Ou navegue pelas categorias

SEO

O que é URL e mais 3 dicas para ter uma URL de qualidade

Descubra o que é URL e como uma boa escolha do seu endereço virtual pode ser o diferencial do seu negócio! Bônus: 10 URLs mais acessadas

o que é url

Se você tem um produto ou serviço, hoje mais do que nunca, você precisa estar na internet. Para o seu negócio ter presença online, é muito importante ter uma página e saber o que é URL é um diferencial.

A URL será o seu endereço eletrônico, seja ele um site ou até mesmo páginas em redes sociais.

Será o meio pelo qual os usuários vão encontrar informações sobre você ou o seu negócio. Por isso, é importante dentro de uma boa estratégia de marketing digital.

Por conta disso, hoje vamos te ensinar de forma rápida e simples, sobre o que é URL e como ela poderá ajudar na sua empresa.

O QUE É URL?

É a abreviação do termo em inglês Uniform Resource Locator. Mas o que significa URL? Em tradução livre, significa Localizador Uniforme de Recursos ou Localizador Padrão de Recursos.

Você pode gostar...

Na prática, você usa ela provavelmente todos os dias, já que URL é o endereço eletrônico de um recurso ou conteúdo localizado em uma rede de internet ou intranet.

Então, a URL é aquele link de site, imagem, documento ou vídeo que você pode acessar e compartilhar com amigos e familiares em redes sociais, por exemplo.

Para você entender melhor o que é URL, fica mais fácil fazer uma analogia: esse site que você está acessando nesse momento é a nossa “casa” e a URL www.camilaporto.com.br é o endereço dessa casa.

Um outro exemplo de URL é a do Google: www.google.com.br, que é a mais acessada do mundo e com certeza você digita no seu dia a dia para fazer pesquisas.

O QUE É URL: ESTRUTURA

Basicamente, a URL tem uma estrutura de 3 elementos: protocolo, domínio e subdomínio. Resumiremos a seguir cada um deles:

1. Protocolo

Também chamado do Schema ou Esquema, o protocolo é o “http” (Protocolo de Transferência de Hipertexto) ou “https” (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) que você vê no início de uma URL.

O protocolo controla e possibilita uma comunicação, conexão, transferência de dados entre dois sistemas de computadores.

Outros dois exemplos de protocolos são o “ftp://”, “file://” e “mailto://”.

2. Domínio

O nome de domínio serve para localizar o site, pelo qual ele é conhecido. Tomando como exemplo a URL do Facebook: www.facebook.com, “Facebook” é o domínio.

3. TDL

TDL é a sigla para Top-level Domain, que significa domínio de alto nível que funcionam como se fossem categorias de sites. Alguns exemplos mais famosos de TDL: .com, .com.br, .gov, .net, entre outros.

Outros elementos que podem aparecer em URLs são o subdomínio e o subdiretório.

Subdomínio é tudo aquilo que aparece bem antes do domínio principal do site. Como acontece no caso do site de notícias da Globo, por exemplo: www.g1.globo.com, onde o “g1” é o subdomínio.

Já os subdiretórios é tudo aquilo que vem depois do TDL, como por exemplo a URL desse post que após o camilaporto.com.br tem a barra e a palavra-chave ou título do artigo.

Outro exemplo é o formulário de contato: www.camilaporto.com.br/contato/, onde o “/contato/” é um subdiretório.

O QUE É URL E A DIFERENÇA ENTRE DOMÍNIO E SITE?

Como mencionamos anteriormente, URL é o endereço virtual. Já domínio não é a mesma coisa, mas sim é o nome do site, aquilo que vem depois do http ou do www.

Você pode gostar...

Usando o nosso exemplo novamente, URL é o www.camilaporto.com.br e domínio é o camilaporto.com.br.

O site é todo o conteúdo que você encontra ao acessar a URL, como esse texto que está lendo nesse momento e que faz parte do nosso site.

DICAS PARA TER UMA BOA URL

Ter uma boa URL não é garantia automática de vendas para o seu negócio, mas é um ponto muito importante dentro da estratégia de marketing do seu produto ou serviço.

Por isso, separamos algumas dicas para criar uma boa URL:

1. ESCOLHA BEM O DOMÍNIO

O seu site deve representar você ou seu negócio. Por isso, escolha um domínio que represente muito bem sua empresa, produto ou serviço.

Use sua criatividade e entenda bem do seu nicho para não errar, pois o domínio precisa ser fácil e rápido de lembrar.

2. USE PALAVRAS-CHAVES E TERMOS SIMPLES NOS SUBDIRETÓRIOS

Além de facilitar para quem acessar sua URL, será mais fácil para o Google entender o que aquela página do seu site diz.

Para isso, entender o que é SEO, ajudará muito a sua URL aparecer mais nas buscas do que a dos seus concorrentes. Para saber mais sobre SEO, acesse esse post do nosso site.

3. ENCURTE E PERSONALIZE A URL

Os encurtadores de URL servem para, como o nome já diz, encurtar o endereço da URL, pois alguns podem ter muitos, às vezes até centena de caracteres.

Além disso, os encurtadores servem para facilitar o acesso das pessoas a aquelas URLs enormes e também contabilizar quantas pessoas clicaram no link.

Você pode gostar...

O mais famoso deles é o Bit.ly que, além das vantagens mencionadas acima, também possibilita personalizar a URL que foi encurtada.

Saiba Mais: Digital Branding: Estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio na era digital

Um exemplo disso é esse link do Guia de Persona, um ebook do site gratuito que encurtamos e personalizamos a URL utilizando o Bit.ly: https://bit.ly/guiadepersona

Com certeza, dessa forma fica muito mais fácil dos nossos leitores lembrarem e acessarem essa URL.

Quer saber mas sobre como deixar a URL menor? Temos um post com uma série de dicas para encurtar URLs. Para acessá-lo, é só clicar aqui.

URLS MAIS ACESSADAS 2020

Além de explicar ao longo desse artigo tudo sobre o que é URL, à título de curiosidade, resolvemos trazer as 10 URLs mais acessadas esse ano aqui no Brasil e também no mundo, segundo a página SimilarWeb. Confira quais são:

BRASIL

1. google.com

2. youtube.com

3. facebook.com

4. instagram.com

5. google.com.br

Você pode gostar...

6. xvideos.com

7. globo.com

8. uol.com.br

9. twitter.com

10. mercadolivre.com.br

EM TODO O MUNDO

1. google.com

2. youtube.com

3. facebook.com

4. twitter.com

5. instagram.com

Você pode gostar...

6. baidu.com

7. wikipedia.org

8. xvideos.com

9. yandex.ru

10. pornhub.com

Bom, agora que você já sabe o que é URL, que tal aprender a colocar a URL do WhatsApp da sua empresa no Instagram?

Clique aqui e acesse o post do nosso site que explica todo o passo-a-passo.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial