Olá, como vai?
Hoje o Facebook completa 10 anos! É um bebê ainda, mas com muito potencial. Ao longo desses anos, muitos erros e acertos marcaram a trajetória da maior rede social do mundo. Para comemorar, foi lançado um recurso bem interessante onde é possível fazer uma retrospectiva sobre sua participação no Facebook. Para criar a sua retrospectiva, acesse https://www.facebook.com/lookback
Qual o futuro do Facebook?
Quando uma data como esta chega, é inevitável fazermos um balanço do que foi feito até aqui e, claro, como serão os próximos anos. Sem dúvida, o Facebook foi um dos casos de maior sucesso no que diz respeito a empresas de tecnologia e comunicação. Em 10 anos, chegou a um volume de usuários nunca visto antes. Obviamente, o momento que vivemos, de franca expansão da Internet e tecnologias móveis favoreceu esse marco.
Entretanto, sempre vi o Facebook como uma empresa extremamente focada e com uma equipe forte para não deixá-lo ter o mesmo destino que seus concorrentes: MySpace e Orkut. Eles têm uma estratégia de crescimento muito forte, o que me faz acreditar muito que ele se manterá forte por um bom tempo. Por isso, acredito ter feita a escolha certa em focar meu trabalho, estudos e produtos no Facebook Marketing.
Mas, qual será o futuro do Facebook? Ontem a empresa lançou o aplicativo Paper. com ele é possível acompanhar as notícias postadas no Facebook de uma forma muito, mas muito inovadora. Em breve postarei um review completo sobre ele. Cadastre-se em minha newsletter para saber mais.
Este lançamento apontou um caminho do futuro que o Facebook vai ajudar a construir: mobile. Em entrevista ao Olhar Digital, Patrick Hruby, Diretor de Negócios do Facebook no Brasil, trouxe à tona alguns pontos:
1) Expansão do mobile;
2) Trazer quem usa celular, mas não acessa o Facebook para dentro da rede.
São grandes desafios que esbarram não apenas na operação e estratégias do Facebook, mas também, em questões culturais e de acesso à tecnologia.
Você pode conferir a entrevista do Patrick a seguir e deixar sua opinião nos comentário: Qual o futuro do Facebook para você?
Até mais!