Se tem uma coisa que muda muito rápido é o mundo da tecnologia e das redes sociais. Anos atrás, alguns recursos que eram vistos como tendências nas redes sociais, hoje nós até tiramos sarro, achando engraçado. Por exemplo, MSN, Orkut, chat do UOL e até o querido Snapchat (que até tempos atrás era visto como uma baita tendência e hoje já anda meio esquecido).
Mas existem algumas tendências nas redes sociais que você precisa ficar ligado para aproveitar o momento certo. Não adianta querer pegar a onda depois que ela passou, não é mesmo?
Queremos compartilhar com você 5 tendências nas redes sociais que acreditamos que já estão funcionando para vários negócios. Quando falamos no contexto das pequenas empresas, vale muito a pena ficar ligado nesses pontos. Principalmente para ver o que você pode aplicar no seu negócio.
5 tendências nas redes sociais para você ficar ligado
Vamos começar a prever o futuro?
1. Vídeos sem som
Você vai observar que a maioria das tendências é relacionada com vídeos. Eles são formatos importantes, mas que muitas empresas ainda não estão usando.
Quando falamos em vídeos para as mídias sociais, existem alguns formatos que tendem a funcionar melhor. São neles que você deveria investir mais! Como é o caso do nosso primeiro item na lista de tendências: os vídeos sem som, mas com texto explicativo.
Eles são conteúdos em vídeo que as pessoas podem consumir e compreender uma informação, mas sem o áudio.
É muito comum que as pessoas estejam em uma fila no banco, dentro de um ônibus ou metrô, esperando o embarque no aeroporto etc. e PLIN: mexendo no celular. As pessoas ficam ali vidradas no feed de notícias do Facebook ou Instagram. Para não incomodar quem está por perto, vale a pena assistir a um vídeo sem ativar o som.
Hoje, muitas empresas e portais de conteúdo estão usando o formato de vídeos que nós chamamos de “slideshow”. Nós mesmos, aqui no nosso negócio, estamos apostando nesse formato.
Qual é a ideia? É um vídeo curto, onde a pessoa pode ter acesso a um conteúdo de vídeo sem que necessariamente ela deva ativar o som. É diferente de um vídeo do YouTube, por exemplo, que o áudio é fundamental para compreensão.
Atrelado aos vídeos estilo slideshow, você pode apostar na criação de legendas para seus vídeos. Seus usuários vão consumir o conteúdo sem necessidade de ativar o áudio.
2. Vídeos ao vivo
Ainda nesse mundo das tendências nas redes sociais que você precisa ficar ligado estão os vídeos ao vivo. Não é algo extremamente novo, mas é um formato que cada vez mais tem recebido destaque na distribuição de conteúdo no feed de notícias no Facebook.
Para nós, quando acessamos o histórico de publicações da nossa página, é nítida a diferença quando fazemos uma live na página, versus qualquer outro tipo de publicação. As lives geram maior alcance e maior engajamento.
Se você está com baixo engajamento na sua página, se você publica um conteúdo e tem baixo alcance orgânico, investir em vídeos ao vivo no Facebook é extremamente importante.
Esse é um tipo de conteúdo que cada vez mais será valorizado pelo Facebook. Por isso: invista para aumentar a exposição do seu negócio!
3. Robôs do Messenger
Como terceira tendência, nós citamos os robôs, principalmente os do Messenger do Facebook. Eles foram lançados em 2016 e em 2017 deram um boom para pequenas empresas utilizarem em seus negócios. Você pode ter robôs que fazem um auto-atendimento na sua página, por exemplo.
Existe o inbox dentro da sua fanpage no Facebook e existem várias ferramentas que você pode utilizar para essa automatização, como o ManyChat que nós já usamos na nossa página, por exemplo .
Os robôs são cada vez mais uma aposta do Facebook quando falamos de autoatendimento dentro das redes sociais e ajudam na interação com a sua audiência e com possíveis clientes. Invista em estudar sobre isso!
4. Vídeos de pequena duração como Stories
Fonte: Instagram
Outra tendência que vemos crescendo muito são os vídeos curtinhos, com pouco tempo de duração.
É só ver o crescimento do Snapchat e a cópia feita pelo Facebook com o Instagram Stories e, agora, no próprio Facebook. Têm stories em todos os lados!
Esse conteúdo de pequena duração é um formato de vídeo curto que tem um prazo para ser consumido. É uma tendência bem consolidada quando se fala de influenciadores, mas que as pequenas empresas ainda não estão ligadas e que podem usar!
Esse modelo de conteúdo é muito simples e rápido de fazer. Com um celular e alguma coisa para falar, você já tem um conteúdo de valor para produzir para sua audiência.
Esse pode ser um primeiro passo que você pode dar quando falamos em vídeos. Os vídeos curtos são cada vez mais uma tendência e você deveria começar a entender como aplicar isso no seu negócio.
5. Lojas dentro das redes sociais
E, mais um item para ficar ligado – que já é uma coisa mais manual, mas que será escalável: usar a sua própria rede social para vender os seus produtos. Aqui na nossa empresa, nós usamos muito o Facebook como ferramenta de tráfego.
Ou seja: direcionamos as pessoas que atraímos pelo o Facebook ou Instagram para um site externo ou para uma página de captura de leads. No caso, a página de compra do nosso treinamento online, o Facebook Essencial.
Mas, está cada vez mais interessante observar como todo esse processo de venda está acontecendo dentro da própria rede social. A venda via inbox já é uma coisa difundida e escalável em vários segmentos. Mas como? Colocando esse recurso de venda via inbox atrelado ao elementos dos robôs, dos bots do Facebook.
Começamos a perceber a tendência interessante de que todo esse processo de venda pode ser feito dentro de uma própria rede social. É uma porta de entrada interessante para pequenas empresas que não podem ainda investir em um site de e-commerce, por exemplo.
Conte nos comentários: qual dessas tendências você pode começar a aplicar na sua empresa ainda essa semana?
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