Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

Meios de comunicação: evolução e 3 formas de usar no digital

Meios de comunicação são ferramentas que escolhemos para levar a nossa mensagem a alguém. Confira 3 formas de usar no digital

meios de comunicação

Os meios de comunicação são as ferramentas e artifícios que utilizamos para nos comunicar com alguém. É muito importante conhecê-los para escolher o que melhor se adapta a sua necessidade de comunicação.

Quando falamos em meios de comunicação, logo pensamos no telefone, no celular, ou até mesmo no WhatsApp. Certamente porque esses últimos são os mais utilizados em nossa rotina e facilitam muito a nossa vida.

Porém, os meios de comunicação vão muito além disso. Com o avanço tecnológico e o acesso à internet ampliado, os canais de comunicação foram diversificados.

Além disso, públicos diferentes tendem a optar por um canal de comunicação/informação diferente.

Nesse sentido, quem tem uma empresa ou atua no marketing digital, precisa conhecer qual canal de comunicação é o mais efetivo diante da sua persona.

Você pode gostar...

A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO AO LONGO DO TEMPO

Existe todo um estudo que associa a importância da história da comunicação entre os povos para o desenvolvimento do que chamamos hoje de sociedade.

No mais remoto dos tempos, a comunicação era lenta e cheia de ruídos. Inclusive com muita falha de informações ao longo do processo.

Os primeiros sinais de comunicação humana são os desenhos descobertos dentro de cavernas pré-histórica, que são considerados a primeira forma de comunicação escrita do homem.

Mas, com o desenvolvimento das sociedades, podemos listar os meios de comunicação mais utilizados até hoje: cartas, telefone, rádio, televisão e internet.

IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Na sociedade moderna, informação é considerada dinheiro, bem como um ativo intangível. É através de uma informação confiável que muitos empresários tomam as suas decisões.

Com isso, podemos entender a importância do acesso universal à informação e a necessidade de comunicação entre povos e países. E foi essa necessidade que levou o homem a desenvolver o seu alfabeto, juntamente com as demais figuras de linguagem.

Foi a partir do avanço e desenvolvimento dos meios de comunicação, que foi possível abrir o mercado mundial.

Com um mercado mais aberto e uma concorrência mais acirrada, o consumidor se beneficia com a oferta de mais produtos, opções de escolha e valores menos inflados.

Além disso, os meios de comunicação, televisão, rádio e internet mudaram a forma de entretenimento entre os povos, levando mais cultura a mais pessoas.

Ou seja, seria impossível nossa sociedade ser como ela é nos dias de hoje, sem o desenvolvimento dos meios de comunicação.

TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Após a evolução dos meios de comunicação, eles foram separados em dois tipos:

– Meios de comunicação individual;

– Meios de comunicação em massa.

Os meios de comunicação individual, como o próprio nome diz, são direcionados a comunicação interna. Como, por exemplo, uma carta, um telefonema. São os que mais utilizamos em nossas relações interpessoais.

Já os meios de comunicação em massa, são aqueles utilizados para comunicar um grande número de pessoas. Pautados pela comunicação externa, são exemplos: rádio, televisão, jornais, revistas e a internet.

Você pode gostar...

Além disso, os meios de comunicação podem ser classificados como: escritos, sonoros, audiovisuais e multimídias.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O SEU CONSUMO

Atualmente, os celulares estão entre os meios de comunicação mais utilizados do mundo. Isso se deve ao fato de que, através de um único aparelho, podemos utilizar vários canais para nos comunicarmos.

Os smartphones, além de cumprirem com o papel do telefone tradicional, também fornecem acesso à internet. Só por isso, amplia consideravelmente o acesso à diferentes canais de comunicação como: televisão, jornais, revistas e redes sociais.

Já a televisão, também tem o seu mérito em popularidade, justamente por ser um meio de comunicação bem completo. Nela podemos obter informação, entretenimento e publicidade.

O rádio já foi um meio de comunicação de muita demanda. Ele pode ofertar a mesma gama de comunicação que a televisão, porém em um formato diferente. Mas com o avanço tecnológico, ele vem perdendo popularidade.

Em contrapartida, a internet é um dos canais de comunicação mais importante e atuais que temos hoje. Isso porque, a partir dela, muitos outros meios de comunicação foram desenvolvidos.

Podemos citar como exemplo da dádiva da invenção da internet, os canais para comunicação como os aplicativos mensageiros, como o WhatsApp e o Telegram.

Você consegue imaginar que apenas há 10 anos surgia o WhatsApp? Inicialmente, ele apenas era disponibilizado para celulares Iphone. A partir de 2013 ganhou mais popularidade no Brasil.

A internet se mostra claramente o meio de comunicação que mais evolui e que veio para ficar e facilitar nossa vida. Ela vem se mostrando um canal cada vez mais amplo e acessível a diferentes classes sociais.

A SEGMENTAÇÃO COMO PARTE DA COMUNICAÇÃO DA INTERNET

A internet possibilitou que outras tecnologias fossem criadas para tratar esses dados armazenados em tempo recorde.

Você pode gostar...

É o que hoje, a maioria das empresas, inclusive nós, utilizamos para nos comunicar com a nossa persona. Estamos falando da segmentação muito utilizada no marketing digital.

Nesse sentido é que a segmentação deve trabalhar para manter a assertividade da comunicação. Ela se faz necessária para limitar o público que vai consumir a sua mensagem. A intenção é que o publico seja o mais adequado possível e torne a comunicação clara e assertiva as necessidades dessa audiência.

COMO USAR A INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DO SEU NEGÓCIO?

Existem diferentes formas de utilizar a internet como um meio de comunicação do seu negócio. O primeiro passo é escolher qual forma seu público vai se mostrar mais propenso a prestar atenção nas suas mensagens.

E-mail marketing: é uma prática antiga no marketing digital, porém que se mostra ainda muito eficiente. Permite que sua empresa mantenha um relacionamento próximo do seu cliente, através da oferta de conteúdos.

Redes sociais: assim como quase todo mundo tem pelo menos uma rede social, o mesmo deveria acontecer com as empresas. Lá é um dos primeiros lugares que as pessoas buscam informações sobre um estabelecimento. Isso porque, elas permitem que os consumidores tenham uma prova social de que seu negócio existe e é confiável.

Além do mais, redes sociais como Facebook e Instagram permitem a transmissão de lives. Elas têm se tornado uma das principais formas de se comunicar algo em tempo real e vêm ganhando cada vez mais espaço nesse meio.

Ferramentas de buscas: não é à toa que a frase “se não está no Google não existe” se tornou popular. É imprescindível para uma organização aparecer nas ferramentas de buscas quando essas são acionadas pelo público.

Por isso, muitas organizações mantêm um site ou um blog para se comunicarem com seu público através da internet.

Os meios de comunicação foram desenvolvidos para quebrar barreiras como: tempo, longas distâncias e volume de informação. Para nós, ficou apenas o trabalho de escolher qual meio atende melhor a nossa necessidade.

Diante disso, precisamos trabalhar para escolher a linguagem adequada de comunicação com nossos clientes. Vamos aproveitar o espaço para lembrar de outro ditado bem popular: “quem tem boca, vai à Roma“.

Você pode gostar...

Esperamos que com esse conteúdo, você não deixe que a comunicação seja a barreira para o desenvolvimento do seu negócio.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial