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Redes Sociais

5 tendências nas redes sociais para você ficar ligado

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Se tem uma coisa que muda muito rápido é o mundo da tecnologia e das redes sociais. Anos atrás, alguns recursos que eram vistos como tendências nas redes sociais, hoje nós até tiramos sarro, achando engraçado. Por exemplo, MSN, Orkut, chat do UOL e até o querido Snapchat (que até tempos atrás era visto como uma baita tendência e hoje já anda meio esquecido).

Mas existem algumas tendências nas redes sociais que você precisa ficar ligado para aproveitar o momento certo. Não adianta querer pegar a onda depois que ela passou, não é mesmo?

Queremos compartilhar com você 5 tendências nas redes sociais que acreditamos que já estão funcionando para vários negócios. Quando falamos no contexto das pequenas empresas, vale muito a pena ficar ligado nesses pontos. Principalmente para ver o que você pode aplicar no seu negócio.

5 tendências nas redes sociais para você ficar ligado

Vamos começar a prever o futuro?

1. Vídeos sem som

5 tendências nas redes sociais para você ficar ligado

Você vai observar que a maioria das tendências é relacionada com vídeos. Eles são formatos importantes, mas que muitas empresas ainda não estão usando.

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Quando falamos em vídeos para as mídias sociais, existem alguns formatos que tendem a funcionar melhor. São neles que você deveria investir mais! Como é o caso do nosso primeiro item na lista de tendências: os vídeos sem som, mas com texto explicativo.

Eles são conteúdos em vídeo que as pessoas podem consumir e compreender uma informação, mas sem o áudio.

É muito comum que as pessoas estejam em uma fila no banco, dentro de um ônibus ou metrô, esperando o embarque no aeroporto etc. e PLIN: mexendo no celular. As pessoas ficam ali vidradas no feed de notícias do Facebook ou Instagram. Para não incomodar quem está por perto, vale a pena assistir a um vídeo sem ativar o som.

Hoje, muitas empresas e portais de conteúdo estão usando o formato de vídeos que nós chamamos de “slideshow”. Nós mesmos, aqui no nosso negócio, estamos apostando nesse formato.

Qual é a ideia? É um vídeo curto, onde a pessoa pode ter acesso a um conteúdo de vídeo sem que necessariamente ela deva ativar o som. É diferente de um vídeo do YouTube, por exemplo, que o áudio é fundamental para compreensão.

Atrelado aos vídeos estilo slideshow, você pode apostar na criação de legendas para seus vídeos. Seus usuários vão consumir o conteúdo sem necessidade de ativar o áudio.

2. Vídeos ao vivo

5 tendências nas redes sociais para você ficar ligado

Ainda nesse mundo das tendências nas redes sociais que você precisa ficar ligado estão os vídeos ao vivo. Não é algo extremamente novo, mas é um formato que cada vez mais tem recebido destaque na distribuição de conteúdo no feed de notícias no Facebook.

Para nós, quando acessamos o histórico de publicações da nossa página, é nítida a diferença quando fazemos uma live na página, versus qualquer outro tipo de publicação. As lives geram maior alcance e maior engajamento.

Se você está com baixo engajamento na sua página, se você publica um conteúdo e tem baixo alcance orgânico, investir em vídeos ao vivo no Facebook é extremamente importante.

Esse é um tipo de conteúdo que cada vez mais será valorizado pelo Facebook. Por isso: invista para aumentar a exposição do seu negócio!

3. Robôs do Messenger

5 tendências nas redes sociais para você ficar ligado

Como terceira tendência, nós citamos os robôs, principalmente os do Messenger do Facebook. Eles foram lançados em 2016 e em 2017 deram um boom para pequenas empresas utilizarem em seus negócios. Você pode ter robôs que fazem um auto-atendimento na sua página, por exemplo.

Existe o inbox dentro da sua fanpage no Facebook e existem várias ferramentas que você pode utilizar para essa automatização, como o ManyChat que nós já usamos na nossa página, por exemplo .

Os robôs são cada vez mais uma aposta do Facebook quando falamos de autoatendimento dentro das redes sociais e ajudam na interação com a sua audiência e com possíveis clientes. Invista em estudar sobre isso!

4. Vídeos de pequena duração como Stories

tendências nas redes sociais

Fonte: Instagram

Outra tendência que vemos crescendo muito são os vídeos curtinhos, com pouco tempo de duração.

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É só ver o crescimento do Snapchat e a cópia feita pelo Facebook com o Instagram Stories e, agora, no próprio Facebook. Têm stories em todos os lados!

Esse conteúdo de pequena duração é um formato de vídeo curto que tem um prazo para ser consumido. É uma tendência bem consolidada quando se fala de influenciadores, mas que as pequenas empresas ainda não estão ligadas e que podem usar!

Esse modelo de conteúdo é muito simples e rápido de fazer. Com um celular e alguma coisa para falar, você já tem um conteúdo de valor para produzir para sua audiência.

Esse pode ser um primeiro passo que você pode dar quando falamos em vídeos. Os vídeos curtos são cada vez mais uma tendência e você deveria começar a entender como aplicar isso no seu negócio.

5. Lojas dentro das redes sociais

5 tendências nas redes sociais para você ficar ligado

E, mais um item para ficar ligado – que já é uma coisa mais manual, mas que será escalável: usar a sua própria rede social para vender os seus produtos. Aqui na nossa empresa, nós usamos muito o Facebook como ferramenta de tráfego.

Ou seja: direcionamos  as pessoas que atraímos pelo o Facebook ou Instagram para um site externo ou para uma página de captura de leads. No caso, a página de compra do nosso treinamento online, o Facebook Essencial.

Mas, está cada vez mais interessante observar como todo esse processo de venda está acontecendo dentro da própria rede social. A venda via inbox já é uma coisa difundida e escalável em vários segmentos. Mas como? Colocando esse recurso de venda via inbox atrelado ao elementos dos robôs, dos bots do Facebook.

Começamos a perceber a tendência interessante de que todo esse processo de venda pode ser feito dentro de uma própria rede social. É uma porta de entrada interessante para pequenas empresas que não podem ainda investir em um site de e-commerce, por exemplo.

Conte nos comentários: qual dessas tendências você pode começar a aplicar na sua empresa ainda essa semana?

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Durante muito tempo, nós observamos quais ações geravam maior engajamento nas postagens da nossa empresa e compilamos as melhores aqui para você.

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Anote as dicas, faça os testes e depois conte aqui nos comentários quais foram os resultados. Vamos lá?

5 TÁTICAS PODEROSAS PARA BOMBAR A SUA PÁGINA NO FACEBOOK

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

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28 Comentários

  • Avatar
    Phelippe Colle
    Responder

    Interessante este post!
    Pois a tempos visualizei a opção de loja para ativar em minha página, mas não sabia que estava sendo uma “tendência” e a ignorei. Agora irei dar mais valor a esta dica.
    Valeu Camila 😉

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Phelippe.

      Pois é, as lojas são uma grande tendência dentro do Facebook.
      Semana fizemos um post tutorial ensinando a criar uma loja, dá uma olhada:
      Como criar uma Loja Virtual no Facebook

      Espero ter ajudado.
      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Phelippe Colle
    Responder

    Interessante este post!
    Pois a tempos visualizei a opção de loja para ativar em minha página, mas não sabia que estava sendo uma “tendência” e a ignorei. Agora irei dar mais valor a esta dica.
    Valeu Camila 😉

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Phelippe.

      Pois é, as lojas são uma grande tendência dentro do Facebook.
      Semana fizemos um post tutorial ensinando a criar uma loja, dá uma olhada:
      Como criar uma Loja Virtual no Facebook

      Espero ter ajudado.
      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Bruna
    Responder

    O que vejo é funilando tudo para as redes sociais, será q hj as empresas terão vantagens em ter um site? é o q me pergunto. mesmo com tanta informação, ainda tem muita gente que nao quer aprender sobre essa evolução digital.

    • Avatar
      Andressa Pellanda
      Responder

      Oi, Bruna!

      Tudo vai depender da estratégia de cada empresa. Nós acreditamos que sim, ainda é bem importante ter um site para você redirecionar o seu cliente ou possível cliente. Além de ser uma maneira de produzir um conteúdo e ser ranqueado no Google.

      Mas, ao mesmo tempo, nós também produzimos conteúdos que chamamos de ‘nativos no Facebook’, justamente por conta desse movimento que você comentou (das pessoas quererem consumir o conteúdo dentro do próprio Facebook). Temos que pegar a onda enquanto ela não passou, não é mesmo? 😉

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

      • Avatar
        BRuna
        Responder

        Verdade..esta certo…mas mesmo q nós educamos e passamos informação…ainda tem muita gente q nao entende!

        • Avatar
          Andressa Pellanda
          Responder

          Sim, faz parte! O importante é nunca deixar que isso nos afete e que faça com que nós deixemos de passar a informação, não é mesmo?! Vamos continuar e fazer o possível para mudar essa cultura 😉

  • Avatar
    Bruna
    Responder

    O que vejo é funilando tudo para as redes sociais, será q hj as empresas terão vantagens em ter um site? é o q me pergunto. mesmo com tanta informação, ainda tem muita gente que nao quer aprender sobre essa evolução digital.

    • Avatar
      Andressa Pellanda
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      Oi, Bruna!

      Tudo vai depender da estratégia de cada empresa. Nós acreditamos que sim, ainda é bem importante ter um site para você redirecionar o seu cliente ou possível cliente. Além de ser uma maneira de produzir um conteúdo e ser ranqueado no Google.

      Mas, ao mesmo tempo, nós também produzimos conteúdos que chamamos de ‘nativos no Facebook’, justamente por conta desse movimento que você comentou (das pessoas quererem consumir o conteúdo dentro do próprio Facebook). Temos que pegar a onda enquanto ela não passou, não é mesmo? 😉

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

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        BRuna
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        Verdade..esta certo…mas mesmo q nós educamos e passamos informação…ainda tem muita gente q nao entende!

        • Avatar
          Andressa Pellanda
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          Sim, faz parte! O importante é nunca deixar que isso nos afete e que faça com que nós deixemos de passar a informação, não é mesmo?! Vamos continuar e fazer o possível para mudar essa cultura 😉

  • Avatar
    Cleiton de Sá
    Responder

    Boa tarde Camila gostei muito das tendencias, na tendencia 1, como fazer os vídeos com legenda profissionais sem muito conhecimento, você indicam algum programa?

    • Avatar
      Andressa Pellanda
      Responder

      Oi, Cleiton!

      Nós fazemos nossas legendas no Adobe Premiere. Temos uma pessoa no time dedicada à edição de vídeos que faz esse trabalho.

      Também existe um aplicativo para iOS chamado Clips. Ele detecta o que você fala e transforma aquilo em texto – pode ser uma boa alternativa para um conteúdo mais rápido 😉

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

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    Cleiton de Sá
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    Boa tarde Camila gostei muito das tendencias, na tendencia 1, como fazer os vídeos com legenda profissionais sem muito conhecimento, você indicam algum programa?

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      Andressa Pellanda
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      Oi, Cleiton!

      Nós fazemos nossas legendas no Adobe Premiere. Temos uma pessoa no time dedicada à edição de vídeos que faz esse trabalho.

      Também existe um aplicativo para iOS chamado Clips. Ele detecta o que você fala e transforma aquilo em texto – pode ser uma boa alternativa para um conteúdo mais rápido 😉

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

  • Avatar
    Joana
    Responder

    Olá!

    Como desabilitar o ManyChat da minha fanpage?

    Obrigada!

    Joana

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Joana.

      Dentro da ferramenta você pode desabilitar ou envie um e-mail para o suporte do ManyChat solicitando o descadastramento.

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

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    Joana
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    Olá!

    Como desabilitar o ManyChat da minha fanpage?

    Obrigada!

    Joana

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      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Joana.

      Dentro da ferramenta você pode desabilitar ou envie um e-mail para o suporte do ManyChat solicitando o descadastramento.

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Camila
    Responder

    Amei as icas Camila, gratidão! Essas semana posso melhorar meus stories e começar a fazer lives ao vivo no facebook. Queria ajuda com os robôs, acredito que me ajudariam muito, mas não entendo nada sobre isso, gratidão desde já!

  • Avatar
    Camila
    Responder

    Amei as icas Camila, gratidão! Essas semana posso melhorar meus stories e começar a fazer lives ao vivo no facebook. Queria ajuda com os robôs, acredito que me ajudariam muito, mas não entendo nada sobre isso, gratidão desde já!

  • Avatar
    Geraldo Raimundo de Siqueira
    Responder

    Boa noite tenho uma academia de TAEKWONDO e quero explorar mais o marketing tenho muitos alunos mas pelo fato de ser muito conhecido quando Atleta agora investir muito em propagando mas não sei fazê-lo a ideia de vídeos é muito boa tenho feito aqui as vezes
    Mestre Geraldo Siqueira TKD

  • Avatar
    Geraldo Raimundo de Siqueira
    Responder

    Boa noite tenho uma academia de TAEKWONDO e quero explorar mais o marketing tenho muitos alunos mas pelo fato de ser muito conhecido quando Atleta agora investir muito em propagando mas não sei fazê-lo a ideia de vídeos é muito boa tenho feito aqui as vezes
    Mestre Geraldo Siqueira TKD

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