Ou navegue pelas categorias

Redes Sociais

Social Media: o que é, sua função e 4 livros sobre o assunto

Gosta muito de redes sociais? Conheça o que faz um Social Media, qual sua função e quanto ganha, mais 4 dicas de livros sobre o assunto

social media

As redes sociais vieram para ficar! E não é à toa que a sua popularização mudou a forma como nos comunicamos e também como compramos. E elas até criaram uma nova profissão: Social Media.

Por conta do crescimento do uso das redes sociais, social media deixou de ser apenas um termo em inglês e se tornou também uma profissão.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje: o que faz um Social Media e o que é preciso para se tornar um e muito mais.

O QUE É SOCIAL MEDIA?

Social media significado em inglês de mídia social, nada mais é do que um meio de comunicação para relações sociais. Nela, você interage com outras pessoas, acessa e compartilha informações.

Uma rede social pode ser usada tanto por pessoas, quanto por empresas e marcas. Sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Você pode gostar...

As principais redes sociais atualmente são: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, WhatsApp, Tik Tok, entre outras.

O QUE É UM PROFISSIONAL DE SOCIAL MEDIA?

O Social Media profissão surgiu por conta da necessidade de negócios terem pessoas específicas e especializadas para desenvolver suas redes sociais.

Um Social Media também é conhecido no mercado como Analista de Redes Sociais. É ele quem gerencia as mídias sociais de uma pessoa, empresa ou marca.

Mas engana-se muito quem acha que Social Media fica o dia todo vendo e postando nas redes sociais. Sim, isso faz parte do trabalho, mas vai muito além disso.

QUAL É A FUNÇÃO DE UM SOCIAL MEDIA?

Se formos pensar bem, essa é uma profissão relativamente nova e ainda muita desconhecida por muitas empresas. Por isso, muitos não sabem exatamente o que faz um Social Media.

Resumindo, o Social Media é o profissional que cuida, produz conteúdos e monitora as redes sociais de uma pessoa, empresa ou marca, independente do tamanho dela.

Para não ficar dúvidas, fizemos uma lista com as principais funções de um Social Media:

  • Faz o planejamento de estratégias das redes sociais;
  • Produz conteúdos para as contas;
  • Divulga produtos;
  • Monitora e responde comentários, mensagens privadas e demais interações;
  • Promove interação e engajamento com o público;
  • Faz, acompanha e gerencia os anúncios;
  • Administra a imagem da marca nas mídias sociais e gerencia crises;
  • Analisa todas as métricas.

O QUE É PRECISO PARA SER UM SOCIAL MEDIA?

Gostar de redes sociais é o primeiro passo, afinal você passará muito tempo estudando e trabalhando com elas. É preciso ser usuário delas para entender como funcionam e acompanhar as novidades.

Algo que muitas empresas pedem é formação em alguma área de Comunicação, como Marketing, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Busque também cursos complementares que possam acrescentar mais ou outros conhecimentos ao seu trabalho. Lembre-se que as redes sociais vivem em constante evolução e você precisa estar atualizado.

Alguns dos conhecimentos que um Social Media precisa ter:

Anúncios (Ads);

Google Analytics;

Marketing de Conteúdo;

Marketing digital;

Você pode gostar...

Inbound Marketing.

Lembre-se sempre que identificar seus pontos fortes e procurar aprimorar os demais é o primeiro passo para o seu sucesso em qualquer carreira.

QUANTO É O SALÁRIO DE UM SOCIAL MEDIA?

Para trabalhar como Social Media, você pode fazer isso por conta própria (prestando o serviço como freelancer, por exemplo) ou contratado por uma empresa.

De acordo com o site Vagas.com.br, um Social Media freelancer pode começar em média no Brasil recebendo R$ 1.585,00 por mês.

Já se você for contratado por uma empresa, saiba que a média salarial atualmente no Brasil é de R$ 1.823,46, segundo o site da Catho.

Vale lembrar que o salário de um Social Media pode depender (e muito!) da sua experiência na área. Além disso, os valores que mostramos acima são uma média e não um valor fixo.

Muitas pessoas tem dúvidas para saber quanto cobrar por seus serviços na área de marketing digital, principalmente quando estão começando. Por isso, separamos esse vídeo para te ajudar:

Nossa dica para você ter uma noção de valores é: pesquise em grupos e com outros profissionais da área, ou até mesmo em sites de trabalho freelancer.

4 LIVROS QUE TODO SOCIAL MEDIA PRECISA LER

Para ser um bom profissional de Social Media, é precisa estar atento as tendências e estudar constantemente.

Por isso, separamos algumas leituras praticamente obrigatórias para você entender melhor esse mundo das mídias sociais:

Você pode gostar...

1. NOCAUTE: COMO CONTAR SUA HISTÓRIA NO DISPUTADO RINGUE DAS REDES SOCIAIS

Nesse livro, o autor Gary Vaynerchuk faz uma comparação entre as vendas e um ringue de luta de boxe.

Antes, o marketing tradicional era direcionado para consumidores com propagandas em televisão, rádio e mídias impressas. Mas as redes sociais levaram a luta para um novo ringue, onde os clientes podem dar opiniões e mostrar ou não interesse antes de comprar algo.

Usando metáforas de boxe, Gary ensina no livro que as empresas precisam se adaptar. Para isso, precisam antes criar um relacionamento com os consumidores e ofertar conteúdos de valor para só então fazer a oferta do produto ou serviço.

2. MARKETING 4.0 

Philip Kotler, um dos autores, é considerado o “pai do marketing moderno”, e nesse livro ele conta as transformações importantes da passagem do marketing tradicional para o digital.

Ele é considerado um guia do marketing digital, e é uma obra que mostra um estudo do consumidor atual e o do futuro. Traz uma abordagem simples, repleta de exemplos que podem ser aplicados nos mais variados tipos de negócios.

3. FACEBOOK MARKETING

Com um bilhão de usuários, o Facebook se tornou um dos canais mais importantes para os negócios, e você precisa saber o que ele é capaz de fazer pelo seu.

Como o Facebook pode se tornar uma peça-chave para o seu negócio? Como atrair o público, conquistar seguidores, fidelizar clientes e aumentar suas vendas?

É o que você saberá nesse livro. E também tudo o que precisa saber para utilizar o Facebook para potencializar seu negócio e ter muito mais resultados.

4. CONTÁGIO: POR QUE AS COISAS PEGAM

Nesse livro, Jonah Berger revela a ciência secreta por trás da transmissão social do “boca a boca”. Ele conta como seis princípios básicos estimulam todos os tipos de coisas a se tornarem contagiosas.

Temos desde bens de consumo até iniciativas políticas, boatos no ambiente de trabalho e vídeos no YouTube.

Você pode gostar...

Se você já se perguntou como é que algumas histórias são compartilhadas, emails são encaminhados ou vídeos se tornam virais, esse livro explica por que e mostra como alavancar conceitos para elaborar conteúdo compartilhável.

Você viu nesse post de hoje que cada vez mais as redes sociais deixaram de ser apenas um lugar para diversão e se tornaram fontes de renda e de divulgação para qualquer tipo de negócio.

Por isso, você não pode deixar de ler também esse artigo com 5 dicas práticas que vão facilitar e melhorar a gestão de redes sociais da sua empresa.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial