Ou navegue pelas categorias

Top TED Talks em 2010

“O ano termina e começa outra vez”. A partir desta frase épica de uma das canções natalinas mais famosas do Brasil (sim! A música da Simone), gostaria de abrir a série de textos de 2011. Como adoro clichês, vou começar 2011 com uma retrospectiva básica, afinal início ou fim de ano que se preze sempre tem.

Porém, esta retrospectiva é muito especial, pois vou apresentar os vídeos do TED que mais me marcaram em 2010. Para quem não sabe, o TED é um evento muito especial, onde grandes figuras de diversas áreas são convidadas a falar sobre diversos temas em apresentações de até 18 minutos. Temas sobre física quântica a fome na África são apresentados sempre por pessoas com muito conteúdo e com vontade de mudar o mundo.

Os 5 preferidos

Hoje são mais 800 palestras (chutando baixo) disponíveis no site do TED. As chamadas TED Talks são fascinantes e recomendo assistir a todas. Porém, como perdi a conta de quantas apresentações vi em 2010, volto com um clichê e apresento a lista das 5 mais de 2010.

Steven Johnson: Where good ideas come from (De onde as boas ideias vêm)

Você pode gostar...

Steve Johnson, antes de tudo, um exímio desenhista, apresenta de forma extremamente didática sua teoria de como as ideias se formam. Uma ideia que se liga a outra põe o momento “Eureka” em cheque. Um show de palestra já traduzida para o português.

[ted id=961]

4° Melinda French Gates: What nonprofits can learn from Coca-Cola (O que as Sem Fins Lucrativos podem aprender com a Coca-Cola)

Parece estranho, mas Melinda Gates mostrou nesta apresentação como uma das maiores empresas do mundo pode ensinar algo às ONGs. Ao assinalar um dos pontos mais fortes da Coca-Cola (além do marketing), Gates apresenta como a logística incrível da Coca-Cola pode ser utilizada para levar esperança ao redor do mundo e ajuda a quem precisa. Ainda não há tradução para o português.

[ted id=977]

Hans Rosling: Crescimento populacional mundial

Utilizando materiais simples e fatos concretos, Rosling apresenta o contexto mundial que estamos produzindo desde 1960. Ao projetar o futuro do planeta para 2050, Rosling aponta a única forma de parar o crescimento populacional e permitir que o planeta se mantenha minimamente saudável mesmo com tantas pessoas consumindo e poluindo.

[ted id=912]

Chris Anderson: Como os vídeos da internet potencializam a inovação global

Eu sou suspeita para falar de Chris Anderson, pois para mim ele é um dos caras mais fantásticos da atualidade. Nesta apresentação, Anderson mostra como os vídeos estão acelerando a inovação na dança, na comunicação e no próprio TED. A chamada “Inovação Acelerada pela Multidão” ganha vida nesta apresentação.

[ted id=955]

Rives: sobre as 4 da manhã

Esta pode não ser a melhor palestra de 2010 para muitos, mas depois de ver todas as coincidências envolvendo às 4 horas da manhã, pude observar em vários filmes esta mesma história. A pior hora do dia, segundo Rives, é o início de uma série de acasos muito divertidos.

[ted id=148]

TED por aqui

Você pode gostar...

Ao trazer estes vídeos, gostaria de ir preparando o coração de todos para a vinda do TED a Curitiba em 2011. Sim, Curitiba, bem como outras cidades do país, sediarão conferências do TEDx, eventos independentes do TED, mas com todo o respaldo desta incrível iniciativa. Fiquem ligados, em breve mais informações sobre o TEDx Curitiba.

Até a próxima e feliz 2011

 

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial