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Facebook oferece dinheiro para trazer criadores do TikTok para o Reels

O Facebook estaria oferecendo incentivos financeiros para que grandes criadores de conteúdo deixem de usar o TikTok e passem a utilizar o Reels
Sumário

Que o Instagram lançou o Reels com o objetivo de concorrer com o TikTok não é novidade. O crescimento do app chinês sempre foi visto como uma ameaça para os negócios das redes da família Facebook.

Para conter essa ameaça, o Instagram teria feito ofertas lucrativas para que, criadores que estão fazendo sucesso no TikTok, mudassem de plataforma e trouxessem seus conteúdos para o Reels.

Saiba mais: Como criar vídeos com o Reels no Instagram

A notícia, divulgada pelo Wall Street Journal, surge poucos dias depois do TikTok anunciar um fundo de $200 milhões para apoiar criadores americanos. Esse fundo tem como objetivo bonificar os grandes produtores de conteúdo da plataforma, fazendo com que eles continuem a produzir.

O TikTok, apesar da grande popularidade, amarga uma fase difícil. Acusações contra a plataforma e o governo chinês colocam em check a credibilidade da ferramenta. Muitas empresas americanas, por exemplo, estariam pedindo que seus colaboradores desinstalem a rede social.

Porém, mesmo com as notícias do banimento do TikTok na Índia, que já anunciamos aqui, o sucesso da rede parece não diminuir. Os vídeos curtos, com dublagens e danças, parecem ter caído no gosto do público.

Saiba mais: TikTok banido: Índia bane o app e Instagram ganha mercado

Mas, para não perder sua fatia de mercado, as redes de Mark Zuckerberg estariam então tentando trazer os principais criadores do TikTok para o Reels.

O grande trunfo da proposta, além da quantia em dinheiro, seriam justamente as acusações de espionagem contra o aplicativo.

Toda essa movimentação acontece justamente no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e legisladores do país discutem uma possível limitação de acesso de usuários norte-americanos ao TikTok.

Preocupações relacionadas a segurança e privacidade dos dados dos usuários dessa mídia social vêm sendo levantadas. Porém, de acordo com o Wall Street, o TikTok disse anteriormente que nunca forneceu dados dos usuários ao governo chinês e não o fará.

A estratégia do Instagram com o Reels

Munido com as discussões que envolvem o TikTok e com os incentivos financeiros, o Instagram espera trazer para o Reels os principais criadores da concorrente.

Saiba mais: Como criar vídeos com o Reels no Instagram

De acordo com o Wall Street, a ideia é fechar acordos de exclusividade ou pelo menos fazer com que os criadores publiquem seus conteúdos primeiro no Instagram e Facebook.

Os valores das negociações não foram divulgados, mas alguns criadores teriam afirmado ao jornal que foram procurados.

Outros, apesar de não terem recebido propostas, dizem que devem começar a usar o Reels de qualquer maneira.

Facebook Lasso

O Reels não é o primeiro produto lançado pelas empresas de Zuckerberg com recursos como os do TikTok. Em 2018, foi anunciado o lançamento do Facebook Lasso, aplicativo com características muito semelhantes as do app chinês.

O Lasso começou limitado para os Estados Unidos e aos poucos foi expandido, chegando a países como México, Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Equador. Aqui no Brasil, ele nunca chegou.

Contudo, apesar dos investimentos recebidos, o Lasso nunca alcançou o sucesso pretendido. Devido a isso, no início desse mês, o Facebook anunciou o encerramento das atividades do app.

O foco então foi direcionado para o Reels, que havia sido anunciado poucos dias antes.

Outros esforços

O fortalecimento do Reels não é a única aposta do Facebook para combater o sucesso do TikTok. Outro app criado pela empresa também foi lançado com esse objetivo: o Collab.

A nova rede social tem diversas características muito semelhantes às do aplicativo chinês. Contudo, vem com a proposta de ser focado exclusivamente para produção e publicação de vídeos de música.

A ideia é que os usuários criem vídeos colaborativos, reunindo gravações de várias pessoas em uma só para criar as canções.

A rede foi lançada em maio desse ano e, por enquanto, para participar é necessário receber um convite.

Tem mais gente interessada

Assim como aconteceu com o formato de vídeos curtos lançados no Snapchat que foi copiado para diversas redes, até mesmo Twitter e LinkedIn, o Instagram não é o único interessado na fatia de mercado atendida pelo TikTok.

Em junho, o YouTube anunciou o desenvolvimento de uma plataforma para fisgar os usuários do aplicativo chinês.

A nova ferramenta deve possibilitar que os criadores gerem conteúdos de 15 segundos que depois poderão ser fundidos para agregar vídeos aos canais do YouTube.

No meio disso tudo ficam o usuários, que passam a contar com cada vez mais alternativas e novidades no mercado digital.

Para as empresas, no entanto, isso significa cada vez mais canais para estar presente, o que envolve mais investimento em conteúdo. O problema é que nem sempre é possível estar em todas as redes com qualidade e consistência.

Saiba mais: Tendências e novidades: 3 ferramentas para monitorar conteúdos

A dica, nesse caso, é avaliar onde o público do seu negócio está e se vale a pena investir tempo e dinheiro só pra não perder a “modinha”de uma nova plataforma.

Você já usa o TikTok ou o Reels? Conta aqui nos comentários.

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