Ou navegue pelas categorias

Instagram

Tamanho de imagem para Instagram: dimensões corretas para fotos e vídeos

Listamos tudo que você precisa saber sobre tamanho de imagem para Instagram. Aprenda quais as dimensões corretas para fotos e vídeos

tamanho de imagem para instagram

Sempre falamos por aqui que a produção de conteúdo para redes sociais é um fator que pode ser decisivo no sucesso do seu negócio.

Porém, não basta apenas saber quais assuntos abordar. É preciso conhecer a melhor maneira de fazer cada publicação. Por isso, é importante saber qual tamanho de imagem para Instagram usar nessa rede social.

Quando se fala de Instagram, saber qual tamanho de imagem correto é ainda mais fundamental, afinal é uma das redes sociais mais voltadas para o visual.

Saiba mais: Sorteios Instagram: regras, ferramentas e dicas de como fazer

Diante disso, se você deseja ter sucesso na sua estratégia de marketing digital no Instagram, é preciso conhecer as medidas recomendadas para cada tipo de publicação.

Então, para te ajudar com isso, listamos nesse texto todas as dimensões recomendadas para publicações do Instagram. Confira:

Você pode gostar...

Tamanho de imagem para Instagram

Sempre que você carrega uma imagem no Instagram, a rede social tende a fazer o upload com a melhor resolução possível. Com largura máxima de 1080 pixels.

Há ainda um tamanho mínimo que deve ser respeitado. Quando você faz o upload de imagem abaixo dessa resolução, o Instagram forçará para que ela atinja esse valor e aí sua publicação poderá perder qualidade.

Tamanho para foto de perfil no Instagram

O tamanho ideal para as fotos do perfil no Instagram, também chamado do profile, é de 180×180 pixels.

As dimensões mínimas são de 110×110 pixels. Mas, quando usada assim, a imagem pode acabar perdendo qualidade na versão web da rede social.

Tamanho de fotos e vídeos para o feed

Consideramos aqui as proporções e dimensões recomendadas para anúncios no Instagram. Dessa forma, caso você deseje promover uma publicação orgânica, a mesma já estará com o tamanho de imagem adequado.

Atualmente, há 3 opções de formato de imagens e vídeos para posts que podem ser publicados no feed no Instagram: quadrado, paisagem e retrato.

Confira os tamanhos recomendados para cada um deles:

Quadrado

O formato quadrado, também chamado de square, foi por muito tempo o tamanho padrão do Instagram e é o mais usado até hoje.

Nesse tipo de publicação, a proporção deve ser de 1:1, com resolução mínima de 600×500 pixels e máxima de 1936×1936 pixels.

Paisagem

O formato de paisagem, também chamado de horizontal ou landscape, deve ser utilizado com resolução mínima de 600×315 pixels e máxima de 1936×1936.

A proporção para esse tipo de post é de 1,91:1.

Retrato

O formato retrato, também conhecido como vertical ou portrait, tem resolução mínima de 600×750 pixels e máxima de 1936×1936.

Nesse caso, a proporção deve ser de 4:5.

Duração dos vídeos no feed

Os vídeos publicados no feed no Instagram devem seguir as mesmas proporções indicadas para as imagens. Cada produção deve ter 4GB, no máximo.

No que diz respeito a duração, os vídeos publicados organicamente podem durar até 60 segundos. Já os publicados como anúncio pelo gerenciador de negócios, podem durar até 2 minutos.

Você pode gostar...

Tamanho de imagem para Stories

Outro espaço onde devemos estar atentos às proporções é o Instagram Stories.

Nele, a publicação toma a tela inteira do dispositivo. Por isso, é importante considerar que cada celular terá uma dimensão diferente. Para garantir que seu conteúdo seja visto por completo em todos os aparelhos, indicamos trabalhar com uma margem de segurança no topo e rodapé da imagem.

A proporção indicada para esse tipo de publicação é de 9:16. Com resolução máxima de 1080x 1920 pixels e mínima de 600×1067 pixels.

Quanto a duração, os Stories em vídeo podem ter entre 3 e 15 segundos.

Tamanho de vídeos para o IGTV

O IGTV, plataforma de vídeos longos do Instagram, tem requisitos diferentes das demais aplicadas na rede social.

Os vídeos devem ter um minuto, pelo menos, e estar no formato MP4. A duração máxima do vídeo pode ser de 15 minutos ao ser carregado diretamente do aplicativo pelo celular ou 60 minutos ao ser carregado pela versão web da rede social.

Saiba mais: Como postar vídeos longos de até 60 minutos no IGTV do Instagram

Os vídeos devem ter resolução mínima de 720 pixels e taxa de quadros por segundo de 30 FPS, pelo menos.

Vídeos verticais devem ser publicados com proporção 9:16 e os horizontais com proporção 16:9.

Thumb do vídeo: o tamanho recomendado para a foto da capa é de 420×654 pixels ou proporção de 1:1,55.

Tamanho de vídeos para o Reels

O Reels, nova plataforma de vídeos curtos do Instagram, também tem dimensões específicas que devem ser obedecidas.

Você pode gostar...

Esses vídeos devem ter duração máxima de 15 segundos e precisam estar em formato MP4, com taxa de quadros mínima de 30 FPS.

Saiba mais: Como criar vídeos com o Reels no Instagram

Suas dimensões devem ser de 1080×1920 pixels, como as do Stories, com proporção 9:16.

Prévia no feed: o trecho do vídeo do Reels que vai para o feed deve respeitar as mesmas regras. O que muda é o tamanho máximo, que passa a ser 1080×1350 pixels e a proporção 4:5.


Investir na produção de conteúdos com tamanho de imagem para o Instagram correto é super importante para garantir a qualidade das suas produções.

De nada adianta investir muito mais tempo pesquisando os melhores assuntos e até mesmo criando artes perfeitas, se elas estiverem com dimensões erradas e acabarem cortadas ou perdendo qualidade na hora de publicar.

Mesmo aqueles que não têm muito conhecimento em softwares de edição e não trabalham como social media, conseguem facilmente criar suas publicações com o tamanho correto para imagens do Instagram. Para isso, basta utilizar modelos pré-editados em ferramentas como o Canva, por exemplo.

No Canva, você consegue selecionar o tipo de conteúdo que deseja criar e ele já abre um arquivo com as dimensões e proporções corretas. Não tem desculpa para criar conteúdos fora do padrão exigido pelo Instagram.

Lembrando que essa ferramenta também te ajuda a criar post com tamanho correto de outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

Conta aqui nos comentários como funciona a produção de conteúdo no seu negócio e se você já se preocupava com o tamanho de imagens para o Instagram.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial