Monitorar sua empresa nas redes sociais é possível e, relativamente fácil. Medir RTs, Likes, Comentários e muito mais é possível com ferramentas pagas ou gratuitas. Falando em monitoramento, fiz um post com várias ferramentas gratuitas de monitoramento no Facebook.
Além do monitoramento da marca, é bom ficar de olho e entender como seu cliente recebe sua comunicação. Quais tipos de conteúdo ele mais interage, quais são os melhores horários para postar, as pessoas que mais se engajam com sua marca e, desta forma, “lapidar” a forma de conversar com o cliente.
Crowdbooster: aliado na hora de entender o cliente
Uma ferramenta que conheci recentemente e tenho usado é o Crowdbooster. Ele é uma ferramenta que permite acompanhar o desempenho da sua marca no Twitter e Facebook. No plano Free é possível acompanhar uma conta no Twitter e uma no Facebook.
Ao conectar o Twitter ao Crowdbooster você traça um perfil dos seus posts mais populares, quantas pessoas podem ter sido impactadas por ele, quantos RT cada um recebeu, quem deu RT, seus seguidores mais influentes e gráfico de desempenho de cada postagem.
No Facebook as informações são semelhantes. Assim, você acompanhar a repercussão de cada post, quem curtiu, quem e o que comentou, o crescimento no número de fãs da sua página e os fãs mais engajados.
Além de oferecer dados sobre seus perfis, o Crowdbooster permite agendar posts. Com isso, você pode programar o que vai ao ar em seus perfis e deixar que as atualizações seja feitas automaticamente.
Faceboook insights
Sem dúvida, o Crowdbooster é uma ferramenta que oferece informações relevantes. Porém vale lembrar que no caso do Facebook, o Facebook insights é muito rico e fornece muitas informações sobre o desempenho da sua fan page e do seu conteúdo. Vale a pena usar estas ferramentas como complemento aos dados fornecidos. Já para o Twitter, opções como o Tweet Grader ajudam a fazer uma análise do seu perfil.
Para saber mais sobre como mensurar seus resultados no Facebook e como melhorar o desempenho da sua página, conheça e participe do Curso de Facebook para Empresas. Saiba mais!