Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

O que é feedback e 10 dicas para um feedback construtivo

Aprenda o que é feedback positivo, negativo e construtivo, 10 dicas de etiqueta sobre o assunto e uma lista de 5 livros para se aprofundar

o que é feedback

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso os negócios que sabem quais são os seus pontos fortes e fracos conseguem aperfeiçoar seus processos e se destacar. Mas você só consegue fazer isso sabendo o que é feedback.

Cada vez mais cresce a sua importância na gestão de um negócio, pois existem diversas formas de receber um feedback. Ele pode vir de gestores, dos colaboradores e dos seus clientes.

Mas não se engane, não é tão fácil dar e nem receber um feedback. Então, para que você entenda o que é feedback, preparamos esse texto com sua definição, seus tipos e as melhores dicas.

O que é feedback?

Você deve ter ouvido alguém falar a palavra feedback, mas muita gente ainda tem dúvida sobre o que é feedback.

Mas qual é o significado da palavra feedback? Se formos pensar na sua tradução do inglês, “comentário” ou “opinião” é o que significa feedback. Por isso, eles são importantes no engajamento das redes sociais, como Facebook e Instagram.

Você pode gostar...

No mundo dos negócios, o feedback é uma ferramenta de comunicação utilizada para avaliar a alta performance tanto de pessoas, quanto das empresas.

E para que serve o feedback? Feito de forma correta, o feedback é uma forma de desenvolver e melhorar o desempenho de um funcionário ou de um serviço/produto de uma empresa, por exemplo.

Mas por que falamos “feito da forma certa”? Porque existem alguns tipos de feedback e você precisa conhecê-los. Tanto se você é a pessoa que vai fazer a avaliação e dar feedback, ou quem vai receber feedback.

Tipos de feedback

Dependendo do artigo ou livro sobre o que é feedback, você vai encontrar diversas nomenclaturas para os tipos de feedback.

Escolhemos falar nesse post o que consideramos os três mais importantes para sua vida pessoal ou da sua empresa: positivo, negativo e construtivo.

  1. O que é feedback positivo?

A função do feedback positivo é elogiar, ressaltar um desempenho ou atitude boa que a pessoa ou empresa teve, para que isso continue se repetindo.

Ele é o mais importante dos feedbacks, pois agrega muito para quem está recebendo, sinalizando um bom trabalho, seja como membro de uma empresa ou como empreendimento que fornece um produto ou serviço.

  1. O que é feedback negativo?

Esse é o mais delicado dos feedbacks, pois ressaltará apenas o que a empresa ou pessoa fez de ruim ou errado, sem ao menos trazer alguma solução. Normalmente ele pouco agregará para quem recebe esse tipo de feedback.

No mundo corporativo, dependendo de como é dado o feedback negativo, há uma linha tênue entre ele e um possível assédio moral. Por isso, é necessário muito cuidado.

No dia-a-dia, um simples feedback pode afetar emocionalmente quem o recebe, por isso é preciso atenção. Antes de fazê-lo, coloque-se no lugar da pessoa e não diga ou escreva nada de cabeça quente.

  1. O que é feedback construtivo?

O feedback construtivo é como uma junção do positivo com o negativo. É também muitas vezes o mais difícil de ser dado ou recebido.

Para caracterizar um feedback construtivo, ele precisa destacar os pontos positivos de um desempenho, produto ou serviço e ainda apontar melhorias, caso o resultado não tenha sido o esperado.

Além disso, ele reconhece um bom trabalho e ajuda na evolução da pessoa ou empresa que o recebe.

Dicas de como dar um feedback

Independente do tipo de feedback que você dará, é preciso lembrar que isso precisa ser feito da forma correta para que seja efetivo, pois a base da comunicação não está só em “como você fala”, mas também em “como o outro ouve”.

Por esse motivo separamos algumas dicas para você não errar quando precisar dar um feedback:

Você pode gostar...
  1. Elogios em público, críticas no privado

Todo mundo pode e tem o direito de errar. Por isso, quando for necessário dar um feedback negativo, preserve a privacidade da pessoa em questão. Infelizmente o mais comum é isso ser feito em público.

Só que isso pode causar um constrangimento tanto para quem dá, quanto para quem recebe o feedback e também para outras pessoas que estão presentes. Cria-se então um ambiente de medo, o que é muito nocivo.

O que deve acontecer é tornar o mais público possível o feedback positivo, para que todos sejam incentivados a buscar o mesmo reconhecimento. 

  1. Esteja preparado

Como dissemos, para que um feedback tenha um bom efeito sobre quem o recebe, é preciso ter cautela na hora de expressá-lo. Por isso, a primeira dica é preparar-se, mesmo que ele seja somente positivo.

O que dizer em um feedback é muito importante. Portanto, faça uma lista ou até mesmo um pequeno roteiro do que irá abordar.

Isso pode te ajudar a ser mais claro durante o feedback, até para conseguir argumentar se for necessário.

  1. Não demore muito

É importante tentar dar um feedback assim que possível, porém jamais o faça se estiver com o emocional abalado, pois as chances de ele ser construtivo diminuem.

Mas também não espere um mês ou mais, pois isso pode prejudicar a relação de vocês e o desempenho do trabalho ou projeto.

  1. Comece pelos pontos positivos

Ao iniciar seu feedback, procure estimular positivamente a pessoa ou empresa que está se dirigindo. Liste as coisas boas que foram feitas para então ressaltar os pontos de melhoria.

  1. Foque no comportamento e não na pessoa

Não critique uma pessoa diretamente, independente da relação que você tenha com ela. Ao invés disso, traga um feedback construtivo, com os pontos que ela precisa melhorar.

Você pode gostar...

Tente descrever o cenário, foque em explicar qual foi o comportamento que gerou aquela situação e qual foi o impacto disso na relação de vocês e do negócio.

  1. Esteja aberto para ouvir o outro

Lembre-se que o feedback não é um debate, então não é preciso ganhar a discussão. Então esteja aberto para ouvir o que o outro tem a dizer sobre o seu feedback.

E mais importante: se você estiver errado, reconheça o erro que cometeu.

  1. Confirme que a pessoa entendeu

Alinhe com a pessoa o que ela entendeu do feedback recebido e a melhor forma de fazer isso é: perguntando! Pergunte o que a pessoa acha que pode fazer para melhorar e como você pode ajudá-la.

Livros sobre o que é feedback

Quer se aprofundar mais sobre o que é feedback e como utilizá-lo na rotina do seu negócio?

Separamos algumas dicas de livros com dicas de como dar e receber feedback tanto no âmbito pessoal, quanto profissional:

Livro Obrigado pelo feedback

Os autores Douglas Stone e Sheila Heen abordam que estamos operando no polo errado: o mais inteligente é educar os receptores – tanto no trabalho quanto nas relações pessoais.  São eles, afinal, que interpretam o que estão ouvindo e decidem se e como mudar.

De maneira bem-humorada e lúcida, esse livro nos ensina a aceitar com interesse e leveza a enxurrada de comentários, avaliações e conselhos não solicitados e nos ajudam a aprender efetivamente a receber o feedback.

Livro A arte de dar feedback

O livro A Arte de Dar Feedback aborda conselhos práticos para transformar qualquer conversa sobre desempenho em uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Não importa se você quer dar um feedback para reconhecer um trabalho exemplar ou abordar problemas de comportamento, neste livro você encontra dicas certeiras para promover o melhor da sua equipe.

Você pode gostar...

Livro Preciso saber se estou indo bem!

Em Preciso saber se estou indo bem! veja a importância do feedback através de uma história simples, baseada em pessoas reais que o autor conheceu ao longo de sua carreira como professor e consultor.

Esse livro apresenta os quatro tipos de feedback: positivo, corretivo, ofensivo e insignificante. E ensina quando usar os dois primeiros e como evitar os outros.

Livro Feedback: Receita eficaz em 10 passos

Com um formato interativo e didático, Feedback: Receita Eficaz em 10 Passos apresenta as ferramentas necessárias para que você consiga fazer uma crítica de maneira efetiva, elogiar sem bajular e a receber críticas sem ficar na defensiva.

O conteúdo desse livro foi construído com base em diversas técnicas e adaptado para a realidade corporativa brasileira, ao trazer conceitos acadêmicos consolidados sobre como dar e receber feedback através de uma receita simples e eficaz.

Livro Conversas sobre feedback: 100 perguntas para estimular a interação nas organizações

Conversas sobre Feedback é um livro-caixinha e que pode ajudar a estimular o exercício de dar e receber seus feedbacks, favorecendo a interação entre gestores, líderes, treinadores, consultores e profissionais de recursos humanos.

Essa obra vai te possibilitar: incluir o feedback nas suas interações diárias, transmitir uma mensagem clara que enfatize melhoria.

Também a como comunicar críticas com eficácia, incluir elogios nas suas interações e vencer os medos e desafios e começar a ter conversas significativas e transformadoras.

Agora que você já sabe o que é feedback e aprendeu algumas dicas, compartilha com a gente nos comentários o seu feedback sobre o nosso texto e o nosso blog!

 

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial