Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

O que é branding e mais 8 dicas de livros sobre o assunto

Aprenda o que é branding, como gerir sua marca e mais 8 dicas de livros para você se aprofundar no assunto e ser lembrado pelos seus clientes

O que é branding

Você sabe o que é branding? Se você tem ou pretende construir uma marca, precisa dar atenção a essa parte da sua empresa, já que impacta diretamente nas suas vendas.

Fazer uma gestão da sua marca da forma correta é uma construção complexa e que pode ser demorada, mas que fará toda a diferença no momento de decisão de compra do seu cliente.

Como essa etapa é muito importante para o seu negócio, vamos te contar o que é branding, dar dicas de como fazer, além de exemplos e opções de livros para você se aprofundar no assunto.

O QUE É MARCA?

Antes de explicarmos o que é branding, é importante você saber o que é marca, para então pontuarmos qual a diferença entre marca e branding.

Ao contrário do que muitos pensam, marca não é somente o nome do seu negócio, a logo ou a identidade visual que você cria. A marca também vai muito além do serviço ou produto que você vende.

Você pode gostar...

Ela é a junção de tudo isso e mais! É a emoção que o público cria ou já tem em relação ao produto, serviço e a empresa como um todo. A experiência que o cliente teve com seu negócio é o principal motivo que determina como ele perceberá a sua marca.

BRANDING SIGNIFICADO

Branding vem do termo em inglês Brand Management, que traduzindo significa Gestão de Marca.

O QUE É BRANDING?

Como o próprio significado da palavra já dá um spoiler, branding é basicamente uma estratégia de gestão de marca. O objetivo é fazer essa marca cada vez mais presente no mercado e lembrada pelos clientes.

O branding não é simplesmente uma campanha de propagandas ou ações de marketing. Ele engloba atuações em diversas áreas do negócio para criar um laço positivo, tanto emocional quanto racional, com o consumidor e aumentar a visibilidade da marca.

Só que um branding bem-sucedido não acontece do dia para a noite. É preciso trabalhar muito, pois ele é muito importante para o seu negócio.

Segundo dados da pesquisa Global Consumer Pulse divulgados no meio desse ano, 76% dos brasileiros afirmaram que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores promovidos pelas marcas e pelas ações de seus líderes.

DICAS DE COMO FAZER BRANDING

Agora que você já sabe o que é branding e marca, separamos algumas dicas simples para você aplicar no seu negócio e começar a gestão da sua marca hoje mesmo:

1. Faça uma análise da sua marca

A primeira coisa a se fazer e, a mais importante, é analisar toda a sua marca, mesmo que você não a tenha criado ainda. Para isso, você precisará ter em dia o estudo da sua persona.

Caso ainda não tenha, indicamos baixar nosso Guia de Persona grátis nesse link.

Depois, temos os pontos que devem ser analisados e, se necessário, alterados:

  • Identidade visual: isso envolve desde a logo, as cores utilizadas, estilo e fontes. Dica: crie um manual da marca com todas as informações sobre isso;
  • Posicionamento e personalidade: aqui você precisará decidir quais os valores da sua marca, o “tom de voz” que utilizará, quais os canais de comunicação, a mensagem a ser transmitida e qual a linguagem a ser usada.

2. Crie sua estratégia

Agora que você já construiu a parte visual e a personalidade da sua marca, está na hora de criar estratégias de marketing para divulgá-la. Alguns exemplos de caminhos que você pode seguir dentro do digital:

Não esqueça de trabalhar o marketing dentro da sua equipe também, afinal o branding também envolve o público interno do seu negócio. Então, ter uma estratégia de endomarketing é essencial.

Afinal, se o seu time não se identifica com os valores, linguagem, posicionamento e os demais pontos do primeiro tópico, não conseguirá transmitir a mensagem que você idealizou para a sua marca.

O QUE É BRANDING EM GRANDES MARCAS

Independente do tamanho do seu negócio, é preciso entender como trabalhar o branding. E nada melhor que alguns exemplos para se inspirar, não é mesmo?

Trouxemos aqui alguns exemplos de marcas que investem em branding para, quem sabe, te dar algumas ideias legais do que implementar ou modificar no seu negócio:

Você pode gostar...

COCA-COLA

Você já teve a impressão que a Coca-Cola está em todos os lugares? Em propagandas de televisão, patrocínio de eventos esportivos e causas sociais. Esse é um dos motivos da marca ser um exemplo de o que é branding.

Além disso, a empresa sempre manteve uma identidade visual forte e consistente, com o slogan que transmite o sentimento, emoção e o objetivo da marca para com os clientes: “abra a felicidade”.

Um grande exemplo desse sentimento são as campanhas de Natal que já são tradição e muito esperadas pelos seus fãs. Quem não lembra da Caravana com o Papai Noel e a música: O Natal vem vindo, vem vindo o Natal!

Garanto que quando alguém pedir para você pensar em um refrigerante, o primeiro será Coca-Cola. Isso mostra como a empresa construiu muito bem o seu branding ao longo de todos esses anos.

NETFLIX

Agora um exemplo de o que é branding mais recente: a Netflix é um case de como se relacionar com seus clientes e as tendências do momento podem ser o diferencial da sua marca.

A Netflix simplesmente transformou a maneira de como consumimos conteúdos na televisão, já que antes ficávamos reféns dos canais de tv e sua programação. E ainda por um valor mais acessível.

A empresa está sempre ligada no que acontece no momento, usando isso como forma de promover suas produções e conteúdos disponíveis na plataforma.

Além disso, a forma informal e divertida de como a Netflix interage com seus seguidores no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, reforça a sua marca.

Sem falar em toda a estrutura da empresa, como sua plataforma, identidade visual e no seu suporte de atendimento ao cliente eficiente, que são exemplos de como uma gestão de marca bem planejada e coesa com os seus valores são fundamentais para uma empresa.

LIVROS SOBRE BRANDING

Para te ajudar a se aprofundar ainda mais sobre o que é branding e como a gestão de marca é fundamental para um negócio, fizemos uma lista com alguns livros sobre o tema:

Você pode gostar...

1. MARKETING 4.0

Obviamente não poderíamos começar uma lista de livros sobre o que é branding sem falar de algum livro do “Pai do Marketing Moderno”, Philip Kotler. Nesse livro, ele fala sobre as mudanças importantes da passagem do marketing tradicional para o digital.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão variável, difícil e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização.

Em Marketing 4.0, você encontrará uma análise direta e simples, cheia de exemplos que podem ser aplicados nos mais variados modelos de negócios.

2. BRANDING: GESTÃO DE MARCAS

O livro mostra que branding é muito mais que incorporar um nome a uma oferta. Ele significa prometer aos clientes a entrega de uma boa experiência e de um ótimo desempenho.

O livro traz modelos, listas de verificação e outras ferramentas úteis para dar o suporte aos leitores na criação e gestão de marcas.

3. DIGITAL BRANDING: ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E FERRAMENTAS PARA IMPULSIONAR O SEU NEGÓCIO NA ERA DIGITAL

O livro é praticamente um guia desenvolvido para preparar profissionais de marketing e comunicação a tirarem o que há de melhor das tecnologias digitais, aumentando o impacto e os resultados de suas marcas e empresas.

Em Digital Branding, o autor desvenda os temas mais relevantes do marketing digital, de modo prático, e ainda te prepara para lidar com a complexidade que é a construção e gestão de marcas em um mundo cada vez mais digital.

4. DESIGN DE IDENTIDADE DA MARCA: GUIA ESSENCIAL PARA TODA A EQUIPE DE GESTÃO DE MARCAS

Esse é um livro para quem procura se aprofundar no mundo das marcas, pois conta com 50 estudos de caso que descrevem metas, processos, estratégias, soluções e resultados.

Design de Identidade da Marca mostra um método em cinco etapas para criar e efetuar uma identidade de marca de sucesso.

5. BRANDING: PROCESSOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE VALOR

Esse livro poderia muito bem ser considerado o manual do branding, pois o define como processo de gestão empresarial, analisando seus fatores da transformação.

Você pode gostar...

Ele também mostra o caminho de construção da marca, detalhando a origem do nome e suas funções mais básicas. Ele ainda explora a história do branding e analisa os benefícios simbólicos da marca e os impactos dela na sociedade.

6. STORYBRAND: CRIE MENSAGENS CLARAS E ATRAIA A ATENÇÃO DOS CLIENTES PARA SUA MARCA

É leitura obrigatória para quem quer ser percebido pelos seus clientes, principalmente nas redes sociais e aprender o que é branding. Pois ele ensina como deve ser uma comunicação clara e específica.

Nele, o autor usa os sete itens universais das histórias poderosas que influenciam todos os seres humanos. Além disso, ensina a real razão que leva os clientes a comprarem, como descomplicar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam.

E também como criar as mensagens mais eficazes para sites, panfletos e mídias sociais.

7. E SE VOCÊ FOSSE UMA MARCA?

Você sabe o que é branding pessoal? Todos nós precisamos construir uma marca confiável reforçando nossas qualidades, já que vivemos em sociedade e nos relacionamos diariamente com pessoas.

Nesse livro, você encontrará dicas valiosas de como construir uma marca pessoal, mesmo para aqueles que não têm uma empresa nem oferecem serviços.

Em E se você fosse uma marca? o leitor aprenderá técnicas de branding pessoal para se posicionar como a escolha preferencial de sua audiência e construir toda uma plataforma de negócios em torno da sua própria marca.

8. PERSONAL BRANDING: CONSTRUINDO SUA MARCA PESSOAL

Nós somos uma marca e, portanto, precisamos administrá-la da mesma forma que uma marca empresarial. Mas não se trata de um livro com uma receita de como gerir sua marca pessoal.

Personal Branding: Construindo sua marca pessoal te leva para uma reflexão sobre sua carreira e da forma como você se posiciona no mercado de trabalho enquanto marca pessoal.

Você pode gostar...

Agora que você já sabe o que é branding, acesse outros artigos do nosso blog sobre marketing de conteúdo clicando aqui.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial