Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

Perfil Empreendedor: Descubra que tipo de empreendedor você é

Antes de parar para pensar nisso, eu achava que o significado de “empreendedor” era: uma pessoa que possuía um negócio, que tinham vontade de empreender e de realizar algo. Mas você sabia que existem tipos diferentes de empreendedor? E mais: que existe o perfil empreendedor?

Eu estava lendo um livro chamado O Mito do Empreendedor, de Michael E. Gerber, onde o autor cita o motivo de muitos negócios fracassarem, ou o que esses negócios podem fazer para vencer.

perfil empreendedor - mito 1

Quando estava na página 22, pude conhecer os 3 perfis de empreenderes que existem pelo mundo afora.

A partir do momento que conheci os três perfis, comecei a entender qual era o meu perfil e o que eu precisava fazer para me desenvolver como empreendedora. Legal, não é?

Neste livro, o Michael traz os 3 tipos de empreendedores, que são:

Você pode gostar...

o empreendedor, o administrador e o técnico.

Eu vou colocar abaixo, trechos do livro para você entender qual é a diferença entre esses perfis, e identificar em qual deles você se encaixa.

O empreendedor

“O empreendedor: a personalidade empreendedora transforma a condição mais trivial em oportunidade excepcional. O empreendedor é o visionário que existe em nós, o sonhador, a energia por trás de toda a atividade humana. Sua maior felicidade é sentir-se livre para construir imagens de conjecturas e hipóteses.”

O administrador

“Já o administrador é a personalidade pragmática. Sem o administrador não haveria planejamento, ordem ou previsibilidade. O administrador é a parte de nós que compra caixas plásticas empilháveis e guarda porcas e parafusos de vários trabalhos, identificados meticulosamente. Se o empreendedor vive no futuro, o administrador vive no passado.”

O técnico

“E, por fim, o técnico. O lema do técnico é: se quer algo bem feito, faça você mesmo. O técnico adora conserto, as coisas foram feitas para serem desmontadas e montadas novamente, em vez de sonhos e realizações. Se o empreendedor vive no futuro e o administrador no passado, o técnico vive no presente. Ele gosta de ter o que fazer e de saber que as tarefas podem ser cumpridas.”

Qual é o seu perfil empreendedor?

Baseado na descrição dos três empreendedores, sabemos que não existe um melhor que o outro. O importante é você identificar qual é o seu perfil e como você pode se desenvolver para se tornar mais empreendedor do que funcionário da sua própria empresa.

A verdade é que todos têm dentro de si um empreendedor, um administrador e um técnico.

E se os três forem bem equilibrados, estaremos diante de um indivíduo, segundo o autor, competente. Ele diz que nossa experiência demonstra que o pequeno empresário típico é 10% empreendedor, 20% administrador e 70% técnico.

Se você se identifica ou quer aprimorar sua visão empreendedora, clique aqui para conhecer 6 Livros Que Todo Empreendedor Deve Ler

Eu não conheço você, mas eu imagino que a resposta que você pode ter recebido é que tem grandes chances de você ser um técnico. Eu sou assumidamente uma empreendedora técnica.

E o que isso significa?

O técnico é aquela pessoa que diz: “Você sabe fazer tortas, porque você não trabalha vendendo tortas?” ou “Você sabe trabalhar com Facebook, porque você não abre uma empresa de treinamento sobre Facebook”?

Basicamente um técnico é uma pessoa que sabe executar bem uma tarefa, e ele cria disso um negócio.

Geralmente, ele quem faz e ele quem deve executar as tarefas. A partir disso, corre-se um grande risco de você ter um negócio e ser o funcionário do seu próprio negócio. Como o autor do livro fala, não existe melhor ou pior. O ideal é saber como você é, qual o seu perfil, e começar a se desenvolver para executar seu papel de empreendedor.

Quer um exemplo?

Você acredita que uma pessoa que não sabe falar inglês pode abrir uma das maiores redes de ensino de inglês do Brasil?

Isso não só é possível como aconteceu com o Flávio Augusto, da Wise Up. Quando o Flávio abriu a Wise Up, ele não sabia falar inglês e muitas pessoas estranharam: “como assim, você não fala inglês, mas tem uma escola de inglês?”

O que acontece é que o Flávio é um empreendedor. Ele não precisa falar inglês, porque não é ele quem vai dar as aulas, ou seja, ele vai contratar as pessoas que vão dar as aulas de inglês. Ele precisa gerir pessoas e gerir o negócio, que é o papel do empreendedor.

Então, algumas pessoas pensam que para ter uma escola de inglês você precisa falar inglês, mas isso não precisa acontecer. A partir da leitura do livro e ao identificar qual era o meu perfil empreendedor, uma das frases que mais me marcou é mais ou menos assim:

Se você está trabalhando no seu negócio, quem está fazendo ele crescer?”

Identificar o seu perfil é muito importante

Essa é a dica que eu tenho para você. Primeiro identifique qual o seu perfil de empreendedor e busque transformar-se cada vez mais em alguém que vai gerir pessoas, que vai fazer o negócio acontecer.

E agora, claro, eu quero saber de você: qual o seu perfil de empreendedor? Você é mais empreendedor, mais administrador ou mais técnico?

Você pode gostar...

Eu vou adorar saber a sua opinião, deixe um comentário aqui no post 😉

Continue aqui no Blog e leia: Oito Ferramentas de Produtividade Para Empreendedores

ASSISTA AO VÍDEO:

QUER MAIS?

Agora, você já tem o seu perfil empreendedor descoberto, não é mesmo?

Então, que tal começar a fazer sucesso nas mídias sociais?

Assista grátis à minha LiveClass “Os 3 pilares para o sucesso nas redes sociais” e descubra como usar todo o potencial das redes sociais para o seu negócio.

cursos pilares para o sucesso em midias digitais - perfil empreendedor

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

1 Comentário

  • Avatar
    Ana Caroline Janeiro
    Responder

    Me identifiquei também com o perfil Técnico, adoro colocar a mão na massa e sei que isso me faz muitas vezes andar em círculos.
    Adoro incentivar e apoiar as pessoas a alcançarem os seus objetivos, mas muitas vezes eu não tenho a mesma atitude comigo mesma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial