Ou navegue pelas categorias

Redes Sociais

O que é algoritmo e 6 dicas de livros e filmes para saber +

Entenda o que é algoritmo, como ele funciona e impacta as suas redes sociais e mais 6 dicas de livros e filmes para se aprofundar no assunto

o que é algoritmo

Embora você talvez não saiba exatamente o que é algoritmo, precisa entender que hoje em dia ele faz parte do nosso dia a dia, principalmente se você trabalha com marketing digital.

Embora seja um termo que surgiu na matemática e programação, para o “público em geral”, ele ficou mais conhecido nos últimos anos por conta popularização das redes sociais.

Por isso, hoje vamos te contar o que é algoritmo e, principalmente, como ele funciona nas mídias sociais.

O QUE É ALGORITMO?

Talvez você se lembre dos algoritmos das aulas de cálculos de matemática e que na tecnologia o conceito é um pouco diferente.

Na computação, um algoritmo é uma sequência de ações executadas para conseguir resolver um tipo de problema. Ele não necessariamente é uma linguagem de programação, os algoritmos são os passos para efetuar uma tarefa.

Você pode gostar...

O melhor exemplo para explicar um algoritmo de forma mais didática é o de uma receita culinária: os dados são os ingredientes, as instruções lógicas são o passo-a-passo e o resultado é o prato pronto.

O mais conhecido algoritmo da internet é o do Google, que recebeu o apelido de Googlebot. Seu objetivo é buscar e mostrar para o usuário que faz a pesquisa aquilo que é mais relevante para ele.

Como ele faz isso? São mais de 200 variáveis que o algoritmo considera e o Google muda constantemente já que muitos sites tentam burlar o código para aparecer primeiro nas buscas.

Hoje em dia, por exemplo, ele leva em consideração as preferências da pessoa que faz a busca, uma máquina ou aparelho utilizado, palavras-chaves contidas nos links de resultado, qualidade daquele conteúdo, experiência do usuário no site, localização e muitos outros.

O QUE É ALGORITMO NAS REDES SOCIAIS?

Nas mídias sociais, os robôs do algoritmo têm como objetivo ajudar os usuários filtrando e mostrando o que é mais relevante, baseados no conteúdo que você assiste, curte, comenta, compartilha e salva.

Ou seja, ele se baseia no engajamento que você tem com os conteúdos, anúncios, perfis, páginas e grupos, para mostrar aqueles com quem você mais interage primeiro.

Por isso, provavelmente você já viu algum conteúdo da sua marca, do seu youtuber ou criador de conteúdo favorito pedindo para curtir, comentar, se inscrever e até curtir as últimas 10 fotos do feed.

O QUE É ALGORITMO NO FACEBOOK?

O que alimenta o algoritmo do Facebook são os assuntos que o usuário demonstra interesse, baseado no histórico de interações dos usuários com os conteúdos postados.

Também conhecido como Edgerank, o algoritmo do Facebook tem muitas variáveis que conseguem antecipar aquilo que é curtido, comentado, compartilhado e consumido. As principais são:

  • Engajamento: curtidas, comentários, cliques no link, compartilhamentos e reações;
  • Tipo do post: volta e meia o Facebook prioriza mais alguns tipos de conteúdos, como aconteceu com os vídeos e, mais recentemente, acontece com as lives (videos ao vivo).

O QUE É ALGORITMO NO INSTAGRAM?

Quem está há mais tempo no Instagram deve lembrar de quando o feed era mostrado de forma cronológica, ou seja, você via as postagens pela ordem do dia e horário em que foram postadas.

Depois que o Facebook adquiriu o Instagram, aplicou a mesma lógica do algoritmo dele: filtrar e mostrar aquilo que ele considera mais relevante para você, baseado nos seus hábitos dentro da rede social.

Esse filtro é feito com base em três fatores principais: temporalidade, engajamento e relacionamento.

Para entender mais sobre cada um deles e como vencer o algoritmo do Instagram, acesse esse post completo aqui do site.

O QUE É ALGORITMO NO YOUTUBE?

O YouTube funciona como uma plataforma de pesquisas, mas também é uma rede social. Por isso, o seu algoritmo leva em consideração tanto histórico de buscas, quanto o comportamento do usuário dentro do site.

Para aparecer nas pesquisas, é preciso estudar e entender de SEO. Para saber mais sobre isso, acesse essa publicação.

Você pode gostar...

Já o comportamento que você tem dentro do YouTube, será levado em consideração pelo algoritmo ao mostrar aquelas recomendações automáticas de vídeos da plataforma.

DICAS DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE ALGORITMO DA INTERNET

Sabendo agora o que é algoritmo, fica mais fácil entender e aprender como lidar com ele. Alguns documentários mostram como eles funcionam e podem nos influenciam (se não estivermos conscientes e atentos).

Para isso, separamos dois documentários da Netflix, que falam bastante sobre como funcionam os algoritmos das redes sociais, que você precisa assistir:

1. O DILEMA DAS REDES – THE SOCIAL DILEMMA

Lançando no início de 2020, esse documentário foi um dos grandes assuntos nas redes sociais quando chegou na Netflix. Tanto que até fizemos um texto sobre ele aqui no blog.

De acordo com a sinopse do filme da plataforma de streaming: “Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.”

Só lendo a descrição, você já imagina que seja um documentário para impactar. E é exatamente isso que ele faz. Tanto que muitas pessoas, após o assistirem, deletaram suas redes sociais.

Não é preciso chegar à tanto! Afinal, as redes sociais e plataformas digitais tem seus pontos positivos também.

O objetivo de indicarmos que veja o filme é para estarmos cientes de como tudo funciona e não nos deixarmos dominar pelo que é o algoritmo e como ele controla o que consumimos.

Para saber mais sobre O Dilema das Redes, acesse o nosso artigo clicando aqui.

2. PRIVACIDADE HACKEADA

Você pode gostar...


Esse outro documentário da Netflix, lançado em 2019, traz uma reflexão sobre a manipulação do uso de dados e como isso pode afetar a democracia.

Ele conta o escândalo da Cambridge Analytica que coletou os dados de 87 milhões de usuários do Facebook sem que fosse autorizado.

Vale muito à pena assistir!

DICAS DE LIVROS SOBRE O QUE É ALGORITMO

Se você quer ou precisa se aprofundar ainda mais sobre o que é o algoritmo, separamos uma pequena lista de livros que poderão te ajudar:

1. O PODER DOS ALGORITMOS

O livro O Poder dos Algoritmos debate sobre as principais mudanças que a nossa sociedade está vivenciando em virtude da transformação digital.

Ele mostra como os algoritmos influenciam as decisões e a vida das pessoas, das empresas e das instituições na era digital.

Como isso afeta até mesmo na administração de governos e como as pessoas se posicionam dentro deste novo tipo de organização social.

2. DOMINADOS PELOS NÚMEROS: DO FACEBOOK E GOOGLE ÀS FAKE NEWS – OS ALGORITMOS QUE CONTROLAM NOSSA VIDA

Segundo o autor, David Sumpter, esse livro conta tudo o que você precisa saber sobre como os algoritmos são e como controlam nossas vidas.

Sumpter acredita que sem entender o que a matemática é ou não capaz de fazer, é impossível entender como os algoritmos estão mudando tudo a nosso redor.

O livro Dominados pelos Números explica como a matemática e a estatística funcionam de verdade e quais são os seus limites nessa era digital que estamos vivendo.

Você pode gostar...

3. O ALGORITMO DO GOSTO: OS SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO ON-LINE E SEUS IMPACTOS NO MERCADO CULTURAL

Esse livro relembra as especulações teóricas sobre os efeitos da internet no mercado cultural desde a década de 1990 para dar um contexto histórico do desenvolvimento tecnológico e comercial dos algoritmos de recomendação.

Esse é o primeiro volume da obra O algoritmo do Gosto e faz uma análise de como surgiram os sistemas de recomendação online.

4. ALGORITMOS PARA VIVER – A CIÊNCIA EXATA DAS DECISÕES HUMANAS

Esse livro descreve situações realistas em que podemos nos beneficiar ao aplicar algoritmos da área computacional.

Os autores explicam problemas matemáticos famosos e descrevem a origem e o funcionamento de vários algoritmos para mostrar que tanto nós, seres humanos quanto os computadores, enfrentam limites e dificuldades para resolver problemas.

Ele elucida o funcionamento da mente humana, das emoções e do comportamento.

Como agora você já sabe o que é algoritmo, estude como ele funciona e se mantenha atualizado, pois ele está sempre em constante evolução.

Quer aumentar seu engajamento nas redes sociais? Conheça nosso Guia de Engajamento nas Mídias Sociais!

Com ele, você vai aprender as nossas melhores 22 táticas comprovadas para fazer seus fãs promoverem seu negócio nas redes sociais. Leia e saiba mais sobre o ebook, clicando aqui.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial