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Propagandas criativas: 18 anúncios criativos para se inspirar

Como fazer propagandas criativas e mais 18 exemplos de campanhas publicitárias inesquecíveis em imagem e vídeo para você se inspirar

propagandas criativas

Algumas são divertidas, outras tocam no nosso lado emocional. Tem aquelas que nos chocam, mas também existem as propagandas criativas que nos fazem pensar. Não importa se nos faz rir ou chorar, muitas delas jamais esqueceremos.

Quem nunca ouviu a frase “a propaganda é alma do negócio”? Já cansamos de falar por aqui o quanto é importante investir em anúncios, tanto que virou até um mantra. Porém, apenas pegar uma foto ou vídeo qualquer e fazer uma propaganda não é mais suficiente.

Saiba Mais: Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade

A competição é grande, existem muitas empresas lutando pela atenção do público nos diversos meios de comunicação, ainda mais no marketing digital.

Em meio a tantos negócios sendo divulgados, principalmente online, fazer uma propaganda criativa pode ser o diferencial do seu negócio.

COMO FAZER PROPAGANDAS CRIATIVAS

Infelizmente, não existe uma fórmula para fazer propagandas criativas. Nem a de usar bichinhos fofinhos e música que gruda na cabeça dura por muito tempo. Com o crescimento da internet e das mídias sociais, o famoso “15 minutos de fama” nunca fez tanto sentido, já que os virais podem durar até menos que isso.

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Mas então, como você pode criar propagandas criativas para seu produto ou serviço? Separamos algumas dicas rápidas para você começar a colocar a mão na massa:

1. CONHEÇA SEU PÚBLICO

Vá além de idade, gênero e onde mora. Procure entender o que seu público consome, que linguagem usa, quais são suas dúvidas, dores, problemas e necessidades.

2. FIQUE POR DENTRO DO QUE É TENDÊNCIA

Aqui vale acompanhar empresas do seu nicho e de outros também. Não estamos falando para você fazer cópia ou plágio do que está funcionando por aí, até porque isso é crime. Mas é principalmente para saber o que está dando certo (ou não).

Acompanhe programas de TV, séries e filmes para se inspirar. Pesquise sempre quais canais e redes sociais estão em alta no mercado.

Um grande exemplo disso atualmente é o Tik Tok. Embora muitas pessoas torçam o nariz pra ele, essa rede social tem sido uma vitrine de lançamento para várias tendências atuais.

3. CONCENTRE-SE NAS EMOÇÕES

As propagandas mais criativas, independente de qual produto ou serviço seja, todas tem uma coisa em comum: provocam alguma emoção.

Seja de alegria, tristeza, nostalgia, elas focam nas emoções da sua persona.

4. INSPIRE-SE EM OUTROS ANÚNCIOS CRIATIVOS

Já dizia Augusto Cury “As conquistas dependem de 50% de inspiração, criatividade e sonhos, e 50% de disciplina, trabalho árduo e determinação. São duas pernas que devem caminhar juntas.”

Pesquise os mais variados tipos de propagandas criativas para se inspirar e ativar a sua criatividade. Busque entender o que ela quis passar e porque ficou famosa.

Para ajudar com esse último item, separamos 18 exemplos de propagandas criativas para você relembrar e também se inspirar.

PROPAGANDAS CRIATIVAS EM IMAGEM

Uma boa imagem fala mais que mil palavras?

Com certeza! Com esses exemplos de propagandas criativas que separamos, você verá que muitas vezes não é preciso ser um gênio no Photoshop ou nem palavras são necessárias para se fazer as melhores campanhas criativas.

1. MCDONALDS

Mcdonalds wi fi

Batatas fritas! Sim, foi isso que a rede de fast food usou em seu anúncio para divulgar que suas lojas possuíam acesso Wi-fi. Uma das propagandas criativas mais simples e efetivas que a marca já fez.

2. VOLKSWAGEN

Volkswagen

A marca de carros usou um porco espinho e peixes em saquinhos para abordar a importância de ser preciso ao estacionar seu veículo. De maneira simples e criativa, a Volkswagen mostra que se você não estacionar direito, pode causar um grande problema.

3. NESCAFÉ

Nescafé

A Nescafé fez uso do símbolo mundial do sono para mostrar de forma muito criativa que nada te acorda como a Nescafé.

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4. NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

As propagandas criativas não só podem como devem interagir com elementos externos, trazendo uma visão e até uma experiência diferente para o público-alvo.

Como é o caso desse anúncio do canal NatGeo para um novo programa:

NatGeo

5. FRONTLINE

Aqui temos um exemplo de propagandas criativas que usam o próprio público para passar a sua mensagem. As pessoas deixam de ser expectadoras e passam a fazer parte do anúncio.

No caso da campanha da Frontline, as pessoas eram as pulgas que o produto pretende combater.

Frontline

6. PEPSI

pepsi coca cola

Um outro tipo de propaganda criativa, mas um pouco mais delicado, é quando uma marca tira sarro de seu concorrente. Acredito que não há rivalidade maior no ramo de bebidas do que Coca-Cola X Pepsi.

E a Pepsi costuma usar, e muito, disso! Como nesse exemplo de uma campanha de Halloween em que a sua latinha está fantasiada de Coca-Cola com a frase: “Te desejamos um Halloween assustador!”

PROPAGANDAS CRIATIVAS EM VÍDEO

Cada vez mais os vídeos são utilizados para que as pessoas soltem a sua criatividade. Talvez você não tenha visto nenhuma das propagandas criativas que mencionamos acima, mas provavelmente já assistiu algum vídeo das marcas citadas abaixo:

7. NETFLIX

Nós poderíamos colocar qualquer vídeo da Netflix aqui nesse post, pois a marca é famosa não só pelas propagandas criativas, mas por todo seu marketing digital. A Netflix usa e abusa de memes, celebridades e virais do momento para divulgar seus títulos.

Como é o caso desse video do Whindersson Nunes com o elenco de La Casa de Papel:

8. BURGER KING

Fazendo jus a sua coroa, o Burger King é rei em fazer propagandas criativas, principalmente quando o assunto é tirar sarro do seu principal concorrente, o McDonalds.

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Esse vídeo é um retrato disso. O intuito dele é divulgar a promoção de Halloween, onde quem for a uma loja com uma fantasia de palhaço, que é um dos símbolos do seu rival, ganha um sanduíche:

9. NISSAN – PONEIS MALDITOS

Com certeza, só de ler esse título a música já está na sua cabeça (e certeza que vai ficar, pelo menos, até amanhã). Essa propaganda criativa utiliza de elementos lúdicos, como os pôneis, para tirar sarro do termo “cavalos” que as marcas usam para indicar a potência de seus carros.

Por esse motivo foi um grande sucesso, viralizou e até hoje é lembrada. Além de ter aumentado as vendas da marca.

10. POSTO IPIRANGA

E quando a propaganda criativa vira uma espécie de meme? A frase “pergunta lá no Posto Ipiranga” viralizou e muitas pessoas usam para responder de forma engraçada seus amigos. O sucesso produziu dezenas de propagandas criativas do Posto Ipiranga, como essa:

11. ITAÚ

O que um bebê dando risada ao ver seu pai rasgando um papel tem a ver com um banco? Você pode responder: nada! Mas não foi isso que pensou a agência que criou esse anúncio para o Itaú.

Com um simples video leve e divertido, o banco conseguiu com que seus clientes aderissem a fatura digital do cartão. Não é demais? Uma das propagandas criativas mais fofas do mundo:

12. PETZ – AME DE NOVO

Ao assistir esse video, no início, você não entende muito bem por que uma loja de produtos para animais está falando de tatuagem. Mas o final surpreende e mostra o intuito nobre da campanha. Ela mostra que as propagandas criativas não precisam ser mirabolantes, você pode deixar sua marca ajudando o próximo.

PROPAGANDAS CRIATIVAS NOSTÁLGICAS

Como já diria aquele famoso ditado: “relembrar é viver”. Na publicidade não é diferente. Então resolvemos trazer um bônus para vocês com as propagandas criativas que foram grande sucesso e marcaram época. Duvido você nunca, pelo menos, ter ouvido falar de uma delas:

13. PARMALAT – MAMÍFEROS

Com certeza esse anúncio não poderia faltar dentre as propagandas criativas. A música chiclete e as crianças vestidas de bichos foram a fórmula nada secreta que fizeram desse video um dos maiores sucessos da década de 90.

A febre dos “mamíferos da Parmalat” foi tanta que a empresa fez uma promoção, que se você juntasse 20 códigos de barra da marca com mais 8 reais, trocava por um bichinho de pelúcia. Isso fez com a empresa passasse de um faturamento de 38 milhões, para 1,3 bilhão por ano.

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14. GUARANÁ ANTARTICA – PIPOCA COM GUARANÁ

Quem cresceu nos anos 90 e adora uma pipoca, com certeza lembra desse jingle que era febre na época. Até hoje se você sentir cheiro de pipoca é provável que relacione com a marca de refrigerante:

15. MCDONALDS – BIG MAC

Como falar de McDonalds e não mencionar o Big Mac? Como falar de Big Mac e não lembrar de seus ingredientes. Impossível! Até mesmo você não gostando da marca ou do sanduíche, com certeza sabe tudo que vai nele. “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial…”

Duvido que não tenha lido no ritmo da música!

16. EMBRATEL – DDD

Numa época que ainda “existia” telefone fixo (os mais jovens agora pesquisam no Google o que é isso), a briga entre as operadoras de telefonia era grande. E a Embratel se destacou com suas propagandas criativas e popularizou o DDD naquela época.

Como já vimos antes, nos anos 90, a fórmula: crianças (se possível fantasiadas) + música chiclete, era sucesso!

17. BAMERINDUS – POUPANÇA

Outro exemplo clássico de como a música, um jingle, podem ser o diferencial nas propagandas criativas que sobreviveram ao tempo.

O banco nem existe mais, há muito tempo! Se você que está lendo esse post tem menos de 20 anos, provavelmente nunca ouvir falar do banco ou dessa propaganda. Mas muita gente ainda lembra da música quando ouve a pergunta “e a poupança?”:

18. BOMBRIL – MIL E UMA UTILIDADES

A Bombril fez seu primeiro anúncio na televisão na década de 70 e apresentou o seu garoto propaganda. Mais de 30 anos e 500 propagandas criativas depois, o ator Carlos Moreno ainda é conhecido por ser “a cara da Bombril”.

Além disso, esses comerciais lançaram o slogan da marca “mil e uma utilidades” que é referência até hoje:

Está precisando de mais inspiração essa semana para ajudar na criatividade? Fizemos um post com mais de 80 frases de empreendedorismo para ajudar naqueles momentos de falta de inspiração. Clique aqui para conferir.

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Conta nos comentários o que achou da nossa lista e se faltou alguma propaganda criativa!

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1 Comentário

  • Avatar
    Jorge Cutlac
    Responder

    Realmente quem pensa fora da caixa vende mais, a criatividade aliada ao neuromarketing são imbatíveis! Valeu pelo conteúdo.

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