Você sabe o que é branding? Se você tem ou pretende construir uma marca, precisa dar atenção a essa parte da sua empresa, já que impacta diretamente nas suas vendas.
Fazer uma gestão da sua marca da forma correta é uma construção complexa e que pode ser demorada, mas que fará toda a diferença no momento de decisão de compra do seu cliente.
Como essa etapa é muito importante para o seu negócio, vamos te contar o que é branding, dar dicas de como fazer, além de exemplos e opções de livros para você se aprofundar no assunto.
O que é marca?
Antes de explicarmos o que é branding, é importante você saber o que é marca, para então pontuarmos qual a diferença entre marca e branding.
Ao contrário do que muitos pensam, marca não é somente o nome do seu negócio, a logo ou a identidade visual que você cria. A marca também vai muito além do serviço ou produto que você vende.
Ela é a junção de tudo isso e mais! É a emoção que o público cria ou já tem em relação ao produto, serviço e a empresa como um todo. A experiência que o cliente teve com seu negócio é o principal motivo que determina como ele perceberá a sua marca.
Significado de branding
Branding vem do termo em inglês Brand Management, que traduzindo significa Gestão de Marca.
O que é branding?
Como o próprio significado da palavra já dá um spoiler, branding é basicamente uma estratégia de gestão de marca. O objetivo é fazer essa marca cada vez mais presente no mercado e lembrada pelos clientes.
O branding não é simplesmente uma campanha de propagandas ou ações de marketing. Ele engloba atuações em diversas áreas do negócio para criar um laço positivo, tanto emocional quanto racional, com o consumidor e aumentar a visibilidade da marca.
Só que um branding bem-sucedido não acontece do dia para a noite. É preciso trabalhar muito, pois ele é muito importante para o seu negócio.
Segundo dados da pesquisa Global Consumer Pulse divulgados no meio desse ano, 76% dos brasileiros afirmaram que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores promovidos pelas marcas e pelas ações de seus líderes.
Dicas de como fazer branding
Agora que você já sabe o que é branding e marca, separamos algumas dicas simples para você aplicar no seu negócio e começar a gestão da sua marca hoje mesmo:
1. Faça uma análise da sua marca
A primeira coisa a se fazer e, a mais importante, é analisar toda a sua marca, mesmo que você não a tenha criado ainda. Para isso, você precisará ter em dia o estudo da sua persona.
Caso ainda não tenha, indicamos baixar nosso post Criando Personas.
Depois, temos os pontos que devem ser analisados e, se necessário, alterados:
- Identidade visual: isso envolve desde a logo, as cores utilizadas, estilo e fontes. Dica: crie um manual da marca com todas as informações sobre isso;
- Posicionamento e personalidade: aqui você precisará decidir quais os valores da sua marca, o “tom de voz” que utilizará, quais os canais de comunicação, a mensagem a ser transmitida e qual a linguagem a ser usada.
2. Crie sua estratégia
Agora que você já construiu a parte visual e a personalidade da sua marca, está na hora de criar estratégias de marketing para divulgá-la. Alguns exemplos de caminhos que você pode seguir dentro do digital:
Não esqueça de trabalhar o marketing dentro da sua equipe também, afinal o branding também envolve o público interno do seu negócio. Então, ter uma estratégia de endomarketing é essencial.
Afinal, se o seu time não se identifica com os valores, linguagem, posicionamento e os demais pontos do primeiro tópico, não conseguirá transmitir a mensagem que você idealizou para a sua marca.
O branding em grandes marcas
Independente do tamanho do seu negócio, é preciso entender como trabalhar o branding. E nada melhor que alguns exemplos para se inspirar, não é mesmo?
Trouxemos aqui alguns exemplos de marcas que investem em branding para, quem sabe, te dar algumas ideias legais do que implementar ou modificar no seu negócio:
Coca-Cola
Você já teve a impressão que a Coca-Cola está em todos os lugares? Em propagandas de televisão, patrocínio de eventos esportivos e causas sociais. Esse é um dos motivos da marca ser um exemplo de o que é branding.
Além disso, a empresa sempre manteve uma identidade visual forte e consistente, com o slogan que transmite o sentimento, emoção e o objetivo da marca para com os clientes: “abra a felicidade”.
Um grande exemplo desse sentimento são as campanhas de Natal que já são tradição e muito esperadas pelos seus fãs. Quem não lembra da Caravana com o Papai Noel e a música: O Natal vem vindo, vem vindo o Natal!
Garanto que quando alguém pedir para você pensar em um refrigerante, o primeiro será Coca-Cola. Isso mostra como a empresa construiu muito bem o seu branding ao longo de todos esses anos.
Netflix
Agora um exemplo de o que é branding mais recente: a Netflix é um case de como se relacionar com seus clientes e as tendências do momento podem ser o diferencial da sua marca.
A Netflix simplesmente transformou a maneira de como consumimos conteúdos na televisão, já que antes ficávamos reféns dos canais de tv e sua programação. E ainda por um valor mais acessível.
A empresa está sempre ligada no que acontece no momento, usando isso como forma de promover suas produções e conteúdos disponíveis na plataforma.
Além disso, a forma informal e divertida de como a Netflix interage com seus seguidores no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, reforça a sua marca.
Sem falar em toda a estrutura da empresa, como sua plataforma, identidade visual e no seu suporte de atendimento ao cliente eficiente, que são exemplos de como uma gestão de marca bem planejada e coesa com os seus valores são fundamentais para uma empresa.
Livros sobre branding
Para te ajudar a se aprofundar ainda mais sobre o que é branding e como a gestão de marca é fundamental para um negócio, fizemos uma lista com alguns livros sobre o tema:
1. Marketing 4.0
Obviamente não poderíamos começar uma lista de livros sobre o que é branding sem falar de algum livro do “Pai do Marketing Moderno”, Philip Kotler. Nesse livro, ele fala sobre as mudanças importantes da passagem do marketing tradicional para o digital.
Para alcançar o sucesso em um ambiente tão variável, difícil e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização.
Em Marketing 4.0, você encontrará uma análise direta e simples, cheia de exemplos que podem ser aplicados nos mais variados modelos de negócios.
2. Branding: gestão de marcas
O livro mostra que branding é muito mais que incorporar um nome a uma oferta. Ele significa prometer aos clientes a entrega de uma boa experiência e de um ótimo desempenho.
O livro traz modelos, listas de verificação e outras ferramentas úteis para dar o suporte aos leitores na criação e gestão de marcas.
3. Digital Branding: estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio na era digital
O livro é praticamente um guia desenvolvido para preparar profissionais de marketing e comunicação a tirarem o que há de melhor das tecnologias digitais, aumentando o impacto e os resultados de suas marcas e empresas.
Em Digital Branding, o autor desvenda os temas mais relevantes do marketing digital, de modo prático, e ainda te prepara para lidar com a complexidade que é a construção e gestão de marcas em um mundo cada vez mais digital.
4. Design de identidade da marca: guia essencial para toda equipe de gestão de marcas
Esse é um livro para quem procura se aprofundar no mundo das marcas, pois conta com 50 estudos de caso que descrevem metas, processos, estratégias, soluções e resultados.
Design de Identidade da Marca mostra um método em cinco etapas para criar e efetuar uma identidade de marca de sucesso.
5. Branding: processos e práticas para a construção de valor
Esse livro poderia muito bem ser considerado o manual do branding, pois o define como processo de gestão empresarial, analisando seus fatores da transformação.
Ele também mostra o caminho de construção da marca, detalhando a origem do nome e suas funções mais básicas. Ele ainda explora a história do branding e analisa os benefícios simbólicos da marca e os impactos dela na sociedade.
6. Storybrand: crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca
É leitura obrigatória para quem quer ser percebido pelos seus clientes, principalmente nas redes sociais e aprender o que é branding. Pois ele ensina como deve ser uma comunicação clara e específica.
Nele, o autor usa os sete itens universais das histórias poderosas que influenciam todos os seres humanos. Além disso, ensina a real razão que leva os clientes a comprarem, como descomplicar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam.
E também como criar as mensagens mais eficazes para sites, panfletos e mídias sociais.
7. E se você fosse uma marca?
Você sabe o que é branding pessoal? Todos nós precisamos construir uma marca confiável reforçando nossas qualidades, já que vivemos em sociedade e nos relacionamos diariamente com pessoas.
Nesse livro, você encontrará dicas valiosas de como construir uma marca pessoal, mesmo para aqueles que não têm uma empresa nem oferecem serviços.
Em E se você fosse uma marca? o leitor aprenderá técnicas de branding pessoal para se posicionar como a escolha preferencial de sua audiência e construir toda uma plataforma de negócios em torno da sua própria marca.
8. Personal Branding: construindo sua marca pessoal
Nós somos uma marca e, portanto, precisamos administrá-la da mesma forma que uma marca empresarial. Mas não se trata de um livro com uma receita de como gerir sua marca pessoal.
Personal Branding: Construindo sua marca pessoal te leva para uma reflexão sobre sua carreira e da forma como você se posiciona no mercado de trabalho enquanto marca pessoal.