Depois do Treinamento da Camila Porto, Débora Brandão passou a gerenciar a página do Motel Marajás no Facebook. Aumentou em 273% o interesse dos clientes e o alcance orgânico na fanpage do motel cresceu 74x em apenas 60 dias.
Resultados alcançados
- O alcance orgânico das postagens passou de 1.398 para 104.152, um aumento de 74x em apenas 2 meses;
- O número de mensagens de pessoas perguntando sobre os preços das suítes cresceu 273%.
A história
Débora Brandão mora na cidade de Mococa, em São Paulo, e há 10 anos trabalha como Assessora de Comunicação.
Assim como muitas pessoas, ela queria algo diferente para sua carreira. Foi quando decidiu criar a sua agência de marketing digital.
Um dos primeiros clientes de Débora foi o Motel Marajás. O Motel foi criado em 1987, em Mococa.
Há 31 anos no mercado, o objetivo do motel sempre foi oferecer espaços com comodidade e sigilo para seus clientes.
O desafio: gerar engajamento na fanpage do Motel
Débora iniciou o trabalho na página do motel em Agosto de 2017. Antes dela assumir a gestão da rede social, a página do motel estava parada.
“Era um desafio levar engajamento, tendo em vista o segmento e a cidade interiorana. As pessoas ainda têm um pouco de constrangimento de comentar e curtir.” Débora Brandão
A solução: treinamento em mídias sociais
Após o Treinamento da Camila Porto, Débora começou a aplicar o método dos 3 pilares do sucesso nas mídias sociais.
Passo 1. O primeiro passo foi mudar a “cara” da página. Com o trabalho de um designer, eles modificaram a logo e as imagens da página do motel para uma identidade mais próxima do conceito de romance.
Passo 2. Débora definiu uma agenda de postagens. Isso foi muito importante para manter a consistência de conteúdo da fanpage.
“Fizemos um planejamento e montamos uma estratégia de 3 postagens por semana, divididas em imagens das suítes e do tema do Motel. Procuramos usar uma linguagem mais jovem e textos curtos.” Débora Brandão
Passo 3. Alinhado à estratégia de geração de conteúdo, Débora aproveitou datas comemorativas para atrair a atenção do público para o segmento. Ela fez postagens especiais no Dia dos Pais, no Dia do Solteiro e no Dia do Sexo, por exemplo.
ELA SEMPRE ESTEVE ATENTA COM AS POLÍTICAS DO FACEBOOK!
Débora tomou todo o cuidado para garantir que as publicações não infringissem nenhuma política do Facebook.
“As postagens relacionadas a sexo não contêm nenhuma imagem explícita, obviamente. Não possuem muita imagem de corpo para que fosse permitido o uso de impulsionamentos.” Débora Brandão
Passo 4. Após as aulas de definição do perfil do cliente ideal e segmentação assistidas no Treinamento da Camila Porto, Débora estudou e definiu 3 perfis distintos de clientes para o motel.
Isso foi essencial para que o direcionamento das campanhas atingisse as pessoas certas. Ou seja, aquelas com maior probabilidade de se tornarem frequentadores do motel.
“Tenho 3 personas definidas, mas entendo que nosso público é muito amplo. Então, faço impulsionamento para pessoas de acordo com a publicação e alguns mais generalizados.” Débora Brandão
Passo 5. Com o perfil de cliente definido e com as postagens dentro das regras do Facebook, ela conseguiu usar os anúncios do Facebook para atingir muito mais pessoas na rede social.
O investimento em anúncios no Facebook foi definido:
“Trabalhamos com R$ 80,00 de impulsionamento para todo o mês, dividido em todas as postagens, o que dá uma média de R$ 5,00 por post (variamos o valor conforme nosso interesse no mesmo).” Débora Brandão
FALANDO SOBRE SEXO NAS REDES SOCIAIS
Passo 6. Uma estratégia de Débora para trabalhar com a gestão das redes sociais do Motel Marajás foi incentivar e abrir o canal de comunicação com os seguidores.
“Tentamos ‘conversar’ com o seguidor, quebrar a ideia de que uma página de Motel não deve ser curtida ou comentada. Tirar o preconceito deles, trazendo um pouco de humor em algumas publicações, mas sem cair no mal gosto.” Débora Brandão
Os resultados dessa ação foram positivos:
“As pessoas têm perdido a vergonha de comentar. Aos poucos, já percebemos que começam a marcar seus parceiros com mais frequência do que antes, mas a maioria das perguntas ainda ficam na caixa de mensagem.” Débora Brandão
Passo 7. Nos primeiros 60 dias de trabalho, o número de atendimentos feitos pelo Messenger da fanpage aumentou 273%.
“No fim das contas, o ‘segredo’ é conversar com o público. Dar o que eles querem, atendê-los em suas vontades e anseios, estar disponível para dúvidas e ser cordial sempre.” Débora Brandão
Todas as perguntas que chegam inbox são respondidas de forma adequada. Muitos seguidores passaram a pedir preços e fotos das suítes.
OS RESULTADOS APÓS O TREINAMENTO DA CAMILA PORTO FORAM:
- O alcance orgânico das postagens passou de 1.398 para 104.152, um aumento de 74x em apenas 2 meses;
- O número de mensagens de pessoas perguntando sobre os preços das suítes cresceu 273%.
COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?
Assim como a Débora, que usou o Facebook para aumentar o alcance no Facebook e Messenger, você também pode.
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