Constantemente, nós fazemos mudanças nas nossas estratégias e objetivo de campanha no Facebook com o intuito de melhorar nossos resultados. Nós verificamos o que está indo bem e mantemos. O que não performa da maneira desejada, nós paramos ou verificamos maneiras de melhorar a situação.
Por isso, decidimos trazer um pouco dos nossos bastidores para você, mostrando o que temos feito com nossas campanhas, o que deu bons resultados e o que decidimos deixar de lado. Ou seja, que não funcionou no nosso negócio.
Vamos te mostrar, ao longo do texto, como uma modificação no objetivo de campanha fez com que nós conseguíssemos 17% mais leads.
Objetivo de campanha no Facebook que rendeu 17% mais leads
Em nossa página no Facebook, nós publicamos conteúdos aqui do blog, que são os textos de dicas que você já conhece bem. Esses conteúdos do blog são impulsionados no Facebook para não dependermos apenas do alcance orgânico da fanpage (que hoje gira em torno de 10% do tamanho da nossa base. Vídeos tendem a ter um alcance orgânico maior).
Todo mundo sente na pele que o alcance orgânico está cada vez menor e, se dependermos somente do orgânico, não vamos ser vistos da maneira que gostaríamos para nosso negócio. Por isso a importância do impulsionamento – esse é um tópico que explicamos no treinamento Facebook Essencial, inclusive.
O que estávamos fazendo
Nós seguimos pensando na tendência de que as pessoas curtem, compartilham e comentam menos no Facebook porque tem muito conteúdo na rede social. As pessoas têm um comportamento ativo muito menor em se tratando de engajamento (nesse sentido de curtir, compartilhar e comentar). Os usuários clicam e consomem mais conteúdo na rede social, mas engajam menos.
Com isso em mente, nós resolvemos focar nossas campanhas de geração de leads no objetivo de reconhecimento de marca. A hipótese era de que esse objetivo traria mais alcance para os posts do blog que estávamos divulgando no Facebook e, consequentemente, mais cliques.
O que mudamos
Nós queremos levar o conteúdo para mais pessoas. Por isso, mudamos o objetivo da campanha para conversões, usando o pixel do Facebook configurado para viewcontent.
Os resultados ainda são preliminares, mas já podemos perceber que:
- O alcance de usuários foi praticamente o mesmo;
- O volume de impressões foi 8% maior;
- O volume de leads apresentou um aumento de 17%;
- Por outro lado, o investimento foi 24% maior.
Os dados nos levam a crer que com a mudança de objetivo na campanha do Facebook, os anúncios foram vistos por um público mais qualificado, sendo por isso mais caro.
Porém, mesmo mais caro, esse público é mais voltado para a conversão (lead), que é nosso foco. A princípio, a alteração trouxe bons resultados, aumentando os leads em 17% enquanto o custo por lead foi apenas 6% maior.
Por isso, sempre faça testes de objetivo de campanha no Facebook e, principalmente, monitore os resultados. Analise o que performa bem sempre de acordo com o objetivo do seu negócio.
Nessa campanha em específico, nosso objetivo era geração de leads. Fazer outra escolha de objetivo nos rendeu bem mais resultados e com leads mais qualificados.
Agora, conte para nós: qual objetivo de campanha no Facebook traz os melhores resultados para você em seus anúncios no Facebook? Deixei um comentário, vamos falar mais sobre isso!
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Outra dica do nosso time de métricas é usar o Facebook Ads Manager for Excel. Esse plugin para Excel 2016 gera relatórios do Facebook com muito mais praticidade.
Você instala, define os intervalos de tempo e gera os dados com maior rapidez. Saiba tudo sobre ele aqui:
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