Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

Salário de Marketing: conheça as faixas salariais da área

Quais as áreas de atuação e quanto pode chegar o salário de marketing? Veja dados divulgados pelo CAGED sobre os cargos de marketing

salário de marketing

O profissional de marketing é o responsável por uma gama de atividades dentro de uma organização: atividades voltadas a manter e melhorar o posicionamento da marca da empresa em seu mercado. Por isso, hoje vamos falar qual é o salário de marketing e quanto esses profissionais costumam faturar.

Muitas pessoas acreditam que um profissional de marketing é apenas o responsável pela divulgação de produtos e serviços de uma marca. Porém, as atividades realizadas por esses profissionais devem ser pensadas estrategicamente.

Logo, o objetivo de um profissional de marketing não é apenas divulgação. As estratégias que esses profissionais desenvolvem buscam melhorar o posicionamento da marca, melhorar o lucro da empresa e manter um relacionamento com os clientes de forma satisfatória.

Nesse sentido, hoje vamos falar quanto ganha um profissional da área de marketing, onde encontramos os melhores salários da profissão e quais os cargos ocupam a carreira desse profissional.

SALÁRIO DE MARKETING: ONDE ATUA ESSE PROFISSIONAL

O Marketing já era um ramo de atuação profissional bastante demandado pelos estudantes. Com o avanço das tecnologias e a era das redes sociais, o marketing digital abriu novas oportunidades de carreira na área.

Você pode gostar...

Dos cargos que atuam dentro do marketing, abre-se uma gama imensa de perfis de atuação.

Quem tem um perfil mais artístico e criativo pode atuar na área de criação de campanha, produção de conteúdo digital, copywriting e outros.

Já quem é mais tímido e introvertido, pode trabalhar com análise de dados de campanha, ROI, SEO, pesquisa publicitária e outros.

SALÁRIO DE MARKETING: PISO SALARIAL

Ainda não há um piso salarial definido para os trabalhadores da área de marketing em todo o território brasileiro. Como também, não há um sindicato específico que represente a categoria. Isso muitas vezes depende da empresa que está contratando o profissional.

Nas categorias de apoio ao marketing, como telemarketing por exemplo, já é possível considerar um piso salarial mínimo. E ele também depende do ramo de atuação da empresa contratante: comércio, indústria, transporte e serviços.

Logo, podemos concluir que o salário de marketing dependerá de vários fatores: cargo ocupado, localidade, ramo de atuação da empresa e outros.

Por exemplo, no Estado de São Paulo, o piso salarial estabelecido para profissionais de agência de marketing é de R$ 1.607,00 para quem trabalha na capital. Já quem atua no interior, o valor cai para R$ 1.250,00, conforme dados da convenção coletiva 2020/2021 do Sindicato dos Publicitários.

SALÁRIO DE MARKETING: VALORES DE MERCADO

Analisando dados do CAGED de 2019, a empresa de cursos profissionalizantes Quero Bolsa, divulgou os melhores salários de marketing do ano.

Em primeiro lugar, ficou o cargo de diretor de criação. Com 130 contratações em 2019 e uma média salarial de R$ 13.587,00. Normalmente, esse profissional irá cuidar da estruturação de projetos de marketing e propaganda como um todo.

Em segundo lugar, temos o diretor de contas publicitárias. Normalmente, um cargo de gerência em agências de publicidade contou com 177 contratações no ano e um salário médio de R$ 8.680,02.

Na terceira colocação da lista, veio o analista de negócios. Com um volume expressivo de 15.343 contratações e um salário médio de R$ 4.844,00.

Esse profissional é responsável por analisar o ambiente macroeconômico em que a organização está inserida e desenvolver projetos de marketing que solucionem problemas.

Logo após, em quarto lugar, temos o profissional de relações públicas, responsável por cuidar da imagem da empresa perante a opinião da sociedade. Foram 1.807 contratações no Brasil em 2019, com o salário de marketing médio de R$ 4.386,00.

Na quinta posição está o analista de pesquisa de mercado. O cargo somou 16.388 contratações em 2019 e uma média salarial de R$ 3.985,00. A atuação desse profissional no mercado, traz base e dados para a tomada de decisão estratégia nas organizações.

Em sexto lugar, temos o agente publicitário. O profissional responsável pelo plano de comunicação de uma marca. Foram 4.263 contratações no ano e salário de marketing de R$ 3.823,00.

Você pode gostar...

O próximo da lista é o redator de publicidade, na sétima colocação: o principal responsável por elaborar os textos das campanhas de marketing. Foram 1.833 novas vagas e um salário de marketing médio de R$ 3.584,00.

Em oitavo lugar, temos o diretor de arte em agência. Aquele que planeja peças gráficas para as campanhas. Esse cargo acumulou 568 contratações em 2019 e o salário médio de R$ 3.014,00.

No penúltimo lugar, temos o produtor de texto. Com função similar ao redator, porém esse trabalha de forma mais focada, com textos mais longos e técnicos, para blogs, jornais e e-books, por exemplo. Foram 276 contratações com um salário médio de R$ 2.964,00.

E ao final da lista, temos o cargo de designer gráfico. O profissional que cuida da identidade visual das marcas. Foram 7.696 novas colocações e um salário de R$ 2.890,00.

Saiba Mais: Outbound Marketing: O que é e como funciona esta estratégia

SALÁRIO DE MARKETING: CARGOS DE LIDERANÇA

De acordo com a pesquisa, os dados sobre os cargos de liderança foram tiradas da lista anterior. Isso porque, nesses casos os salários de marketing variam muito entre empresas. Além disso, grandes empresas tendem a pagar mais que as menores.

Normalmente, esses cargos também são ocupados por profissionais com vasta experiência no mercado. Mas ainda assim a pesquisa mostrou os dados sobre os cargos gerenciais na área de marketing.

Segundo o CAGED, em 2019, foram contratados 364 diretores de marketing no Brasil. Esses profissionais alcançaram salários de marketing acima de 20 mil reais.

Outro cargo com bastante contratação no ano foi o de gerência de setor. Foram 5.561 contratações e os salários de marketing dos gerentes teve uma média de R$ 9.164,00.

SALÁRIO DE MARKETING: CONCLUSÃO

O mercado brasileiro vem acompanhando a evolução do marketing e o passo global do ramo.

Entre as principais atribuições de um profissional do marketing está desvendar o perfil de seu consumidor e assim adaptar linguagem e comunicação para persuadir seu público.

Você pode gostar...

Se você tem um negócio, porém não entende nada de marketing, um profissional qualificado pode encurtar o caminho entre sua marca e seus clientes, facilitando assim o processo das vendas.

Já se você gosta da área e deseja ser um profissional bem pago no setor, vale a pena investir em um teste vocacional para descobrir uma área do marketing que você tem mais habilidades para desenvolver.

Cada vez mais novos profissionais entram nesse mercado. Por isso, é imprescindível manter-se atualizado nas tendências de cursos, blogs e campanhas internacionais. Várias são as fontes onde você pode tirar insights para criar ótimos trabalhos.

Consolidar-se na carreira pode levar tempo e muita dedicação. Mas colher os frutos através de bons trabalhos e até mesmo por meio do seu salário de marketing é recompensador.

Agora que você já sabe como é o salário de marketing, conte aqui nos comentários qual sua principal atividade dentro do marketing.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial