O ano está chegando ao fim, e muitas empresas começam a analisar tudo o que passou para avaliar resultados e conquistar aprendizados. Uma ótima tática nessa época é fazer a criação de um plano de marketing para o próximo ano. Você já começou o seu?
Fazer um plano de marketing é muito importante para qualquer negócio. Isso porque, ao planejar as suas estratégias, você consegue:
- Evitar erros ou mapear futuros riscos, porque você conseguirá enxergar com antecedência quais dificuldades poderá enfrentar nos próximos meses. Assim, terá a chance de agir rapidamente.
- Planejar as metas e objetivos do seu negócio, como: aumento das vendas, expansão das lojas, crescimento no número de clientes e outros.
- Entender quais são os recursos ou materiais necessários para atingir seus objetivos.
- Analisar o mercado, seus concorrentes e descobrir tendências para o seu ramo de atuação.
São diversos benefícios para quem tem um negócio e quer que ele cresça. Então, empreendedores: comecem o plano de marketing para 2017!
O que é um plano de marketing?
Se você ainda não está acostumado com o termo, vou explicar o que significa. O plano de marketing, nada mais é que um documento em que você expõe os objetivos e as metas da sua empresa, e as ações para realizá-los.
Então, ele existe para que haja o planejamento e a gestão dessas ações. Sendo assim, você pode conseguir cumprir com as metas e os objetivos estabelecidos.
Por exemplo:
Digamos que o seu objetivo para o primeiro semestre de 2017 é aumentar suas vendas em 20%.
No plano de marketing, estará descrito: onde sua empresa está e onde você quer chegar, quais são as estratégias que você irá aplicar para aumentar as vendas, quem é o seu público-alvo, como está o mercado em que você atua e outros pontos.
Todos descritos para que você entenda onde quer chegar, se é possível chegar e como você poderá chegar 😉
Plano de Marketing: informações básicas
Ao iniciar seu planejamento, há algumas informações básicas que você deve levar em consideração.
Para a construção do seu plano, comece a pensar e colocar no documento sobre os seguintes pontos:
Ambiente:
Ao analisar o ambiente da sua empresa, você deve levar em conta o que acontece internamente e também externamente. Sejam fatores políticos, econômicos, tecnológicos ou financeiros.
Uma dica é que você crie uma análise SWOT para compreender o ambiente que a sua empresa está vivendo.
A análise SWOT é uma tabela onde você coloca as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da sua empresa. Como na imagem abaixo:
Se você ficou um pouco perdido com o que colocar em cada quadro, vou dar alguns exemplos:
Ameaças: concorrentes fortes ou a situação econômica do país.
Oportunidades: o crescimento do seu setor no mercado ou uma baixa nos preços dos fornecedores.
Pontos fracos: preço alto ou baixo do seu produto/serviço, não ter um bom site ou não ter um e-commerce.
Pontos fortes: página no Facebook, bom atendimento ao consumidor ou equipe experiente.
Público-Alvo:
As pessoas estão em mudança constantemente, por isso, é sempre bom você avaliar o seu público-alvo.
Descubra: quem compra no seu negócio? Onde ele mora? Qual sua faixa etária? Qual é a sua renda?
A dica aqui é que com esses dados você crie uma persona para o seu negócio. Ou seja, entenda qual é o estilo de vida dessas pessoas, quais são as atitudes e os hábitos delas, porque elas precisam do seu produto ou serviço.
Assim, você irá criar textos, imagens e/ou vídeos que estarão de acordo com a linguagem desse público e entregar o conteúdo que eles precisam.
Por exemplo:
A Camila Porto identificou que uma das grandes aflições do público dela é “não ter engajamento na página”. Por isso, ela criou um e-book com as suas 22 táticas comprovadas para aumentar o engajamento no Facebook.
Um conteúdo que ajuda muitas pessoas a alavancar os resultados no Facebook e gerar o engajamento que elas precisam.
Definição dos objetivos e metas:
Definir metas e objetivos claros é uma das práticas mais importantes para quem trabalha ou quer trabalhar com marketing. A Camila explica sobre isso no texto:
Metas e Objetivos: você sabe a importância de definir os seus?
Se você quer crescer, defina o quanto você quer crescer. Assim, será mais fácil para você enxergar o passo a passo para chegar lá.
Uma sacada para começar a definir metas e objetivos claros no seu plano de marketing, é usar o modelo SMART. Conhecido por ser uma meta: específica, mensurável, atingível, relevante e temporizável.
Por exemplo:
Digamos que você quer aumentar o seu faturamento no ano de 2017 em 20%.
Essa é uma meta específica, porque você deseja “aumentar o faturamento de 2017 em 20%”. Também é uma meta mensurável, pois com relatórios de vendas você consegue conferir esse resultado.
Avalie ponto a ponto e crie metas inteligentes e possíveis de serem atingidas 😉
Definição das estratégias de marketing:
Essa é a etapa em que é planejada a ação, ou seja, o que você vai fazer para atingir as suas metas.
Para que você tenha sucesso em suas ações, é muito importante entender muito bem 4 elementos essenciais para o marketing. Juntos, eles são conhecidos como “composto de marketing” ou “4 P’s”, são eles: produto, praça, preço, promoção.
Produto: conheça o seu produto, os atributos principais, diferenciais perante os concorrentes, tamanho, cor e todas as funcionalidades.
Praça: a “praça” é o local onde você vende o produto, seja loja física ou online. Procure conhecer o atendimento ao cliente, como são os prazos de entrega e se é possível começar a oferecer produtos complementares.
Preço: o preço refere ao valor cobrado. Analise se está barato ou caro, se a sua marca está criando valor no mercado e outros pontos.
Promoção: a promoção envolve as estratégias de divulgação do seu negócio. Como: anúncios no Facebook, links patrocinados no Google, anúncios em rádio e muito mais.
Facebook ou Adwords? Como ter uma explosão de resultados positivos
3 dicas práticas para usar nas suas redes sociais em 2017
Agora que você já sabe como funciona um plano de marketing, vou dar algumas dicas de como criar estratégias para melhorar suas redes sociais no próximo ano.
Afinal, uma rede social com boas avaliações, comentários positivos e bem engajada, é ótima para conquistar novos clientes e fidelizar quem já está comprou com você.
São 3 dicas para você adicionar no planejamento e que irão ajudar você a definir metas e objetivos.
1.Avalie o que funcionou e não funcionou em 2016
Muitas pessoas não têm o hábito de avaliar seus erros e seus acertos. Porém, essa prática é bastante importante para quem quer melhorar os resultados.
O que acontece nas redes sociais é que, muitas vezes, publicamos o que julgamos interessante, porém para as pessoas não é interessante. Elas não curtem, não comentam e não compartilham a publicação.
No post Facebook para Empresas: 3 erros que você pode estar cometendo a Camila Porto conta que:
“A partir do momento que eu comecei a avaliar tudo que eu postava, procurando identificar o que funcionou, eliminando o que precisava ser eliminado e replicando o que deu certo, as coisas começaram a acontecer”.
Então, avaliando publicações que funcionaram e trouxeram números positivos, você consegue entender o que as pessoas gostam de receber da sua marca.
E avaliando o que não funcionou, você elimina publicações que não agradam o público.
Como avaliar?
Para avaliar o alcance e o envolvimento das publicações da sua página, é só acessar: Informações e depois clicar em Publicações. Como na imagem abaixo:
Ou então, você pode baixar relatórios do Facebook para avaliar outras métricas importantes para você. É clicar em: Informações, depois em Visão Geral, e então em Exportar Dados.
2. Crie um Cronograma para as ações
Um cronograma é fundamental para que a criação, a publicação e a mensuração dos resultados sejam implementadas no tempo certo.
Então, para que o seu plano de marketing traga os resultados que você espera nas redes sociais, é essencial não perder o timing das ações.
Já imaginou perder de publicar um vídeo diferente ou uma imagem bem criativa em uma data importante para o seu setor? Não dá, né!? E essas coisas, precisam de planejamento.
Outro motivo para que você crie um cronograma, é que nele você pode separar as funções de cada pessoa da sua equipe e detalhar o que será feito em cada etapa. Assim, evita futuros esquecimentos ou pequenos erros de comunicação.
Você pode criar o seu em planilhas do excel ou em sites de gestão de projetos, como: Gantter ou Basecamp.
A dica é que você separe no seu plano de marketing para 2017, todas as datas que são importantes para o seu negócio. Então, crie uma planilha com as datas das ações e o que fazer para cada uma delas 🙂
3. Saiba como agir com clientes insatisfeitos nas redes sociais
Você já recebeu algum comentário negativo na sua página? No plano de marketing você pode incluir ações para saber como agir com clientes insatisfeitos.
Com as experiências que você já conquistou em 2016 ou em anos anteriores para o seu negócio, é possível prever as reclamações mais comuns e agir para:
- Melhorar esse ponto negativo do seu negócio;
- Se preparar para futuras reclamações sobre o mesmo assunto.
Podendo prever que no futuro algumas pessoas podem não ficar satisfeitas com o seu produto ou serviço, você pode organizar esforços para reverter a situação. Agindo para conquistar e fidelizar esses clientes.
Por exemplo:
Você recebeu uma reclamação no Facebook sobre atraso na entrega de um produto. No plano de marketing, você poderá planejar respostas que dê atenção especial e encaminhe essa pessoa para canais oficiais da empresa.
Também é possível planejar gastos com mimos, quando necessário.
O importante é que você lembre que clientes satisfeitos, indicarão o seu negócio para amigos e familiares. É essencial manter uma boa relação com todos!
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