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Plano de negócios: o que é e 9 tópicos para criar o seu

Descubra o que é um plano de negócios, 9 tópicos explicativos de como fazer um para a sua empresa e 5 livros para se aprofundar no assunto

plano de negócios

Assim como tudo que fazemos em nossa vida, é preciso planejar. Portanto, ao abrir uma empresa isso não poderia ser diferente. E a melhor forma de estruturar um empreendimento é criando um plano de negócios.

Muitos acham que basta fazer um produto ou saber executar um serviço, criar páginas nas redes sociais, colocar para vender e emitir nota fiscal eletrônica é a garantia de sucesso e longevidade para um negócio.

Se fosse assim, todo mundo seria empreendedor. A realidade é bem diferente e ter um plano de negócios pode ser o diferencial para você.

Você não sabe o que é isso e para que serve um plano de negócios na prática? É o que vamos aprender nesse artigo do blog.

O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS?

O plano de negócios é um documento do projeto de como funcionará o seu empreendimento, seja ele de produtos ou serviços. Pode ser feito para um negócio que será criado ou já existente.

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O objetivo de um plano de negócios é mostrar, por escrito quais são as metas da empresa e quais passos devem ser dados para alcançá-las. É uma forma de visualizar os erros antes de cometê-los, para diminuir as incertezas e os riscos.

COMO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS

Existem muitas formas de elaborar um plano de negócios. Cada site que você pesquisar mostra tópicos diferentes e em ordens diferentes. Isso também pode variar dependendo do tipo de empresa que você pretende abrir ou já tem.

Por isso, vamos citar aqui uma estrutura básica que você precisa saber para fazer um plano de negócios para sua empresa:

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Também conhecido como resumo executivo, e como o nome já diz, é um resumo do seu plano de negócios. E, embora seja o primeiro item do seu plano de negócios, é o mais importante e que deve ser escrito por último.

Seu objetivo é ser um guia, pois no sumário você dará uma ideia dos principais e mais importantes aspectos de cada seção do seu plano de negócios.

Faça uma breve descrição do que é o negócio e quais os diferenciais competitivos, informe a missão e visão da sua empresa, quais serão os produtos ou serviços prestados e seus principais benefícios.

Além disso, é importante colocar qual é o seu segmento de clientes, a localização, qual será o investimento total no negócio, seus indicadores financeiros, aspectos jurídica e enquadramento tributário.

Como o sumário executivo é a parte mais importante do seu plano de negócios, aqui vão algumas dicas para executá-lo:

– Ele deve ser simples e breve. Alguns especialistas indicam de 3 à, no máximo, 5 páginas, para que se possa ler em, até 5 minutos;

– Fornecer uma visão geral, mas também clara do seu plano de negócios;

– Deve demonstrar o profissionalismo do seu negócio;

– O sumário deve despertar o interesse de quem está lendo;

– Precisa destacar as conclusões mais importantes.

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Aqui nessa seção, você descreverá o seu negócio, dizer qual é o seu histórico, a sua estrutura organizacional. Além de todos os detalhes da localização, os contatos, se já tem ou quais parcerias buscará, etc.

Se você já tem uma empresa constituída, também deverá informar seu crescimento e faturamento dos últimos anos, impostos, além de informações relacionadas a sua razão social (como propriedades e ativos intangíveis, por exemplo).

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  1. ANÁLISE DE MERCADO

A análise de mercado é um dos principais e mais importantes itens de um plano de negócios, pois te ajuda a entender o mercado onde sua empresa vai atuar.

Aqui você precisa mostrar que conhece bem o mercado consumidor do produto ou serviço.

É fundamental você conhecer seus clientes, a sua concorrência e possíveis fornecedores. Então, antes de escrever essa seção: identifique seu nicho de mercado, analise seus concorrentes e pesquise o mercado fornecedor.

  1. PLANO DE MARKETING

O plano de marketing descreverá a estrutura de como será a oferta do seu serviço ou produto. Você deve detalhar as informações dos seus produtos e serviços, a utilidade e qualidade, qual o diferencial em relação aos concorrentes e as inovações.

Ao fazer o planejamento de marketing, você deve apresentar quais serão seus métodos de comercialização, a política de preços, diferenciais para o cliente, qual a sua projeção de vendas e quais seus canais de distribuição e estratégias de comunicação e publicidade.

  1. PLANO FINANCEIRO

Nessa seção, você explicará de forma detalhada tudo sobre o seu planejamento financeiro. Precisa conter principalmente as estimativas: dos custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.

O plano financeiro apresentará em números todas as ações planejadas no seu plano de negócios. Como é uma seção importante e com muitos detalhes, vamos compartilhar com você um vídeo do Sebrae com todas as informações:

  1. PLANO OPERACIONAL

Aqui define-se como sua empresa desenvolverá e comercializará os produtos ou serviços. É a parte em que você descreve o “como fazer”, que são os processos de produção, venda e execução do serviço.

Especifique os materiais e equipamentos que serão utilizados, quantas pessoas serão necessárias e quanto tempo exige cada etapa do processo.

  1. ANÁLISE ESTRATÉGIA

Nessa parte, você deve demonstrar como irá competir no mercado e quais são as estratégias. Defina nesse planejamento estratégico as metas que se transformarão em ações e não o contrário.

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Aqui você avaliará os pontos fortes e fracos do seu negócio, além das ameaças e oportunidades do mercado. Para isso, utiliza-se uma ferramenta de análise, a Análise SWOT, sigla em inglês das palavras: strengths, weaknesses, opportunities e threats.

Em português, essa técnica é conhecida como FOFA: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Se você ficou perdido com o que colocar em cada item, daremos alguns exemplos:

  • Forças: página no Facebook e Instagram, bom atendimento ao consumidor ou equipe experiente;
  • Oportunidades: crescimento do seu nicho de mercado, uma baixa nos preços dos fornecedores;
  • Fraquezas: preço alto ou baixo do seu produto ou serviço, não ter um site ou um ecommerce;
  • Ameaças: concorrência forte, a situação econômica do país.
  1. AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

Sim, após executar todas partes anteriores do seu plano de negócios, você precisará nesse momento avaliar se terá condições de abrir, manter ou ampliar sua empresa.

  1. ANEXOS

Nessa última seção, você vai anexar todos os documentos que achar pertinentes para comprovação dos planos apresentados das seções anteriores do seu plano de negócios.

Alguns exemplos: roteiro e resultados das pesquisas de mercado que realizou, material de divulgação de seu negócio, fotos dos produtos, folders, catálogos, planilhas financeiras detalhadas e contrato social da empresa.

PLANO DE NEGÓCIOS SEBRAE

O Sebrae, que tem como objetivo principal ajudar as empresas que necessitam de algum tipo de orientação, possui diversos materiais que podem ajudar na formulação do seu plano de negócios.

Separamos alguns logo abaixo, que para acessar é só se cadastrar nos links:

MANUAL: COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

É um material completo que vai te orientar durante a criação do seu plano de negócios. Ele explica o que é cada etapa da estrutura e como elaborá-la e exercícios para praticar a construção do plano.

Para baixar o arquivo em PDF, clique aqui

SEBRAE CANVAS

O Sebrae Canvas possibilita que qualquer pessoa desenvolva seu modelo de negócios ou até mesmo reveja um plano de negócios já existente. O aplicativo possui diversos modelos de canvas para inspirar você se inspirar.

Com ele, você ainda pode interagir com outros empreendedores que podem comentar e compartilhar seu plano de negócios.

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Saiba mais sobre o Sebrae Canvas, clicando aqui

PLANO DE NEGÓCIOS SEBRAE DOWNLOAD

Está perdido na criação do seu plano de negócios? O Sebrae disponibilizou um material objetivo para você aplicar e se organizar na elaboração do plano de negócios.

Para fazer o download do plano de negócios em PDF, clique aqui.

PROJETO COMEÇAR BEM

O projeto Começar Bem do Sebrae oferece palestras, cursos, oficinas, ferramentas e aplicativos de negócios para auxiliar o empreendedor na gestão e a tirar o seu sonho do papel.

Veja mais sobre o projeto e para saber como participar, clique aqui.

Lembrando que, para baixar ou acessar algum arquivo indicado acima, você precisa estar logado.

O cadastro no site do Sebrae é único e por CPF. Então, caso você receba a mensagem de que já está cadastrado, clique em esqueci minha senha para recuperá-la.

DICAS DE LIVROS SOBRE PLANO DE NEGÓCIOS

Sempre que você quer se aprofundar mais sobre um assunto, a melhor coisa a se fazer é ler livros. Por isso, também trouxemos nesse post algumas dicas de leitura sobre plano de negócios:

  1. Livro Plano de negócios: seu guia definitivo

Esse livro foi escrito por José Dornelas, um dos maiores especialistas em empreendedorismo e plano de negócios. Como o nome já diz, é um guia que ensina o passo-a-passo de como desenvolver o seu plano de negócios.

  1. Livro Plano de negócios: exemplos práticos

Também escrito por José Dornelas, é um livro inovador e objetivo. Os exemplos práticos desse complementam os ensinamentos do livro do tópico anterior e guiam o leitor na construção do melhor plano de negócios possível.

  1. Livro Plano de negócios

Um plano de negócios trata da comercialização de uma inovação. Esse livro discute a oportunidade, o mercado, as competências da empresa ou dos empreendedores de se apropriarem da oportunidade, a estratégia, bem como estabelece os planejamentos.

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  1. Livro Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas

A terceira edição desta obra segue o mesmo estilo das duas primeiras edições, abrange conteúdos financeiros, de marketing, de planejamento estratégico e de operações, tendo seu aproveitamento máximo na área de empreendedorismo e gestão de negócios.

  1. Livro Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação

Esse livro tem como objetivo o desenvolvimento, a estruturação e a apresentação de um plano de negócios, de forma prática, consistente, viável e atrativo a potenciais interessados, analistas, consultores, investidores, parceiros e aliados.

Escrito por Luiz Antonio Bernardi, essa obra serve também como um guia referencial aos interessados para a avaliação de um projeto de negócio.

O plano de negócios é como um guia da sua empresa, para que você possa consultá-lo sempre que precisar.

E como o mercado pode passar por mudanças, será necessário de tempos em tempos, reajustar, corrigir e adaptar seu plano de negócios.

Não há garantia de sucesso para o seu empreendimento ao fazer um plano de negócios. Porém, ele será o maior auxílio na hora que precisar tomar decisões e não se afastar dos seus objetivos.

Quer empreender mais ainda não tem nenhuma ideia de negócio? Fizemos uma post com 9 ideias de negócios para você começar hoje mesmo! Depois de escolher, lembre-se de fazer o seu plano de negócios.

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1 Comentário

  • Avatar
    Aprender e Aprimorar
    Responder

    A análise de mercado como você falou no artigo é realmente de suma importância, sempre falo pros leitores do meu site , que montar um negócio não é só simplesmente achar um ramo que gosta e começar, primeiro tem que saber se terá clientes para aquele ramo específico e fazer várias outras pesquisas para poder dar uma base sólida ao negócio. Parabéns pelo artigo!

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