O recurso de públicos personalizados do Facebook pode ajudar, e muito, suas estratégias de captação de fãs ou transformar leads em clientes usando os anúncios no Facebook.
Eles funcionam como categorias de segmentação que podem ser criadas usando listas de e-mails ou telefones. Em linhas gerais, funciona assim:
1. Você tem uma lista de e-mail ou telefones com pessoas que se cadastraram em seu site para baixar um e-book, por exemplo.
2. Você pode usar esta lista de e-mails ou telefones e criar segmentos em seus anúncios para impactar essas pessoas dentro do Facebook.
3. Você faz o upload desta lista para o Facebook, que compara, dentre os e-mails da lista, quais deles são usados para cadastros no Facebook.
4. A partir disso, você pode anunciar especificamente para as pessoas da sua lista, que estão no Facebook.
COMO CRIAR PÚBLICOS PERSONALIZADOS NO FACEBOOK
A criação de públicos personalizados do Facebook é feita no Gerenciador de Anúncios. Para começar a usá-los em suas segmentações, siga os passos abaixo:
1. Acesse a opção “Públicos” no seu gerenciador de anúncios.
2. Se você já tiver públicos, clique no menu suspenso Criar público e selecione Público Personalizado.
Se você ainda não tiver nenhum público, o sistema exibirá botões de criação de públicos em vez de menus suspensos. Clique em Criar um Público Personalizado.
3. Clique em Arquivo de clientes.
4. Clique em Adicionar clientes do seu próprio arquivo ou copiar e colar dados.
5. Agora, basta escolher se prefere enviar seu arquivo de clientes como um arquivo (.txt ou .csv) ou copiar e colá-lo.
Após isso, siga as próximas etapas clicando em Avançar.
Dica: você pode baixar um modelo de arquivo de dados que o próprio Facebook criou, clique em Baixar modelo de arquivo para consultá-lo.
Após cadastrar o seu arquivo, o Facebook vai mostrar uma prévia dos dados cadastrados. E também apresentar a situação do seu público sinalizado por esses três ícones abaixo:
– significa que o Facebook sabe qual é o tipo dos dados e usa para associar as informações do seu arquivo de clientes com pessoas no Facebook. Somente os dados que tiverem com esse símbolo serão carregados para fazer as associações.
– significa que o Facebook não tem certeza de que tipo de dados se trata, ou que você optou por deixar de fora da combinação. Consulte o guia de práticas recomendadas para ter certeza de que está formatado de uma maneira que o Facebook possa reconhecer os dados.
– significa que o tipo dos dados não pode ser usado, pois o formato não foi identificado. Talvez seja preciso formatar os dados do seu arquivo ou selecionar uma opção de formatação no menu suspenso. Por exemplo, os aniversários podem ser listados em diversos formatos, como MM/DD/AAAA ou DD-MM-AAAA. Para mais informações de como preparar os dados, clique aqui.
Depois que você cadastrar o seu público, ele pode demorar alguns minutos para ser reconhecido pelo sistema do Facebook.
Se nas informações do seu público personalizado, a coluna “disponibilidade” estiver com o ícone verde e sinalizado como “pronto”, você já pode começar a usá-lo em seus anúncios.
E você, já usa os públicos personalizados em seus anúncios? Conta pra gente aqui nos comentários como estão sendo seus resultados.
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