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Questionário: 7 passos para fazer pesquisas com seu público

Quem nunca respondeu um questionário? Aprenda como aplicar pesquisas com o seu público e conheça 3 ferramentas grátis para criar o seu
Sumário

Boas estratégias de marketing estão, quase sempre, embasadas em uma boa pesquisa. E, para se realizar pesquisas, é comum fazermos o uso de um questionário.

O questionário é a ferramenta que permite aplicar a pesquisa e capturar as respostas daqueles que participam dela.

Ele é essencial para que todo o processo de coleta das informações seja claro e organizado.

É no questionário que os entrevistados ou participantes encontrarão as perguntas que você deseja fazer para eles.

O ponto é que um questionário pode ser construído e aplicado de várias formas. Por isso, vamos nos aprofundar nesse assunto e te mostrar como você pode começar a construir o seu.

Além disso, daremos dicas de ferramentas que você pode usar para facilitar a construção do seu questionário, para que você comece hoje mesmo a aplicar pesquisas para construir de forma mais assertiva suas estratégias de marketing.

Como criar um questionário

1. Defina o seu objetivo

O primeiro passo ao iniciar uma pesquisa é saber o que você espera dela. Ter em mente qual é o objetivo da aplicação das perguntas vai te ajudar a ser mais assertivo.

Todo o questionário deve ser norteado por esse objetivo, que chamamos de problema de pesquisa.

Você pode, por exemplo, criar uma pesquisa para saber que tipo de produto novo seus clientes querem que você traga para a sua loja ou usar um questionário para a sua pesquisa de persona.

Sem ter essa informação clara, provavelmente, você vai encher seu público com perguntas que, no fim, não gerarão nenhum insight significativo.

Saiba Mais: Persona: descubra o seu cliente ideal e o que ele quer

2. Defina quem deve responder o seu questionário

Baseado no objetivo da sua pesquisa, você deve definir a que público ela será direcionada.

Por exemplo, se você tem um curso de culinária e deseja saber o que pode ser melhorado nele, quem deve responder sua pesquisa são os seus alunos.

Não faz sentido que alguém que nunca teve aulas com você responda esse questionário.

Se isso acontecer, você terá aplicado a pesquisa à toa, pois as respostas não vão refletir o pensamento do público certo.

3. Escolha como o questionário será aplicado

Seguindo a mesma ideia do tópico anterior, é importante também definir onde o seu questionário será aplicado.

Se a pesquisa sobre o curso de culinária for publicada abertamente nas redes sociais, certamente pessoas de fora irão acabar respondendo.

Por isso, é preciso planejar também qual a melhor maneira e canal de entregar o seu questionário para o público que você deseja.

Nós vamos te dar dicas de ferramentas que podem facilitar a aplicação do questionário.

4. Defina as perguntas

Com seu objetivo em mente e sabendo para quem e como aplicar o seu questionário, é hora de pensar em que perguntas fazer.

Lembre-se que as perguntas devem estar perfeitamente alinhadas com o seu objetivo. Não adianta encher sua pesquisa com questões que não fazem sentido para o seu negócio.

No caso do curso de culinária, por exemplo, não faria sentido perguntar que número o aluno calça.

É importante também ser o mais direto possível. Procure não deixar o seu questionário muito longo.

Coloque-se no lugar do seu público e lembre-se que as pessoas, geralmente, não tem tempo e não gostam de participar de pesquisas.

5. Cuidado com os tipos de pergunta

Existem alguns tipos de perguntas que você pode fazer em seu questionário: fechadas, abertas ou as que chamamos de escala.

Perguntas fechadas

As perguntas fechadas são aquelas em que você já coloca opções pré-determinadas para que o público responda.

Elas podem ser de múltipla escolha, resposta única ou dicotômica.

As de múltipla escolha são as que o público pode marcar mais de uma opção entre as respostas.

As de resposta única dizem respeito as perguntas nas quais só é possível marcar uma resposta.

Por sua vez, as dicotômicas são as perguntas onde só há duas respostas, como, por exemplo, sim ou não.

Perguntas abertas

As perguntas abertas são aquelas em que você libera um espaço para que o público escreva a resposta.

Aqui, não há alternativas, mas sim um campo onde quem responde o questionário pode dar sua resposta abertamente.

Elas são mais difíceis de analisar, pois precisam ser lidas uma a uma. Por outro lado, também trazem insights mais profundos, pois abrem a possibilidade de obter uma resposta fora das já esperadas.

Ao criar o seu questionário, nossa dica é que você tente facilitar o máximo possível para o seu público e também para a sua análise.

Para saber a faixa etária dos respondentes, por exemplo, é muito melhor e mais fácil de ser analisado utilizar uma pergunta fechada de resposta única do que uma pergunta aberta.

6. Faça um teste

Depois de montar o seu questionário, é hora de testá-lo. Nada de sair aplicando as perguntas às pressas.

Tire um tempo para reler as perguntas, certifique-se de que não há erros e, se for online, se está tudo funcionando da maneira correta.

Revise também se as respostas são capazes de responder o seu problema de pesquisa, a fim de que você consiga atingir o objetivo esperado.

Ao detectar qualquer problema, volte aos passos anteriores e faça os ajustes necessários.

Por fim, com tudo certo, sigo o plano traçado para aplicação e comece a capturar as respostas para o seu questionário.

7. Análise dos dados

Ao finalizar sua pesquisa, é chegada a hora de fazer a análise dos dados e verificar se o seu objetivo foi alcançado.

Se você estiver usando ferramentas online para aplicar o questionário, é provável que muitos dos dados coletados já estejam tabulados e, muitas vezes, até dispostos em forma de gráficos para facilitar sua visualização.

Se a pesquisa tiver sido feita em papel, você precisará tirar um tempo para compilar tudo e organizar as respostas recebidas.

O ponto importante aqui é ser ágil nesse processo de mensuração, pois o mercado é muito dinâmico. Então, dependendo do seu objetivo, se você demorar muito para analisar as respostas, elas já não valerão mais.

Ferramentas para criar questionários

Para te ajudar a criar suas pesquisas de forma mais rápida e prática, separamos 3 ferramentas para criar questionários para te indicar.

Google Formulários

O também chamado Google Forms é uma excelente ferramenta para criar questionários e aplicar pesquisas.

Ele permite criar questionários com perguntas de diversos tipos e compila as respostas em uma planilha no seu Google Drive em tempo real.

Além disso, permite ainda que você incorpore o seu questionário em páginas do seu site ou gera um link para ser compartilhado.

Também permite abrir ou fechar a pesquisa para respostas. Outro ótimo recurso é o que deixa você escolher se uma pessoa pode responder as perguntas mais de uma vez.

Possibilita também que você customize seu questionário online, deixando-o com a identidade visual do seu negócio. E o melhor, é gratuito.

Typeform

O Typeform segue a mesma ideia do Google Formulários. O ponto é que os questionários criados por essa ferramenta são muito mais elaborados esteticamente.

A ferramenta também é gratuita. Para usar, basta criar uma conta. Ele conta uma série de personalizações, tanto para o estilo das perguntas, quanto para o design da sua pesquisa.

Com ela, você também recebe um link para compartilhar sua pesquisa com o público escolhido.

Instagram Stories

Nossa terceira dica de ferramenta não é exclusiva para esse fim, mas pode ser uma mão na roda para fazer pesquisas rápidas.

O Instagram Stories conta com os Stickers Perguntas e Enquete que são super úteis. Há ainda o Sticker Testes, que também é muito usado como uma opção para perguntas de múltipla escolha.

O Stories é o canal ideal para você fazer perguntas aos seus seguidores para saber o que eles estão achando do seu conteúdo, que tipo de posts eles esperam que você publique ou até mesmo se eles preferem um produto x ou y do seu negócio.

Vale a pena apostar nesse recurso.

Não importa a ferramenta. Seja online ou offline, em papel ou em uma rede social, um questionário de pesquisa pode ajudar e muito você a ter novos insights para a sua empresa.

Além disso, os questionários são indispensáveis se você deseja ter embasamento para suas estratégias de marketing digital.

Agora, conta aqui os comentários se você costuma aplicar questionários para fazer pesquisas com o seu público.

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