Há alguns dias, ao criar um anúncio no Facebook, percebi que uma nova forma de cobrança está disponível para os anunciantes. Além das opções de pagamento por clique (CPC) e por mil impressões (CPM), a opção “Ação Otimizada” também está disponível. Ao selecionar a opção, o Facebook exibe a mensagem:
“We will try to get as many people to like your page or install your app given your budget, by delivering the ad to those people most likely to take action. You will be charged each time your ad is viewed. Please choose this option only for ads for pages and apps on Facebook.”
Em tradução livre, a opção define que:
“Nós tentaremos obter o máximo possível de pessoas para curtir sua página ou instalar seu aplicativo de acordo com seu orçamento, entregando o anúncio para as pessoas mais propensas a tomar esta ação. Você será cobrado cada vez que seu anúncio for visualizado. Por favor, escolha esta opção apenas para anúncios de fan pages e aplicativos no Facebook”.
Em linhas gerais, o Facebook tentará melhorar os anúncios e garantir que mais pessoas tomem ações dentro da rede e a favor dos objetivos de conversão dos anunciantes. A medida claramente aponta para uma tentativa do Facebook em entregar melhores resultados aos anunciantes, tendo em vista que várias notícias relacionadas ao baixo desempenho dos Facebook Ads vieram à tona recentemente.
A desistência da GM em anunciar no Facebook e a queda dos acessos ao site e aumento da utilização do mobile, o que diminui o número de exibição de anúncios, são apenas dois exemplos do “terrorismo” em torno da real eficiência dos anúncios no Facebook. O fato curioso das “Ações otimizadas”, no entanto, diz respeito ao controverso sistema de cobrança. A cobrança, segundo a descrição, será por impressões, mas ele visa o aumento das ações dos usuários, o que denotaria uma cobrança por clique.
A confusão, por sua vez, pode ser resultado de anos e anos de domínio do formato CPM e CPC no tipo de pagamento por anúncios online. A partir desse novo formato, vamos nos acostumar a considerar o CPF, Custo Por Fã, ou Custo Por Instalação, CPI. Porém, estas duas siglas já são bem conhecidas de todos, especialmente pelos brasileiros.
Otimizar para objetivos
Segundo o site Social Media Examiner, o Facebook inseriu a opção “Objetivos” na construção dos anúncios. Esta opção ainda não está disponível para mim, mas deve chegar em breve. Ao selecioná-la, é possível escolher se a campanha será otimizada para aquisição de fãs ou direcionada aos usuários com mais chances de clicar no anúncio.
Ainda não utilizei as Ações Otimizadas, assim que tiver mais informações, compartilho aqui ou na próxima turma do Curso de Facebook para Empresas.