada um deles, pode trocar a capa de perfil, e foto de perfil, pelo banner correspondente de apoio à minha candidatura, com o numero?

    5) Posso pedir a um eleitor meu gravar um video de apoio à campanha, editar o video com o meu numero, e publicar no youtube, instagram e demais redes?

    6) Tenho 5 comunidades de vendas no facebook (no estilo OLX, PRIMEIRAMÃO, COMPRA-VENDA-TROCA, etc). Eu, antes de ser candidato, já era administrador desses grupos. Posso trocar a capa de cada grupo, pela minha foto de candidato, e fixar um post no topo dos comentários do grupo?

    7) posso usar a fanpage da minha empresa como plataforma de apoio à minha candidatura?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Tavares, tudo bem?

      Vou responder as suas dúvidas abaixo:

      1 e 2) Você pode trocar as fotos do seu perfil PESSOAL para fotos suas com seu número e partido 😉
      3) Eu realmente não sei te dizer se isso é 100% permitido. O que eu posso te aconselhar é que se for comentar, comenta sobre o produto para entrar no contexto da publicação e se tiver a chance, aí sim divulgue sua candidatura.
      4) Os seus eleitores podem trocar as fotos do perfil pessoal para fotos com você
      5) Pode sim, ele só não pode patrocinar. Tudo bem?
      6) Dentro de grupos você pode, só cuide para não fugir muito do contexto. Pode ser que algumas pessoas não gostem da mudança, é legal você sempre pensar o seguinte: “será que as pessoas vão curtir essa mudança”, aí você decide a melhor opção.
      7) Essa pergunta também é bem complicada de responder, porque aí vai muito do seu público aceitar e dos órgãos políticos também. Não encontrei nada contra esse tipo de publicação, mas vale ressaltar que não é permitido o patrocínio mesmo sendo em outra fanpage.

      Espero ter ajudado.
      Abraço.

  • Avatar
    Tavares Pranviatmann
    Responder

    Adorei Camila Porto/Camile W… ainda tenho muitas duvidas sobre postagens no facebook, e como candidato, não quero fazer besteira e levar multa e ter minha candidatura prejudicada. Eu li e reli a cartilha e não encontrei soluções para as minhas duvidas, então, baseado nisso, acredito que possa utilizar o que estou pensando em fazer. Mas mesmo assim, gostaria de compartilhar com vcs, e se puderem responder, agradeço muito:

    1) Posso trocar a capa do meu perfil, por um banner com minha imagem, partido e o numero?

    2) Posso trocar a FOTO do meu perfil, por um banner com minha imagem, partido e o numero?

    3) Eu sei que não está autorizado IMPULSIONAR um publicação (pagar por um post), mas eu posso fazer um comentário num link patrocinado de um produto (sapato, perfume, tinta, etc). Consegui me explicar nessa pergunta? Eu não estou pagando anuncio, estou “pegando carona” num link patrocinado qualquer (sem cunho politico) para escrever num comentário que sou candidato a tal partido.

    4) Meus eleitores podem tirar uma foto comigo, e cada um deles, pode trocar a capa de perfil, e foto de perfil, pelo banner correspondente de apoio à minha candidatura, com o numero?

    5) Posso pedir a um eleitor meu gravar um video de apoio à campanha, editar o video com o meu numero, e publicar no youtube, instagram e demais redes?

    6) Tenho 5 comunidades de vendas no facebook (no estilo OLX, PRIMEIRAMÃO, COMPRA-VENDA-TROCA, etc). Eu, antes de ser candidato, já era administrador desses grupos. Posso trocar a capa de cada grupo, pela minha foto de candidato, e fixar um post no topo dos comentários do grupo?

    7) posso usar a fanpage da minha empresa como plataforma de apoio à minha candidatura?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Tavares, tudo bem?

      Vou responder as suas dúvidas abaixo:

      1 e 2) Você pode trocar as fotos do seu perfil PESSOAL para fotos suas com seu número e partido 😉
      3) Eu realmente não sei te dizer se isso é 100% permitido. O que eu posso te aconselhar é que se for comentar, comenta sobre o produto para entrar no contexto da publicação e se tiver a chance, aí sim divulgue sua candidatura.
      4) Os seus eleitores podem trocar as fotos do perfil pessoal para fotos com você
      5) Pode sim, ele só não pode patrocinar. Tudo bem?
      6) Dentro de grupos você pode, só cuide para não fugir muito do contexto. Pode ser que algumas pessoas não gostem da mudança, é legal você sempre pensar o seguinte: “será que as pessoas vão curtir essa mudança”, aí você decide a melhor opção.
      7) Essa pergunta também é bem complicada de responder, porque aí vai muito do seu público aceitar e dos órgãos políticos também. Não encontrei nada contra esse tipo de publicação, mas vale ressaltar que não é permitido o patrocínio mesmo sendo em outra fanpage.

      Espero ter ajudado.
      Abraço.

  • Avatar
    Liane
    Responder

    O candidato pode marcar seus eleitores em comentários no Facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi Liane, acredito que apenas para responder os comentários dos eleitores e não marcar aleatoriamente.

  • Avatar
    Liane
    Responder

    O candidato pode marcar seus eleitores em comentários no Facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi Liane, acredito que apenas para responder os comentários dos eleitores e não marcar aleatoriamente.

  • Avatar
    Paulo
    Responder

    Oi posso solicitar doações pelo facebook ? Existe alguma ferramenta nele que facilite estas solicitações para meus seguidores ?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi Paulo,

      Acredito que não seja possível solicitar doações na página do Facebook.
      Para isso, sugiro que você crie grupos privados com colegas e sem divulgação para o público.

  • Avatar
    Paulo
    Responder

    Oi posso solicitar doações pelo facebook ? Existe alguma ferramenta nele que facilite estas solicitações para meus seguidores ?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi Paulo,

      Acredito que não seja possível solicitar doações na página do Facebook.
      Para isso, sugiro que você crie grupos privados com colegas e sem divulgação para o público.

  • Avatar
    Daniel
    Responder

    Olá, ha um bom tempo, foi criado um perfil pela administração do meu municipio com o nome do mesmo, onde foi usado para fins de divulgações administrativas, como obras realizadas, dias de campo e outras eventualidades municipais! Porém agora em época de eleições, foi mudado totalmente o foco, e apenas o usam para posts de fotos da campanha e divulgações de “santinhos” . Pode ?? Usando o nome da cidade !?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Eu não sei te dizer se pode ou não pode.

      Mas como a página está com o nome do município, particularmente eu não acho que seja interessante divulgar candidatos.
      Pois assim, parece que a “administração da cidade” está fazendo uma “propaganda” para os candidatos. Entendeu?

      Algumas prefeituras até retiraram do ar suas páginas para não interferir na escolha das pessoas 😉

  • Avatar
    Daniel
    Responder

    Olá, ha um bom tempo, foi criado um perfil pela administração do meu municipio com o nome do mesmo, onde foi usado para fins de divulgações administrativas, como obras realizadas, dias de campo e outras eventualidades municipais! Porém agora em época de eleições, foi mudado totalmente o foco, e apenas o usam para posts de fotos da campanha e divulgações de “santinhos” . Pode ?? Usando o nome da cidade !?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Eu não sei te dizer se pode ou não pode.

      Mas como a página está com o nome do município, particularmente eu não acho que seja interessante divulgar candidatos.
      Pois assim, parece que a “administração da cidade” está fazendo uma “propaganda” para os candidatos. Entendeu?

      Algumas prefeituras até retiraram do ar suas páginas para não interferir na escolha das pessoas 😉

  • Avatar
    Emille Kisar
    Responder

    Cara Camile, boa noite. Parabéns pelo post. Pelo que entendi, não é permitido promover posts da linha do tempo financeiramente nem sequer montar campanhas pagas para atrair novos fãs, é isso mesmo?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Isso mesmo, Emille!

      É proibido qualquer tipo de patrocínio de publicações para atrair mais pessoas.

  • Avatar
    Emille Kisar
    Responder

    Cara Camile, boa noite. Parabéns pelo post. Pelo que entendi, não é permitido promover posts da linha do tempo financeiramente nem sequer montar campanhas pagas para atrair novos fãs, é isso mesmo?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Isso mesmo, Emille!

      É proibido qualquer tipo de patrocínio de publicações para atrair mais pessoas.

  • Avatar
    Marco PROVAZZI
    Responder

    Olá Camille, posso solicitar curtidas de fan page de candidatos para meus amigos do Facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Você pode solicitar do seu Facebook pessoal para seus amigos.

      E não pode patrocinar posts, tudo bem Marco? 😉

  • Avatar
    Marco PROVAZZI
    Responder

    Olá Camille, posso solicitar curtidas de fan page de candidatos para meus amigos do Facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Você pode solicitar do seu Facebook pessoal para seus amigos.

      E não pode patrocinar posts, tudo bem Marco? 😉

  • Avatar
    Felipe
    Responder

    O Candidato não pode fazer posts patrocinados, mais outros eleitores podem ?
    por exemplo uma fan page de uma empresa compartilhou o post de um cadidato e ela impulsionou…. Isso pode? Uma vez q a empresa não tem ligação com o candidato diretamente apenas porque gostou das propostas.. isso pode?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Acredito que seja contra as regras, porque não é permitido nenhum tipo de anúncio no Facebook durante a campanha eleitoral.

  • Avatar
    Felipe
    Responder

    O Candidato não pode fazer posts patrocinados, mais outros eleitores podem ?
    por exemplo uma fan page de uma empresa compartilhou o post de um cadidato e ela impulsionou…. Isso pode? Uma vez q a empresa não tem ligação com o candidato diretamente apenas porque gostou das propostas.. isso pode?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Acredito que seja contra as regras, porque não é permitido nenhum tipo de anúncio no Facebook durante a campanha eleitoral.

  • Avatar
    Gustavo Amorim
    Responder

    Boa tarde Camile
    Muito bem explicado seu texto, unica coisa que não vi e se posso marcar as pessoas na foto do candidato e o numero dele (santinho)
    Desde ja, obrigado

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Gustavo, tudo bem?

      Você pode marcar no seu perfil pessoal, por exemplo:
      você pode compartilhar a publicação da página do candidato para o seu perfil e marcar seus amigos.

      Lembrando que geralmente as pessoas não gostam de ser marcadas em fotos que não estão, então, vale pensar muito bem nessa estratégia.

      Abraço.

  • Avatar
    Gustavo Amorim
    Responder

    Boa tarde Camile
    Muito bem explicado seu texto, unica coisa que não vi e se posso marcar as pessoas na foto do candidato e o numero dele (santinho)
    Desde ja, obrigado

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Gustavo, tudo bem?

      Você pode marcar no seu perfil pessoal, por exemplo:
      você pode compartilhar a publicação da página do candidato para o seu perfil e marcar seus amigos.

      Lembrando que geralmente as pessoas não gostam de ser marcadas em fotos que não estão, então, vale pensar muito bem nessa estratégia.

      Abraço.

  • Avatar
    Danielle
    Responder

    Olá Camile! Parabéns pela postagem, ótimo conteúdo. Fiquei com uma dúvida: eu posso ficar compartilhando as postagens da minha campanha em grupos (alcance orgânico)? E se eu pagar alguém para ficar fazendo esse compartilhamento tem problema?
    Muito obrigada!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Danielle!

      Se for um compartilhamento orgânico, é possível sim.
      O importante é que a pessoa contratada faça esses compartilhamentos do perfil pessoal dela, ok?

      Abraço.

  • Avatar
    Danielle
    Responder

    Olá Camile! Parabéns pela postagem, ótimo conteúdo. Fiquei com uma dúvida: eu posso ficar compartilhando as postagens da minha campanha em grupos (alcance orgânico)? E se eu pagar alguém para ficar fazendo esse compartilhamento tem problema?
    Muito obrigada!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Danielle!

      Se for um compartilhamento orgânico, é possível sim.
      O importante é que a pessoa contratada faça esses compartilhamentos do perfil pessoal dela, ok?

      Abraço.

  • Avatar
    Adriano
    Responder

    Belo post! Conteúdo de primeira! Parabéns à vcs!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada, Adriano! 🙂

  • Avatar
    Adriano
    Responder

    Belo post! Conteúdo de primeira! Parabéns à vcs!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada, Adriano! 🙂

  • Avatar
    Ana luiza
    Responder

    Oi Camila! Quando a legislação fala que nenhuma empresa pode impulsionar um post falando de um candidato, mesmo que sem fins lucrativos, imagina-se que empresa seria alguma “pessoa jurídica”, com cnpj certo? E se for uma outra figura pública, alguém que por algum motivo tem uma página no face, não tem cnpj, nem nada? Se essa pessoa publicar qquer coisa falando do candidato e essa mesma pessoa, por conta própria, impulsionar o post, mesmo que sem o conhecimento do candidato ou sua prévia anuência, isso pode? Como funcionaria uma fiscalização disso? Acaba sendo uma falha na lei não é?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Ana, tudo bem?

      Não entendo como funciona a fiscalização disso e pode ser que essa questão seja uma falha na lei.
      Mas meu conselho é que não patrocinem a qualquer coisa que fale sobre candidatos, para prevenir o candidato de problemas futuros.

      Abraço.

  • Avatar
    Ana luiza
    Responder

    Oi Camila! Quando a legislação fala que nenhuma empresa pode impulsionar um post falando de um candidato, mesmo que sem fins lucrativos, imagina-se que empresa seria alguma “pessoa jurídica”, com cnpj certo? E se for uma outra figura pública, alguém que por algum motivo tem uma página no face, não tem cnpj, nem nada? Se essa pessoa publicar qquer coisa falando do candidato e essa mesma pessoa, por conta própria, impulsionar o post, mesmo que sem o conhecimento do candidato ou sua prévia anuência, isso pode? Como funcionaria uma fiscalização disso? Acaba sendo uma falha na lei não é?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Ana, tudo bem?

      Não entendo como funciona a fiscalização disso e pode ser que essa questão seja uma falha na lei.
      Mas meu conselho é que não patrocinem a qualquer coisa que fale sobre candidatos, para prevenir o candidato de problemas futuros.

      Abraço.

  • Avatar
    Edivanio Batista das Neves
    Responder

    Oi…
    Eu, em meu face pessoal posso pedir voto para um determinado candidato?
    Eu não sou candidato, mas posso também postar santinhos em minha própria pagina do face?
    Posso postar videos de candidatos pedindo votos em minha própria página do face?
    Posso enviar santinhos pelo WAT ZAP?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Edivanio!

      Você pode pedir votos no seu perfil pessoal do Facebook, tudo bem?
      Também pode publicar na sua página, mas não pode patrocinar esse post.

      Mesmo que não seja uma página do candidato, é possível que você possa prejudicá-lo. Então, não é aconselhável.

      No Whatsapp não estou sabendo de nenhuma restrição, acredito que possam ser enviados sim.

  • Avatar
    Edivanio Batista das Neves
    Responder

    Oi…
    Eu, em meu face pessoal posso pedir voto para um determinado candidato?
    Eu não sou candidato, mas posso também postar santinhos em minha própria pagina do face?
    Posso postar videos de candidatos pedindo votos em minha própria página do face?
    Posso enviar santinhos pelo WAT ZAP?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Edivanio!

      Você pode pedir votos no seu perfil pessoal do Facebook, tudo bem?
      Também pode publicar na sua página, mas não pode patrocinar esse post.

      Mesmo que não seja uma página do candidato, é possível que você possa prejudicá-lo. Então, não é aconselhável.

      No Whatsapp não estou sabendo de nenhuma restrição, acredito que possam ser enviados sim.

  • Avatar
    Miquéias Gomes
    Responder

    Boa Tarde Camile. Em primeiro lugar, parabéns pela sua postagem, muito esclarecedora.
    Minha unica duvida é a seguinte: Se um candidato, posta um vídeo em sua pagina pessoal, no contexto da campanha politica, é obrigatório que o vídeo esteja legendado ou que tenha em anexo a linguagem de sinais?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Miquéias.

      Esse ponto eu não consigo te responder com propriedade, pois ainda não o estudei.
      Mas, quanto mais completa a sua publicação estiver, melhor 🙂

      • Avatar
        Ariany
        Responder

        Camile: uma dúvida: até quando a fan page criada exclusivamente para divulgação da candidatura nas eleições 2016 poderá ficar ativa?

        • Avatar
          Camile Woinarski
          Responder

          Oi, Ariany!

          Você pode deixar ela ativa até quando você quiser 🙂
          Não há um tempo pré-determinado para que as fanpages do Facebook sejam excluídas.

  • Avatar
    Miquéias Gomes
    Responder

    Boa Tarde Camile. Em primeiro lugar, parabéns pela sua postagem, muito esclarecedora.
    Minha unica duvida é a seguinte: Se um candidato, posta um vídeo em sua pagina pessoal, no contexto da campanha politica, é obrigatório que o vídeo esteja legendado ou que tenha em anexo a linguagem de sinais?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Miquéias.

      Esse ponto eu não consigo te responder com propriedade, pois ainda não o estudei.
      Mas, quanto mais completa a sua publicação estiver, melhor 🙂

      • Avatar
        Ariany
        Responder

        Camile: uma dúvida: até quando a fan page criada exclusivamente para divulgação da candidatura nas eleições 2016 poderá ficar ativa?

        • Avatar
          Camile Woinarski
          Responder

          Oi, Ariany!

          Você pode deixar ela ativa até quando você quiser 🙂
          Não há um tempo pré-determinado para que as fanpages do Facebook sejam excluídas.

  • Avatar
    Simone
    Responder

    Ei Camile,
    O face agora disponibilizou o vídeo ao vivo.
    O candidato pode publicar vídeos das caminhadas, visitas e dele mesmo se apresentando a população e pedindo o voto citando o número e o nome dele?
    Isso em sua própria página do face.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Pode Simone!

      Desde que não impulsione o conteúdo depois, tudo bem?

  • Avatar
    Simone
    Responder

    Ei Camile,
    O face agora disponibilizou o vídeo ao vivo.
    O candidato pode publicar vídeos das caminhadas, visitas e dele mesmo se apresentando a população e pedindo o voto citando o número e o nome dele?
    Isso em sua própria página do face.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Pode Simone!

      Desde que não impulsione o conteúdo depois, tudo bem?

  • Avatar
    Luciano
    Responder

    Oi Camile, parabéns, muito legal o post.
    Só uma dúvida, o candidato impulsionar posts q não tenham propaganda política (nome numero, partido) apenas uma mensagem, uma crítica ao sistema, sem promessas ou pedidos de voto. Esse post é um problema?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Ótima pergunta!

      Acredito que não seja possível, pois mesmo que o post não tenha a intenção de pedir votos, ele será impulsionado da página de um candidato.
      Pode ser que gere problemas na campanha. Então, não aconselho o anúncio!

  • Avatar
    Luciano
    Responder

    Oi Camile, parabéns, muito legal o post.
    Só uma dúvida, o candidato impulsionar posts q não tenham propaganda política (nome numero, partido) apenas uma mensagem, uma crítica ao sistema, sem promessas ou pedidos de voto. Esse post é um problema?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Ótima pergunta!

      Acredito que não seja possível, pois mesmo que o post não tenha a intenção de pedir votos, ele será impulsionado da página de um candidato.
      Pode ser que gere problemas na campanha. Então, não aconselho o anúncio!

  • Avatar
    Rogério
    Responder

    Olá! Muito boa sua explicação. Mas ainda tenho uma dúvida: Eu posso criar um grupo ou uma fanpage no Facebook fazendo campanha para um ou mais candidatos que eu tenha simpatia (como fazer um grupo para candidato a Prefeito e outro para candidato a vereador)?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Rogério.

      O ideal é que o candidato tenha apenas 1 página no Facebook, assim é possível concentrar todo o público em um local só.

      Já em grupos, é possível que você crie quantos quiser 😉

  • Avatar
    Rogério
    Responder

    Olá! Muito boa sua explicação. Mas ainda tenho uma dúvida: Eu posso criar um grupo ou uma fanpage no Facebook fazendo campanha para um ou mais candidatos que eu tenha simpatia (como fazer um grupo para candidato a Prefeito e outro para candidato a vereador)?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Rogério.

      O ideal é que o candidato tenha apenas 1 página no Facebook, assim é possível concentrar todo o público em um local só.

      Já em grupos, é possível que você crie quantos quiser 😉

  • Avatar
    Luciana Omena
    Responder

    Ola! pelo que li nos comentarios do post, divulgar videos e propostas do candidato em grupos no facebook é aconselhável que seja feito de um perfil pessoal de outra pessoa que nao o do canditato, é isso?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Luciana.

      Você pode fazer com o perfil do candidato sim, só não é aconselhável que você leia as regras dos grupos para não se passar por “inconveniente”.

      Sucesso!

  • Avatar
    Luciana Omena
    Responder

    Ola! pelo que li nos comentarios do post, divulgar videos e propostas do candidato em grupos no facebook é aconselhável que seja feito de um perfil pessoal de outra pessoa que nao o do canditato, é isso?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Luciana.

      Você pode fazer com o perfil do candidato sim, só não é aconselhável que você leia as regras dos grupos para não se passar por “inconveniente”.

      Sucesso!

  • Avatar
    Regiane
    Responder

    posso fazer um pagina no facebook com nome do partido e colocar fotos de obras que fiz durante minha gestão passadas?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Regiane!

      Se o partido aprovar que você use a marca, pode fazer sim.

  • Avatar
    Regiane
    Responder

    posso fazer um pagina no facebook com nome do partido e colocar fotos de obras que fiz durante minha gestão passadas?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Regiane!

      Se o partido aprovar que você use a marca, pode fazer sim.

  • Avatar
    Rodrigo
    Responder

    Se eu postar um video pedindo votos!! Posso marcar amigos no mesmo?? Meu nome e Rodrigo Olliver

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Rodrigo!

      Pode sim, mas não aconselho. Pois pode ser que algumas pessoas não gostem desse tipo de abordagem.
      Minha sugestão é que você marque em comentários, assim a publicação não vai direto para a linha do tempo dos seus amigos e eles tendem a ficar mais livres para interagir com o conteúdo.

  • Avatar
    Rodrigo
    Responder

    Se eu postar um video pedindo votos!! Posso marcar amigos no mesmo?? Meu nome e Rodrigo Olliver

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Rodrigo!

      Pode sim, mas não aconselho. Pois pode ser que algumas pessoas não gostem desse tipo de abordagem.
      Minha sugestão é que você marque em comentários, assim a publicação não vai direto para a linha do tempo dos seus amigos e eles tendem a ficar mais livres para interagir com o conteúdo.

  • Avatar
    Rodrigo
    Responder

    Muito obrigado pela resposta, voce esta de parabens!!

  • Avatar
    Rodrigo
    Responder

    Muito obrigado pela resposta, voce esta de parabens!!

  • Avatar
    Rodrigo
    Responder

    Só mais uma pergunta, o que é impulsionar que tanto e falado pois não entendo muito sobre isso!!

  • Avatar
    Rodrigo
    Responder

    Só mais uma pergunta, o que é impulsionar que tanto e falado pois não entendo muito sobre isso!!

  • Avatar
    Laura
    Responder

    Olá.
    Fiquei com dúvida: É preciso comunicar à Justiça Eleitoral sobre a Fan Page do candidato/coligação no Facebook? Caso seja necessário, como faço?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Laura!

      Acredito que não seja necessário o comunicado.

  • Avatar
    Laura
    Responder

    Olá.
    Fiquei com dúvida: É preciso comunicar à Justiça Eleitoral sobre a Fan Page do candidato/coligação no Facebook? Caso seja necessário, como faço?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Laura!

      Acredito que não seja necessário o comunicado.

  • Avatar
    Paulo César Cardoso
    Responder

    OLÁ, Camile tudo bem?

    Parabéns pelo trabalho.

    Minha dúvida é a seguinte. Posso criar um evento no facebook marcando amigos e propensos eleitores, convidando-os para o dia 02 de outubro?

    Grato.

    Abs

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Paulo.

      Você pode criar eventos no Facebook normalmente, desde que não patrocine esse evento 😉

  • Avatar
    Paulo César Cardoso
    Responder

    OLÁ, Camile tudo bem?

    Parabéns pelo trabalho.

    Minha dúvida é a seguinte. Posso criar um evento no facebook marcando amigos e propensos eleitores, convidando-os para o dia 02 de outubro?

    Grato.

    Abs

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Paulo.

      Você pode criar eventos no Facebook normalmente, desde que não patrocine esse evento 😉

  • Avatar
    Kelly
    Responder

    Boa noite Camila, primeiramente, parabéns pelo esclarecimento. Gostaria de saber se é permitido um candidato a vereador divulgar vídeos em que o mesmo aparece falando sobre sua história, seus projetos e divulgar no Facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      É permitido, Kelly!

      O que não é permitido é patrocinar esses vídeos, ok?

  • Avatar
    Kelly
    Responder

    Boa noite Camila, primeiramente, parabéns pelo esclarecimento. Gostaria de saber se é permitido um candidato a vereador divulgar vídeos em que o mesmo aparece falando sobre sua história, seus projetos e divulgar no Facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      É permitido, Kelly!

      O que não é permitido é patrocinar esses vídeos, ok?

  • Avatar
    Eder Sguerri
    Responder

    Oi Camile, tudo bem?

    Você sabe se as fanpages tem que parar de publicar assim como o programa eleitoral na tv, 4 dias antes da eleição?

    Se sim, quando?

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Eder, tudo ótimo e você?

      Respondendo a sua dúvida, nos materiais que estudei não havia nenhuma regra quanto à isso. Tudo bem?

      Obrigada pelo elogio 🙂

  • Avatar
    Eder Sguerri
    Responder

    Oi Camile, tudo bem?

    Você sabe se as fanpages tem que parar de publicar assim como o programa eleitoral na tv, 4 dias antes da eleição?

    Se sim, quando?

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Eder, tudo ótimo e você?

      Respondendo a sua dúvida, nos materiais que estudei não havia nenhuma regra quanto à isso. Tudo bem?

      Obrigada pelo elogio 🙂

  • Avatar
    Rogerio
    Responder

    Ola Camile, sou candidato e estou fazendo campanha através do meu perfil pessoal, vídeos pedindo votos, geração de conteúdo e muito mais. Por não ser uma fanpage, se meu opositor denunciar meu perfil ao facebook, eu serei banido? Estou indo contra as regras do facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Rogério.

      A questão de ser banido ou não, são critérios que o Facebook irá julgar.
      O ideal é que você tenha uma página para isso, pois é uma pessoa pública.

      Você pode dar uma olhada nas Políticas do Facebook aqui:
      https://www.facebook.com/policies

  • Avatar
    Rogerio
    Responder

    Ola Camile, sou candidato e estou fazendo campanha através do meu perfil pessoal, vídeos pedindo votos, geração de conteúdo e muito mais. Por não ser uma fanpage, se meu opositor denunciar meu perfil ao facebook, eu serei banido? Estou indo contra as regras do facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Rogério.

      A questão de ser banido ou não, são critérios que o Facebook irá julgar.
      O ideal é que você tenha uma página para isso, pois é uma pessoa pública.

      Você pode dar uma olhada nas Políticas do Facebook aqui:
      https://www.facebook.com/policies

  • Avatar
    Mirelly
    Responder

    Olá Camilo, parabéns pelo post. Vc sabe me dizer até que dia eu posso fazer postanges, antes das eleições?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Mirelly.

      Obrigada pelo elogio 🙂
      Estudando esses materiais disponibilizados pelo TSE, não vi nenhuma regra quanto à isso.

  • Avatar
    Mirelly
    Responder

    Olá Camilo, parabéns pelo post. Vc sabe me dizer até que dia eu posso fazer postanges, antes das eleições?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Mirelly.

      Obrigada pelo elogio 🙂
      Estudando esses materiais disponibilizados pelo TSE, não vi nenhuma regra quanto à isso.

  • Avatar
    Valéria
    Responder

    Camile, adorei! Só queria saber de uma coisa. Existe prazo para a fanpage ficar no ar? Ela tem que sair do ar antes do dia 02 de outubro? Ou pode continuar publicada? E depois da campanha, ela pode continuar a existir?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Valéria.

      Sim, a fanpage pode continuar no ar depois do período eleitoral 😉

  • Avatar
    Valéria
    Responder

    Camile, adorei! Só queria saber de uma coisa. Existe prazo para a fanpage ficar no ar? Ela tem que sair do ar antes do dia 02 de outubro? Ou pode continuar publicada? E depois da campanha, ela pode continuar a existir?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Valéria.

      Sim, a fanpage pode continuar no ar depois do período eleitoral 😉

  • Avatar
    Cesar
    Responder

    Boa noite Camile, parabéns pela iniciativa de esclarecer, com uma linguagem simples e concisa, sobre o marketing no facebook. A minha dúvida é a seguinte: Tenho uma fanpage registrada no facebook onde sempre publiquei postagens políticas da região há mais de 1 e ano e sempre com imparcialidade. Nesta eleição, deixei para a última semana a publicação das propostas dos candidatos para que os meus leitores possam avaliar melhor seus candidatos. Gostaria de saber se posso publicar os planos de governo de cada candidato que enviar para mim, na minha fanpage gratuitamente, sendo imparcial e sem impulsionar a publicação de qualquer postagem.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Muito obrigada pelo elogio, Cesar 🙂

      Você pode publicar sim, só não pode impulsionar as publicações. Ok?

      Abraço.

  • Avatar
    Cesar
    Responder

    Boa noite Camile, parabéns pela iniciativa de esclarecer, com uma linguagem simples e concisa, sobre o marketing no facebook. A minha dúvida é a seguinte: Tenho uma fanpage registrada no facebook onde sempre publiquei postagens políticas da região há mais de 1 e ano e sempre com imparcialidade. Nesta eleição, deixei para a última semana a publicação das propostas dos candidatos para que os meus leitores possam avaliar melhor seus candidatos. Gostaria de saber se posso publicar os planos de governo de cada candidato que enviar para mim, na minha fanpage gratuitamente, sendo imparcial e sem impulsionar a publicação de qualquer postagem.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Muito obrigada pelo elogio, Cesar 🙂

      Você pode publicar sim, só não pode impulsionar as publicações. Ok?

      Abraço.

  • Avatar
    Sandro
    Responder

    Olá ! A propaganda eleitoral no rádio e tv termina no dia 29. Até que dia se pode fazer propaganda na internet?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Sandro.

      Propaganda PAGA na internet é proibido.
      Já quando se trata do fim do período eleitoral, não vi regras sobre isso nos materiais que pesquisei, então, infelizmente, não consigo responder a sua dúvida.

  • Avatar
    Sandro
    Responder

    Olá ! A propaganda eleitoral no rádio e tv termina no dia 29. Até que dia se pode fazer propaganda na internet?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Sandro.

      Propaganda PAGA na internet é proibido.
      Já quando se trata do fim do período eleitoral, não vi regras sobre isso nos materiais que pesquisei, então, infelizmente, não consigo responder a sua dúvida.

  • Avatar
    vagner padovan
    Responder

    gostei muito do que li e pergunto a você, se por acaso eu receber um vídeo feito por uma pessoa que esta apenas pedindo para um candidato politico e errado.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Vagner!
      Não entendi muito bem a sua dúvida 🙁

      Você gostaria de saber se é errado receber vídeos de candidatos no seu Facebook?
      Nesse caso não é errado, você só não pode receber anúncios de candidatos ou proposta de algo ilícito.

  • Avatar
    vagner padovan
    Responder

    gostei muito do que li e pergunto a você, se por acaso eu receber um vídeo feito por uma pessoa que esta apenas pedindo para um candidato politico e errado.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Vagner!
      Não entendi muito bem a sua dúvida 🙁

      Você gostaria de saber se é errado receber vídeos de candidatos no seu Facebook?
      Nesse caso não é errado, você só não pode receber anúncios de candidatos ou proposta de algo ilícito.

  • Avatar
    Lucir
    Responder

    Boa tarde, posso expor uma foto dos candidatos a prefeito e fazer a pergunta “quem vocês acham que vai vencer a disputa à prefeitura”,no meu facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Sim, Lucir.

      Minha sugestão é que você seja bastante imparcial 😉

  • Avatar
    Lucir
    Responder

    Boa tarde, posso expor uma foto dos candidatos a prefeito e fazer a pergunta “quem vocês acham que vai vencer a disputa à prefeitura”,no meu facebook?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Sim, Lucir.

      Minha sugestão é que você seja bastante imparcial 😉

  • Avatar
    Isis carla luni
    Responder

    Olá gostaria de saber pois vi em alguns sites que publicações na internet só podem até dia 30, isso é verdade ?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Não sei informar, Isis!
      Mas em todo caso, seria melhor pausar as publicações.

  • Avatar
    Isis carla luni
    Responder

    Olá gostaria de saber pois vi em alguns sites que publicações na internet só podem até dia 30, isso é verdade ?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Não sei informar, Isis!
      Mas em todo caso, seria melhor pausar as publicações.

  • Avatar
    JUNIOR ROCHA
    Responder

    Camile, sou candidato, posso gravar um video e pedir votos e publicar no facebook no dia da votação? nesse caso dia 02/10/2016? Já que por lei propaganda só até dia 30/09/2016..

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Junior!
      Você pode gravar um vídeo assim, mas meu conselho é que você não peça votos, mas sim mostre o que você tem à oferecer as pessoas.
      Você não pode patrocinar esse vídeo, tudo bem?

  • Avatar
    JUNIOR ROCHA
    Responder

    Camile, sou candidato, posso gravar um video e pedir votos e publicar no facebook no dia da votação? nesse caso dia 02/10/2016? Já que por lei propaganda só até dia 30/09/2016..

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Junior!
      Você pode gravar um vídeo assim, mas meu conselho é que você não peça votos, mas sim mostre o que você tem à oferecer as pessoas.
      Você não pode patrocinar esse vídeo, tudo bem?

  • Avatar
    Leonardo Giacomo Vitulio
    Responder

    Camila pedir voto no dia das eleições é crime eleitoral? Sugeito a multa ou a impugnação do candidato?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Leonardo.
      Segundo o site G1, não é permitido ao candidato nas redes sociais no dia das eleições:
      1. Pagar por propaganda na internet, inclusive com impulsionamento de publicações em redes sociais ou com anúncios patrocinados nos buscadores;
      2. Publicar propaganda na internet em sites de empresas ou outras pessoas jurídicas, bem como de órgãos públicos, que não estão proibidos de repassar cadastros eletrônicos a candidatos;
      3. Fazer propaganda na internet, atribuindo indevidamente sua autoria a outra pessoa, candidato, partido ou coligação.

      Há um dos tópicos que falam que é proibido “Fazer propaganda ou pedir votos por meio de telemarketing”, para esse tópico eu acredito que possa ser considerado “pedir votos via redes sociais” também.

      Então, sugiro que você não peça votos no dia das eleições, tudo bem?

  • Avatar
    Leonardo Giacomo Vitulio
    Responder

    Camila pedir voto no dia das eleições é crime eleitoral? Sugeito a multa ou a impugnação do candidato?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Leonardo.
      Segundo o site G1, não é permitido ao candidato nas redes sociais no dia das eleições:
      1. Pagar por propaganda na internet, inclusive com impulsionamento de publicações em redes sociais ou com anúncios patrocinados nos buscadores;
      2. Publicar propaganda na internet em sites de empresas ou outras pessoas jurídicas, bem como de órgãos públicos, que não estão proibidos de repassar cadastros eletrônicos a candidatos;
      3. Fazer propaganda na internet, atribuindo indevidamente sua autoria a outra pessoa, candidato, partido ou coligação.

      Há um dos tópicos que falam que é proibido “Fazer propaganda ou pedir votos por meio de telemarketing”, para esse tópico eu acredito que possa ser considerado “pedir votos via redes sociais” também.

      Então, sugiro que você não peça votos no dia das eleições, tudo bem?

  • Avatar
    Jean Nakao
    Responder

    Olá, tudo bem Camile? meu vereador foi eleito, agora ja posso patrocinar a fanpage dele? grato

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Por enquanto não, Jean!
      Candidatos não podem patrocinar publicações, principalmente porque ainda há algumas cidades em período eleitoral 😉

  • Avatar
    Jean Nakao
    Responder

    Olá, tudo bem Camile? meu vereador foi eleito, agora ja posso patrocinar a fanpage dele? grato

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Por enquanto não, Jean!
      Candidatos não podem patrocinar publicações, principalmente porque ainda há algumas cidades em período eleitoral 😉

  • Avatar
    Fernanda
    Responder

    Camila, como posso impulsionar por renda média?

    Att,

  • Avatar
    Fernanda
    Responder

    Camila, como posso impulsionar por renda média?

    Att,

  • Avatar
    isaac
    Responder

    Boa tarde. fiquei com uma dúvida. É possível utilizar instrumentos de impulsionamento nas redes sociais (facebook) fora do período eleitoral para veicular as mensagens permitidas? que não haja pedido explícito de voto, menção a uma pretensa candidatura, e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos.

  • Avatar
    isaac
    Responder

    Boa tarde. fiquei com uma dúvida. É possível utilizar instrumentos de impulsionamento nas redes sociais (facebook) fora do período eleitoral para veicular as mensagens permitidas? que não haja pedido explícito de voto, menção a uma pretensa candidatura, e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial