Ou navegue pelas categorias

Facebook

Duas formas fáceis de monitorar seus concorrentes no Facebook

Duas formas fáceis de monitorar seus concorrentes no Facebook

Diversas empresas têm por hábito avaliar seus resultados, desempenho e estratégias. Mas algo que nem todas fazem, e que pode ser muito importante para o negócio, é ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo.

Grandes marcas investem muito para monitorar seus concorrentes, pois isso as mantém à frente no mercado. Quando você avalia o que outras empresas estão fazendo, acaba criando uma visão mais clara sobre os diferenciais do seu próprio negócio.

Para facilitar a vida de quem não dispõe de muito tempo e dinheiro para isso, dentro do próprio Facebook é possível encontrar algumas funcionalidades que auxiliam na análise da concorrência.  

Separamos aqui duas formas de monitorar seus concorrentes. Na primeira, você consegue acompanhar o crescimento deles no Facebook. Já com a segunda, poderá ver quais anúncios as outras empresas estão veiculando.

Como acompanhar o crescimento de outras empresas

O Facebook disponibiliza uma função para que você possa acessar alguns dados sobre seus concorrentes. Ela fica dentro da parte de informações sobre a sua página.

Você pode gostar...

Com ela, você obtém os seguintes dados sobre as páginas das empresas que quer acompanhar: número de curtidas, crescimento da página, número de publicações feitas e o envolvimento com as publicações feitas na semana.

Veja como é fácil usar esse recurso:

1. Entre em sua página do Facebook e acesse a guia Informações;

10 Camila Porto Página inicial 2019 05 23 11 42 58

2. Em seguida, acesse Visão geral e role a página até encontrar a seção Páginas para acompanhar;

17 Camila Porto 2019 05 23 11 42 19

3. Nesta seção, clique em Adicionar páginas;

13 Camila Porto 2019 05 23 11 38 49

4. No pop-up que irá abrir, use a caixa de pesquisa para localizar a página de seus concorrentes. Selecione os que deseja acompanhar e clique em Concluir.

16 Camila Porto 2019 05 23 11 41 02

Feito isso, sempre que você acessar essa seção, verá as informações sobre as páginas dos seus concorrentes.

Agora, se você não quer ver apenas o crescimento das outras empresas, mas também deseja acompanhar o trabalho que elas estão desenvolvendo, pode monitorar os anúncios que elas estão veiculando.

Veja como:

Como ver os anúncios dos meus concorrentes

Para aumentar a transparência do que é feito dentro da rede social, o Facebook permite ver quais anúncios cada página está veiculando. Essa ferramenta tem como principal objetivo evitar publicidade fraudulenta, mas você pode usá-la para monitorar sua concorrência.

1. Acesse a página que você deseja ver os anúncios e role a tela até encontrar a seção Transparência da Página;

9 Camila Porto Página inicial 2019 05 22 17 19 25

2. Em seguida, clique em Ver mais;

9 Camila Porto Página inicial 2019 05 22 17 32 46

3. No pop-up que irá aparecer, clique em Ver na biblioteca de anúncios;

9 Camila Porto Página inicial 2019 05 22 17 20 32

4. Pronto! Uma nova página irá abrir e nela você poderá ver todos os anúncios ativos naquela página no momento.

Biblioteca de anúncios 2019 05 22 17 21 57

Por esse caminho, além de verificar os anúncios ativos, você também fica sabendo quando a página foi criada, se o nome foi alterado, de onde são os administradores e até mesmo se ela foi mesclada com alguma outra.

Você pode gostar...

O mais legal dessa funcionalidade é que você não precisa usá-la apenas para ficar de olho em seus concorrentes. Você também pode acessar para acompanhar o que as grandes marcas estão fazendo, como o mercado vem inovando nos anúncios e se inspirar.

CONTINUE NO BLOG

Agora que você sabe como monitorar seus concorrentes, quero saber se você também tem monitorado os números da sua empresa.

O Facebook Analytics é uma ferramenta nativa do Facebook que te ajuda a obter informações importantes sobre a sua fanpage e o seu site. Confira:

6 motivos para você começar a usar hoje o Facebook Analytics

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

6 Comentários

  • Avatar
    josiel
    Responder

    Parabéns pelos ótimos conteúdos aqui disponibilizados de forma gratuita, seu site é muito top. Acompanho o seu trabalho a um certo tempo, e você é uma das referência no assunto do marketing digital.

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Josiel
      Obrigada pelo feedback
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Lucia Winther
    Responder

    Obrigada. Nas minhas duas páginas não há a seção Páginas para acompanhar.
    Como criar ou encontrar isso?

  • Avatar
    Danilo Murbach Silva de Oliveira
    Responder

    Olá Camila,
    Eu não estou encontrando de jeito nenhum a guia “Informações”.
    Ela fica na minha página de usuário do Facebook ou na página do concorrente que quero monitorar? Não a
    encontro em ambos, pode me ajudar por favor?
    Obrigado.

    • Equipe Camila Porto
      Equipe Camila Porto
      Responder

      Oi, Danilo
      Na sua página. No novo layout ela fica no menu lateral esquerdo.
      Um abraço, #EquipeCP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial