Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

O que é NIS: 6 portais para consultar o seu cadastro

Saiba o que é NIS e a importância de conhecer o seu cadastro para ter acesso aos benefícios sociais do Governo Federal

o que é nis

Se você já trabalhou com registro na CLT ou já recebeu algum benefício social, certamente você possui um número NIS. Mas o que é NIS e para que ele serve? Vamos falar sobre isso nesse post.

A sigla NIS significa Número de Identificação Social. Ele é um registro único, ou seja, cada pessoa tem o seu. É como se fosse o CPF do cadastro social dos cidadãos brasileiros.

Esse número de identificação possui 11 dígitos e será necessário informá-lo em todas as operações sociais realizadas em seu nome. Exemplos: benefícios como o Programa Bolsa Família, seguro desemprego, FGTS, licença maternidade, aposentadoria e outros.

Agora que você sabe o que é NIS, veja por que esse cadastro é importante.

O QUE É NIS: IMPORTÂNCIA DO CADASTRO

Para todos os naturalizados brasileiros, é muito importante ter o cadastro e saber o que é NIS. Ele é quem garante o acesso aos direitos trabalhistas e de previdência social em nosso país.

Você pode gostar...

O registro é organizado pela Caixa Econômica Federal e controla a distribuição da renda pública entre os cidadãos. O cadastro serve para evitar fraudes e o uso indevido da verba pública.

Nesse sentido, é impossível receber algum benefício do Governo Federal sem ter o seu cadastro no NIS.

O QUE É NIS: DIFERENÇA ENTRE NIS, PIS, PASEP E NIT

Como falamos anteriormente, o cadastro NIS é o seu número de identificação social. A sigla NIT refere-se a mesma coisa, ou seja, NIT e NIS são os mesmos números e significa Número de Identificação do Trabalhador.

A diferença é que NIS é o cadastro de trabalhadores formais e NIT é o cadastro de trabalhadores informais como: profissionais liberais, empregadas domésticas, autônomos e outros.

Já o PIS é o Programa de Integração Social, quando uma pessoa efetiva o seu primeiro registro de trabalho com carteira assinada. Ou seja, o NIS é o número de identificação da pessoa dentro do programa PIS.

E por fim, PASEP é um antigo programa idealizado pelo Governo Federal que significa: Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Seria como o PIS, porém, focado apenas para servidores públicos federais, estaduais e municipais e demais empregos públicos.

Para finalizar, uma dica: se você ainda não possui um registro em carteira de trabalho, é interessante consultar seus dados e descobrir seu NIS. Assim, você poderá informar ao seu futuro contratante e evitar que o número NIS seja gerado em duplicidade.

O QUE É NIS: ONDE E COMO CONSULTAR

Se você deseja saber se já possui uma inscrição NIS, você pode realizar uma consulta em diversos canais.

1. CadÚnico

Nós já falamos aqui sobre o Cadastro Único, também conhecido como Portal Consulta Cidadão. Para consultar sua inscrição NIS, basta baixar o app e realizar o login utilizando seu CPF e outros dados pessoais.

Se você for o representante familiar, poderá consultar o cadastro NIS de todos os participantes do seu grupo familiar. Vale lembrar que essa opção só é válida para quem já é beneficiário dos programas sociais do Governo Federal.

2. Cartão Cidadão

Se você possui o seu cartão cidadão, note que o seu número NIS está disponível logo na parte frontal do cartão. Lembrando que apenas os 11 primeiros dígitos são a inscrição NIS. Os 2 dígitos mais afastados não pertencem ao seu cadastro.

3. Carteira de Trabalho – CTPS

Na Carteira de Trabalho, seu número NIS está na primeira página, junto com a sua foto. Nesse documento, ele aparecerá com a nomenclatura PIS.

4. Meu INSS

Tanto pelo aplicativo como no site do Meu INSS, é possível consultar seu NIS. Para o primeiro acesso, será necessário realizar um cadastro e criar login e senha.

5. Extrato do FGTS

Você pode acessar o seu extrato pela internet no site da Caixa e nele será possível descobrir seu número NIS. Para o primeiro acesso, assim como o site do meu INSS, será preciso realizar um cadastro e criar login e senha.

6. Cartão Bolsa Família

Assim como no Cartão Cidadão, para quem recebe o bolsa família, o NIS poderá ser encontrado na parte frontal do cartão do benefício social.

Você pode gostar...

Logo abaixo do nome do beneficiário e titular do cartão, encontram-se os 11 dígitos do cadastro NIS.

Saiba Mais: Como preencher um recibo e 4 dicas para evitar dor de cabeça

O QUE É NIS: CONCLUSÃO

Todas as políticas públicas de benefícios sociais do Governo Federal só serão destinadas a um cidadão após esse ter o seu cadastro NIS realizado.

Normalmente, esse cadastro já é realizado pelos órgãos governamentais assim que um beneficiário é registrado em algum programa social.

Por isso, a maioria das pessoas já possuem o seu número NIS, porém o desconhecem.

Ter o número NIS disponível facilita o acesso a consulta sobre direito, recebimento, saque, duração e cancelamento de inscrição em programas sociais.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial