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Quanto investir em uma campanha de anúncios no Facebook?

Olá, tudo bem?

Muitas pessoas me mandaram mensagens falando que querem anunciar no Facebook e que realmente já passou da hora de fazer um bom trabalho no Facebook, mas elas tinham algumas dúvidas.

Muitas das dúvidas que recebo são sobre campanhas de anúncios no Facebook. Então, para ajudar você que quer entrar no Facebook com o pé direito ou para você que já está lá, com sua página e dando os primeiros passos, compartilho com você esse post para ajudar a ajustar o rumo e aumentar seus resultados.

Hoje vamos falar sobre uma das maiores dúvidas sobre como configurar uma campanha de anúncios lucrativa no Facebook. A dúvida de hoje é: Quanto eu devo investir em minha campanha no Facebook?

Se você ainda não anuncia no Facebook ou ainda não está tendo os resultados que deseja, eu recomendo muito que você conheça o treinamento Facebook Ads 2.0. Com ele você terá todos os passos para posicionar seu negócio no Facebook, fazer anúncios e atrair clientes usando a maior rede social do mundo. Clique aqui e conheça meu treinamento.

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Bem, dada esta dica, vamos lá. Vamos falar sobre uma das maiores dúvidas para configurar uma campanha lucrativa de anúncios no Facebook.

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que estas são as coisas que eu acredito, as recomendações que compartilho com meus alunos e você pode pensar diferente. Se você quiser trazer sua opinião, o espaço de comentários está aberto 🙂

Quanto investir?

Eu não vou negar que esta é a MAIOR dúvida de todas as pessoas que me procuram e também dos meus alunos. Quanto investir em minhas campanhas de anúncio no Facebook? Para mim, existem algumas respostas e a principal é…depende.

Depende muito do seu mercado, do tamanho da sua campanha, dos resultados que você quer ter ou que tipo de resultado você quer ter. Mas, para não ficarmos no depende, separei algumas maneiras de você definir isso.

1. Quanto você pode investir?

Essa é a primeira coisa que eu me preocupo. Não adianta eu falar para você investir mil reais por dia se você não tem esse valor. Então, a primeira dica que dou é: defina uma verba para anunciar. Atualmente, eu reinvisto 10% do meu faturamento bruto mensal em campanhas.

Então, se eu faturar 100 mil reais por mês, eu reinvisto 10 mil reais em anúncios. Essa é uma regra que você pode utilizar. Porém, isso vai depender dos seus custos para vender e do quanto de resultado você consegue gerar com seu orçamento.

Mas, aí está um segredo: reinvestir.

Você precisa disso para crescer cada vez mais. Porque se você não define um verba para marketing, dificilmente você irá crescer. Você pode definir a porcentagem que achar melhor.

Pode começar com 5% e trabalhar a conversão, testar, melhorar e quando tudo estiver redondo e seu retorno positivo, você escala a sua campanha, aumenta a verba e, provavelmente, o seu retorno.

2. Projeção de cenários

Esta é uma forma um pouco mais avançada e você precisará ter as métricas do seu negócio na ponta do lápis. Você pode trabalhar com projeções e basear seu orçamento nisso.

Por exemplo

– Eu tenho a meta de vender 100 mil reais em um mês. OK.

– Para isso, quantos clientes eu preciso? X.

– Para ter esses X clientes eu preciso de quantos leads? Y.

– Para ter esses Y leads, quantas visitas eu preciso ter? W

– Cada clique para atrair uma visita vai me custar quanto?

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A partir dessa demanda de cliques, eu estimo meu orçamento. Então, por exemplo, eu precisarei de 50 mil visitas para fazer 500 vendas. Algo neste sentido.

Aqui você fará o cálculo partindo da sua meta de vendas para o volume de pessoas. É uma visão de um funil, onde você precisa ter os dados do seu CPC (Custo por Clique), seu CPL (Custo por Lead), seu CPV (Custo por Venda) para chegar ao volume de vendas que você precisa ter para bater sua meta.

No curso Facebook Ads 2.0 temos uma aula bônus com o Conrado Adolpho sobre projeção de cenários. Ele fornece uma planilha incrível para ajudar nisso. Mas, como eu disse, você precisa ter suas métricas e já ter feito anúncios para conseguir estimar seu custo assim.

Se este não é seu caso, sugiro não se assustar e definir uma verba de marketing baseada em seu faturamento ou outro dado que você prefira. Sem crise quanto a isso.

Como saber suas métricas

Para ajudar você a ter mais controle das suas métricas, sugiro que você faça um acompanhamento, pelo menos, semanal das suas campanhas. Todos os dias eu atualizo uma planilha com os dados das minhas campanhas.

Eu acompanho diariamente minhas métricas, meu ROI, meu CPL, CPV e outras métricas (esta planilha está disponível como bônus no treinamento Facebook Ads 2.0, eu compartilho a planilha e como usá-la, é bem simples e prático).

Quanto investir no Facebook

Caso você queira construir a sua planilha, compartilho com você como é possível definir suas métricas.

Para definir suas métricas

Custo por Venda (CPV) = investimento / número de vendas

Lead por Venda (LPV) = Leads / número de vendas

Custo por Lead (CPL) = investimento / número de leads

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Taxa de Conversão de Leads = Leads / Cliques

Retorno sobre Investimento (ROI) = (retorno – investimento)/investimento

3. Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo

Você também pode usar o Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo. Calma! Não fique nervoso, esse é o popular CHUTE! Com o chute, você pode definir um valor para começar baseado no que você está disposto a gastar.

Se você não tem confiança ainda, pode começar com 5 reais por dia e ver como serão seus resultados. Se quiser ser mais “ousado”, pode começar com 100 reais por dia e avaliar seus resultados.

O grande segredo nos anúncios é: investir e mensurar. A regra é que não há regra universal, pois cada campanha, cada público, cada imagem, cada página de destino podem interferir para mais ou para menos nos seus resultados.

Por isso, você pode definir um valor que esteja confortável para errar. Isso mesmo, um valor confortável para errar. Falo isso porque por mais que você leia sobre o assunto, por mais que você estude, como dizem “na prática a teoria é outra”.

“Não importa o destino, mas a jornada”

Nada vai substituir você estar em campo, testando, avaliando e acompanhando seus resultados de perto. Mas, é claro, estudar, se capacitar e aprender com quem já trilhou esse caminho pode encurtar muito essa jornada e fazer com que seus erros saiam muito mais baratos.

Por isso, aproveite esse momento para estudar, aprender coisas novas e ter controle do seu negócio. É muito legal quando você toma decisões, as coisas funcionam e você tem resultado.

É muito bom também quando você toma uma decisão errada e aprende com o erro. Estamos todos juntos nessa. Aprendendo, acertando e errando.

TEM MAIS!

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