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Tipos de orçamento para anúncios no Facebook: qual escolher?

Orçamento diário ou vitalício? Entenda como funciona cada uma deles e qual você deve escolher ao criar seus anúncios no Facebook
Sumário

Uma das grandes dúvidas de quem começa a anunciar no Facebook é sobre os tipos de orçamento e qual deles usar. Logo que iniciamos a criação de um anúncio, após escolher o objetivo e nome da campanha, devemos definir quanto iremos investir e é aí que surge a dúvida: orçamento diário ou vitalício?

Confira a seguir como cada um funciona e quais as características deles. 

Orçamento diário 

Ao optar pelo orçamento diário, você define um valor máximo que pode gastar por dia com uma campanha ou conjunto de anúncios. Ou seja, todos os dias, pelo tempo que durar sua campanha, o Facebook poderá gastar o valor X que foi definido por você.

Por exemplo, se em uma campanha de 10 dias você define um orçamento diário de R$10, o máximo que você terá investido ao final do prazo de veiculação será R$100. 

Orçamento anúncios

Orçamento Vitalício

Ao escolher o orçamento vitalício, você define um valor total para ser investido durante toda a campanha. Ou seja, você informa ao Facebook quanto espera gastar em todo o período em que seus anúncios estiverem ativos. 

Sendo assim, aqui não há um valor determinado para ser gasto por dia, o que faz com que o investimento diário varie. Porém, independente do tempo em que esses anúncios estiverem no ar, o Facebook não irá gastar mais do que a verba que você determinou. 

Se no exemplo anterior gastamos R$10 por dia totalizando R$100 ao longo de 10 dias, aqui podemos ter o mesmo valor investido. A diferença é que o Facebook vai distribuir esses R$100 de forma que em alguns dias o valor gasto será maior do que em outros. A plataforma faz isso de forma automática, distribuindo o investimento entre os dias e posicionamentos que estiverem gerando os melhores resultados. 

Orçamento anúncios

Orçamento x Gasto

Um ponto importante é saber que existe uma diferença entre o orçamento que você irá definir e o quanto efetivamente será gasto.

  • Orçamento: valor máximo que o Facebook gastará para veicular seus anúncios no período selecionado;
  • Gasto: o quanto você pagará pela veiculação do anuncio. Ou seja, o quando o Facebook realmente gastou da verba que você definiu no seu orçamento.

Dessa forma, definir um valor diário de R$10.00 ou vitalício de R$100.00 significa apenas que esse é o máximo a ser investido. Com base nos resultados do seu anúncio, o valor gasto poderá ser menor, mas nunca maior do que isso.

Qual tipo de orçamento é melhor? 

Não há como definir qual tipo de orçamento é melhor ou pior. Cada um deles têm características específicas, você deve optar por aquele que atende melhor às necessidades do seu negócio.

De modo geral, a regra que ensinamos no Social Sell é a seguinte:

Se sua campanha não tem uma data para acabar, use o orçamento diário. Assim, seus anúncios não serão pausados e a sua campanha vai adquirindo mais inteligência.

Se sua campanha tem uma data para acabar, use o vitalício. Vamos supor que você esteja rodando uma campanha para o Dia das Mães. Essa campanha tem uma data para acabar, afinal o Dia das Mães passa. Desta forma, você pode definir seu orçamento como vitalício para que ele seja distribuído pelo Facebook ao longo dos dias e a campanha seja pausada automaticamente no dia seguinte ao Dia das Mães.

Essa é a recomendação padrão que damos para quem está com essa dúvida.

Contudo, sempre procuramos deixar os anúncios com o orçamento diário por um motivo: Isso tende a forçar o Facebook a entregar os melhores resultados todos os dias. Pois, ele precisa gastar da melhor forma a verba diariamente. Já no vitalício, ele tem mais flexibilidade para ter resultados médios ao longo do tempo.

Agora, para descobrir qual é o melhor para você só existe uma maneira: testando. Sim, você precisará testar e avaliar qual vai trazer resultados mais satisfatórios de acordo com seus objetivos. 

Vale a pena também considerar o tempo que você tem para cuidar de seus anúncios. Algumas pessoas, por exemplo, escolhem o diário e esquecem de parar os anúncios e aí acabam estourando seu orçamento, por conta de um descuido. Então, é preciso testar e avaliar qual dos dois tipos é o mais adequado para a sua realidade e para o seu negócio. 

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