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O varejo do futuro

No post “O futuro das Compras” várias tendências que chegarão ao comércio eletrônico ou que já estão lá foram apresentadas. Porém, outro movimento vem crescendo muito no e-commerce: pessoas influenciando pessoas na hora das compras.

Antes o que era papel do vendedor, está sendo promovido pelos próprios consumidores, os quais ajudam outras pessoas a tomar melhores decisões de compra. Este novo consumidor está sendo chamado de Sellsumer, junção das palavras sell (vender) e consumer (consumidor). Este processo se dá de forma simples, a partir do compartilhamento de experiências de compra em sites de e-commece, redes sociais, fóruns e onde mais for possível.

O vídeo “Modern Retail” produzido pela Good Magazine apresenta vários dados acerca da interação entre as pessoas e os produtos nos EUA. A pesar de ser em outro país, este movimento já está chegando ao Brasil com sites como o ReclameAqui, Buscapé, Ebit e claro, o Compra3, onde você possui uma rede social de compras onde pode compartilhar suas experiências ao comprar em algumas das melhores lojas da Internet.

Vamos ao vídeo (em inglês)?

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=xPy93HM1vPU&feature=player_embedded]

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Alguns dados

No vídeo é possível observar vários dados interessantes. Para facilitar a observação, os extraímos do vídeo e os colocamos abaixo:

  • 83% dos compradores online disseram que querem compartilhar as informações sobre suas compras pela Internet;
  • Em 2008, aproximadamente 83 milhões de usuários da Internet geraram avaliações sobre produtos;
  • 116 milhões de pessoas leram estas avaliações;
  • Entre as pessoas que planejam postar avaliações sobre suas compras na Internet, 88% disseram que elas seriam positivas;
  • 93% dos norte-americanos pesquisam sobre um produto na Internet antes de realizar a compra em uma loja física;
  • 84% disseram que acreditariam em avaliações de outros usuários;
  • 31% das pessoas que contribuem com sites de avaliações de produtos, disseram que fazem isso para se sentir parte de uma comunidade;
  • 28% fazem avaliações para serem reconhecidos por outros usuários;
  • 50% das pessoas que usam redes sociais levam em consideração as informações compartilhadas nas redes antes de fazer uma compra;
  • 86% das lojas online nos EUA possuem uma fanpage no Facebook;
  • Usuários de redes sociais acreditam 3 vezes mais em opiniões de outros usuários do que nos comerciais sobre produtos;
  • As lojas com maior sucesso nos EUA usam as opiniões e sugestões de seus clientes em 80% das ações de venda e merchandising;
  • Em 2009 foi batido um novo recorde, pois 79% dos consumidores online estavam satisfeitos com suas compras.

A partir destes dados é possível afirmar que as pessoas adquirem a cada dia papel mais importante no mundo do e-commerce. Para quem acredita que a Internet é um mundo frio e sem interação, no que diz respeito às compras, isso está longe de acontecer.

Fonte: Good Magazine

PS. Publicado originalmente por mim no Blog3.

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