Você já viu em nosso blog que o Facebook é dividido em dois mundos: o mundo das pessoas e o mundo das empresas. Nós ensinamos isso quando explicamos sobre as diferenças entre os perfis pessoais e as páginas na rede social. Até aí tudo bem, mas qual é a diferença entre página e grupo no Facebook? Se você está em busca dessa informação, a gente te explica!
Se formos pensar nesses dois mundos, nós podemos dizer que os perfis pessoais e os grupos estão de lado, enquanto as páginas estão de outro.
Mas você deve pensar: ok, eu tenho uma fanpage e como eu vou me comunicar com essas pessoas, se eu, como uma página, estou de um lado e as pessoas e grupos estão do outro. Essa conexão é feita pelo Feed de Notícias, que é onde as pessoas vão receber esses conteúdos.
O Facebook apresenta ferramentas indicadas para o tipo de comunicação que você procura no momento. É assim que você vai conseguir notar a diferença entre página e grupo no Facebook.
Uma marca como a Coca-Cola tem milhares de seguidores interessados em acompanhar suas postagens, seus anúncios e as novidades sobre o produto. Nesse caso, essa comunicação é feita por meio das páginas.
Uma empresa cria uma página para falar sobre ela, para mostrar fotos, vídeos e conteúdos relevantes no universo dela. Os fãs dessa marca passam a seguir a página para consumir esse conteúdo diretamente em seu feed.
Mas, existe mais uma ferramenta de comunicação no Facebook: vamos supor que essas pessoas que têm um interesse em comum queiram conversar… E todas elas seguem a página da Coca-Cola… Como isso pode ser feito? Foi então, seguindo essa linha de raciocínio, que o Facebook criou os grupos.
Os grupos são espaços que unem pessoas com um mesmo interesse, mas que não são, necessariamente, amigas no Facebook para conversar e trocar experiências. É uma maneira de se ter uma comunidade privada para discutir assuntos em comum.
DIFERENÇA ENTRE PÁGINA E GRUPO NO FACEBOOK
A diferença entre página e grupo no Facebook é:
PÁGINA
- Facilitam o contato do público com a marca;
- O nome dos administradores é oculto nas publicações;
- Todo o conteúdo publicado em uma página é postado com o nome da página;
- As informações e postagens são públicas;
- As informações e postagens, geralmente, ficam disponíveis para qualquer pessoa do Facebook;
- As pessoas curtem uma página e recebem as atualizações no Feed de Notícias.
GRUPOS
- São voltados para conversas e discussões privadas entre pessoas com um interesse em comum;
- Os administradores são identificados e ficam visíveis para todos do grupo;
- Todo o conteúdo publicado em um grupo é identificado com o nome do usuário que fez o post;
- Há configurações de privacidade e até grupos secretos ou fechados;
- Nos grupos fechados, as publicações ficam visíveis somente para os membros dos grupos;
- Quem entra em um grupo pode receber notificações de postagens.
Que tipo de comunicação você pretende ter? Se for algo que você almeja alcançar mais pessoas, ter uma página é indicado.
Porém, se você quer ter uma conversa mais próxima com pessoas com o mesmo perfil e interesse que você, os grupos são boas alternativas.
Aprofunde seu conhecimento sobre grupos no Facebook! Acesse aqui um guia com táticas para você gerenciar grupos.
CONTINUE NO SITE
Nós somos adeptos aos 3 pilares do sucesso nas redes sociais. São 3 passos que você aprende no treinamento Facebook Essencial que ensinam você a atrair clientes, engajar e converter.
Seguindo essa sequência, temos certeza que você vai conseguir transformar os fãs da sua página em clientes do seu negócio.
Saiba mais sobre o assunto:
COMO VOCÊ PODE ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO USANDO O FACEBOOK
RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:
Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.
Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.