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Os 3 maiores erros que estão QUEIMANDO seu investimento no Facebook (e como evitá-los) – Leads

Olá, tudo bem?

Você está feliz com os resultados das suas campanhas de anúncios no Facebook? Tenho recebido dezenas de mensagens de pessoas que não estão felizes com seus resultados e já estão pensando em desistir. Por isso, resolvi escrever um texto um pouco mais “pesado”, porque eu acredito que muitas pessoas precisem levar alguns puxões de orelha.

Dentre todas essas mensagens que recebo, percebi que a maioria das pessoas comete erros simples de serem evitados, mas por não conhecerem os recursos do Facebook (ou por acharem que conhecem), comentem e queimam muita grana.

Por simplesmente desconhecer algumas coisas básicas, várias pessoas jogam seu investimento fora. Depois de 5 anos capacitando mais de 4 mil alunos em todo país, consegui identificar os principais erros que as pessoas comentem ao anunciar no Facebook. Identifiquei 13 erros muito comuns, mas neste texto vou compartilhar os Top 3. Os demais erros serão abordados em outra oportunidade. Eu avisarei quando este material estiver no ar.

Dado este recado, vamos lá para os 3 erros comuns que estão queimando seu investimento no Facebook.

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 TOP 3: Deixar o orçamento apenas por conta do Facebook

Quando você anuncia no Facebook tem basicamente duas opções para ser cobrado: CPC e CPM. CPC é o conhecido como Custo Por Clique. Isso significa que você será cobrado sempre que alguém CLICAR no seu anúncio. O CPM é o Custo Por Impressão. Isso significa que a cada 1.000 vezes que seu anúncio for exibido, você será cobrado.

Para ficar mais claro, vamos pegar o exemplo de um anúncio feito com o objetivo de obter curtidas na sua página. Você cria seu anúncio e chega a etapa “Quanto você quer gastar”. Ali você tem duas opções: Curtidas na página ou Cliques. A primeira opção gerará um anúncio no formato CPM. A segunda no formato CPC.

curtidasnapagina

Muitas pessoas se enganam quando optam para “Otimizar seu anúncio para ‘seu objetivo’” e acreditam que o Facebook só cobrará quando a pessoa converter, ou seja, se a pessoa comprar algo (quando se faz um anúncio como “Conversões”), curtir a página (quando se faz um anúncio como “Curtidas na página).

Recebo várias mensagens de pessoas que se assustam quando não realizaram nenhuma venda, mas o Facebook as cobrou no cartão de crédito. Aí está uma parte deste erro: achar que o Facebook só cobrará quando houver conversão. Ele cobrará sempre que seu anúncio for exibido quando você opta por esse formato.

A segunda parte deste erro é deixar APENAS o Facebook gerenciar seu orçamento. Muitas pessoas não sabem o que fazer no momento de definir quanto e como gastar seu investimento e deixam tudo no automático. Assim, o Facebook faz a festa, tendo em vista que ele quer que você gaste o máximo possível.

Minha dica é: faça anúncios com pelos menos dois modelos de pagamento. Você pode deixar no automático (caso não saiba o que fazer), mas tenha outro anúncio que você configura os valores máximos de investimento (mesmo que você não tenha certeza do que fazer). Assim você pode saber qual está gerando mais resultado.

Se você deixa tudo por conta do Facebook, é a mesma coisa que deixar uma criança de 6 anos fazer suas compras do mês no supermercado, por exemplo. Ela terá R$300,00 para gastar, mas com certeza não trará as coisas que você realmente precisa para passar o mês. Por isso, você pode dar R$150 para o Facebook gastar e a outra parte você define como investir.

supermarket

É claro que para isso, você precisa saber quando usar CPC, CPM, como criar variações das suas campanhas, que formato de anúncio usar, por exemplo. Mas, tenha essa ideia em mente.

TOP 2: Não cuidar da sua página de destino

Este problema é clássico. Recebo vários e-mails por semana de pessoas reclamando que não conseguem vender com suas campanhas. Elas alegam que investiram vários reais e não venderam nada e que o Facebook não funciona. Respiro fundo e, pergunto: Qual é a sua página de destino?.

O que é uma página de destino?

Uma página de destino é o lugar para onde você direciona as pessoas que clicam no seu anúncio. Ela também é chamada de “Landing Page”. Isso vale para um negócio local também. Sua “página de destino” é sua loja, seu estabelecimento. É importante que você entenda uma coisa: “Anúncios não vendem. Anúncios levam as pessoas para onde você vende. Quem vende é sua página de destino”.

Se você leva as pessoas para uma página que:

  • Demora para carregar;
  • Sua loja não tem um bom atendimento (se for negócio local)
  • Não tem um visual legal;
  • Não tem informações suficientes;
  • Tem tudo menos o produto que você está anunciando;
  • Não o mínimo de condições para a pessoa converter…

Adivinhe o que acontece? Você não vende! Você está queimando investimento.

Uso exemplo de uma grande rede de farmácias no curso Facebook Ads. No curso, na aula de páginas de destino, mostro a imagem a seguir:

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Ao clicar no anúncio (a esquerda) esta era a página de destino (direita). Você acredita mesmo que a empresa iria vender aquele produto? Observe a quantidade de itens. Você consegue encontrar o produto anunciado ali?

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Este exemplo, apesar de parecer absurdo, acontece. Acontece com muita frequência. Por isso, pense em tornar tudo o mais fácil possível para seu cliente. Não faça ele pensar, faça ele percorrer o caminho entre: clicar no anúncio, ver o produto, comprar.

Top 1: Não definir as métricas para medir seus objetivos

Chegamos ao erro mais, mais, mais comum de todas as mensagens que recebo: não mensurar suas campanhas. Ahhhhhhhhhhh! Fico até emocionada por você ter chegado até essa parte do texto, porque ela é a mais importante. Você já ouviu a frase: “Se você não sabe onde está indo, qualquer caminho serve”?

Sempre recebo mensagens assim: “Camila, estou fazendo uma campanha, mas minhas conversões estão baixas. Já mudei o anúncio, já fiz isso, aquilo e mais aquilo e nada”. Minha resposta é uma bateria de perguntas: qual a sua taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas estão vendo seus produtos e quantas estão comprando? Quantos cliques você tem em seus anúncios? Quantas pessoas você está alcançando com seu anúncio? Quanto você está investindo?

99% das pessoas nem respondem de volta, pois não sabe nenhuma resposta. 1% que responde diz: não sei, não mensuro isso.

brincation

Ora, se você está colocando o SEU INVESTIMENTO, o INVESTIMENTO DA SUA EMPRESA, você não mede? Você não cuida disso? Então, me perdoe a sinceridade, você merece queimar grana.

Para você ter uma ideia, eu mensuro cada clique, cada impressão, cada real gasto em minhas campanhas TODOS OS DIAS. Recebi um presente do Thalles Castro, que é uma planilha para acompanhamento diário das minhas campanhas (esta planilha está como bônus no Curso Facebook Ads).

Eu sei exatamente quanto eu gastei naquele dia, quanto eu ganhei naquele dia, quanto está meu CPV (Custo Por Venda), CPL (Custo Por Lead), Lucro líquido, imposto pago…são umas 30 métricas que acompanho todos os dias.

Quando você não define suas métricas, qualquer coisa é boa ou ruim. Você não sabe o que está medindo. Porém, só definir as métricas sem acompanhar não vale para nada. Você precisa estar colado nos seus resultados. E você pode pensar que gasto horas do meu dia coletando esses resultados? Que nada, com essa planilha dedico 15 minutos por dia acompanhando TODOS os meus anúncios.

 O que fazer?

Espero que este texto tenha ajudado a identificar alguns erros comuns que você pode estar cometendo. Acredito que esses 3 pontos já irão ajudar a ver os anúncios no Facebook com outros olhos. O que sugiro é que você se pergunte sempre: “Eu não estou tendo os resultados que desejo. Mas, o que eu estou fazendo ou deixando de fazer se várias pessoas estão conquistando seus objetivos? A culpa é do Facebook ou é minha por não saber como fazer?”.

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