Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

Teste de temperamento: conheça os 4 perfis comportamentais

Você sabe qual padrão está influenciando sua empresa? Faça o teste de temperamento e descubra quais emoções afetam seu comportamento

teste de temperamento

Você já fez algum exame de personalidade para saber quais são os seus padrões de pensamento e comportamento? Hoje vamos falar sobre o teste de temperamento e o que ele pode te revelar.

Estamos sempre em busca de melhorar nossos negócios, com o objetivo de torná-lo mais eficiente e lucrativo. O que muitas vezes negligenciamos é quando nossas decisões são tomadas sob influência de nossas emoções.

Em grandes corporações, a inteligência emocional é um fator decisivo para a escolha de líderes e gestores e ela só é desenvolvida em nós através do autoconhecimento.

Por isso, hoje vamos apresentar para você o teste de temperamento. Ao realizá-lo, esperamos que você suba um degrau a mais em seu autoconhecimento e saiba identificar quais emoções dominam suas decisões.

A IMPORTÂNCIA DO TESTE DE TEMPERAMENTO PARA O SEU NEGÓCIO

Já publicamos aqui no blog alguns textos com indicações de ferramentas de gestão. Como por exemplo, as 5 forças de Porter.

Você pode gostar...

O teste de temperamento é muito parecido com um tipo de ferramenta de gestão. Porém, o diagnóstico aqui considera as pessoas envolvidas em sua organização.

Ao realizar o teste de temperamento, você conseguirá conhecer quais tendências comportamentais você tende a adotar. Ao conhecê-las, poderá tomar decisões de forma mais racional e não se deixar levar por padrões inconscientes.

Além disso, esse tipo de teste ajuda na contratação de colaboradores. Isso porque, ele poderá te mostrar se o candidato é organizado ou não, extrovertido ou introspectivo, adaptado a rotina e etc.

Assim, você pode definir o perfil que deseja para a vaga e confirmar através do teste de temperamento.

Ao aplicar o teste de temperamento entre os envolvidos na organização, você estará distribuindo corretamente os seus talentos e alocando os recursos humanos, onde eles têm as maiores chances de desenvolvimento.

Além disso, estudar o perfil das pessoas dentro da organização contribuí com a comunicação interna e o endomarketing. Assim, você pode adaptar sua comunicação com o perfil de cada setor, adotando linguagem compatível.

QUAIS SÃO OS 4 PERFIS COMPORTAMENTAIS DE TEMPERAMENTO?

1. TEMPERAMENTO SANGUÍNEO

O tipo sanguíneo são pessoas comunicativas, que gostam de estar em turma. Costumam ser falantes e se comunicam com facilidade e desenvoltura. Além disso. são pessoas com perfil criativo.

O outro lado dos sanguíneos é que eles podem não saber dosar sua intensidade. Também apresentam dificuldade de manter o foco, pois estão sempre envolvidos em vários projetos ao mesmo tempo.

2. TEMPERAMENTO COLÉRICO

O perfil colérico é um perfil explosivo, com facilidade para delegar tarefas, um perfil determinado e corajoso. Por isso, se destacam na gestão e liderança de equipes.

Por outro lado, nesse perfil há tendências a visões egoísta, ser impaciente e menos tolerante. Seu principal desafio é aceitar novas perspectivas além da sua.

3. TEMPERAMENTO MELANCÓLICO

Com uma tendência artística muito forte. O perfil melancólico é um estudioso, introspectivo e que sente tudo muito profundamente.

É uma pessoa tímida que se mostra bem fiel em suas relações, tanto pessoais como profissionais. Gosta da rotina, é organizado e altruísta. Seu maior desafio está em aceitar mudanças e acreditar mais em seu potencial.

4. TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO

Fleumático costumam ser pessoas calmas, sonhadoras e flexíveis. Por terem a diplomacia como regra, são ideais para atuação com atendimento ao público.

Entretanto, seu maior desafio é sair da inércia com ações mais proativas. Principalmente para as que demandam tomada de decisão.

Saiba Mais: Pirâmide de Maslow e as 5 necessidades humanas fundamentais

4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS: ONDE FAZER O TESTE?

Aposto que depois dessa explicação toda, você está curioso para descobrir qual o seu perfil predominante, não é mesmo? Mas antes de deixar o link do teste para você responder, vale a pena apontarmos a complexidade da personalidade humana.

Você pode gostar...

Ou seja, o resultado majoritário após a soma dos seus pontos pode não te definir por completo. Isso porque, nossas emoções são resultado das nossas experiências ao logo da vida. E nenhuma pessoa é igual.

Logo seria impossível dividirmos a população mundial em 4 grandes perfis temperamentais.

Mas o teste poderá revelar quais combinações de temperamentos sua personalidade apresenta. E com isso, demostrar suas principais virtudes e pontos fracos.

Agora mão na massa: clique aqui para fazer o seu teste e descobrir qual o seu temperamento predominante.

4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS: COMO AGIR APÓS O RESULTADO

Nos conhecermos melhor é o primeiro passo para agirmos de maneira mais consciente. E isso é muito bom!

Podemos citar como exemplo pessoas resistentes as mudanças. Muitas vezes, elas deixam de agir, de decidir algo, por sentirem medo. Mas na maioria das vezes, isso não está claro em seu padrão de pensamento.

Logo, o medo é de mudar, o que implica em arrumar novas desculpas para tomar uma decisão e ação. Nessas horas, entram argumentos do tipo: isso é muito difícil, não sou bom/boa naquilo e outras.

Mas tudo isso não passa de uma grande mentira que contamos pra nós mesmos. Após fazer o teste de temperamento e levantar as suas principais características, avalie suas últimas decisões/ações.

Em quantas delas e em qual grau essas decisões foram influenciadas pelo temperamento descrito pelo resultado do teste? Esse é um exercício de autoconhecimento e um passo importante para o desenvolvimento da sua inteligência emocional.

Você também pode compartilhar esse teste com outras pessoas que fazem parte dos seus planos e projetos. Isso facilitará a interação entre vocês, tornando o processo menos complexo.

Você pode gostar...

Agora queremos saber: como foi o seu resultado do teste de temperamento? Já levantou algum ponto de melhoria em seu padrão comportamental?

Deixe seu resultado aqui para nós em forma de comentário.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial