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Transmissão ao vivo: 4 sacadas para melhorar suas lives

Confira 4 dicas do que você precisa fazer para realizar uma transmissão ao vivo de sucesso e engajar a sua audiência nas redes sociais

Transmissão ao vivo

Nos últimos meses, nós vimos as lives mais badaladas dos últimos tempos. Devido a pandemia do Coronavirus, muitos artistas bombaram fazendo transmissão ao vivo no YouTube.

Marília Mendonça conseguiu realizar a maior live ao vivo na plataforma. O topo do ranking das lives no Brasil é dela e conta com 54 milhões de visualizações.

Você pode não ser um cantor famoso, mas com certeza pode usar as lives para o sucesso do seu negócio. Nesse texto, vamos dar ótimas dicas para que você possa utilizar esse recurso nas redes sociais.

TRANSMISSÃO AO VIVO FACEBOOK

Você sabia que o conteúdo que o Facebook mais está valorizando são os formatos de vídeos?

E quando eu falo formatos de vídeos, no plural, é porque existem dois tipos de vídeos:

Você pode gostar...
  • Os vídeos normais, carregados e publicados dentro da rede social;
  • Os vídeos em formato de transmissões ao vivo, que são gravados no Facebook e disponibilizados para replays logo depois.

As transmissões em tempo real são ótimas estratégias para quem quer começar a gerar mais engajamento em sua página. Isso é fundamental principalmente no Facebook, porque sem engajamento, seu conteúdo não é distribuído.

O Edge Rank, algoritmo do Facebook, é que escolhe o que vai para o feed de notícias das pessoas. Já que esse algoritmo prioriza conteúdos com engajamento, você precisa começar a pensar em estratégias para conquistar mais engajamento. Só assim, irá aparecer no feed de notícias dos seus seguidores.

As lives são grandes geradoras de engajamento! Isso porque recebem muitos comentários, curtidas e compartilhamentos.

O Facebook permite que qualquer pessoa faça vídeos ao vivo para os seus amigos ou seguidores, a qualquer momento. Descubra como fazer uma live no post: como fazer transmissões ao vivo no Facebook.

4 SACADAS PARA TER MAIS RESULTADOS COM SUA TRANSMISSÃO AO VIVO NO FACEBOOK

Confira quatro sacadas que seguimos aqui em nossa empresa para gerar resultados melhores usando as lives no Facebook.

1. TENHA CONSISTÊNCIA

Você precisa ter consistência com o seu conteúdo. Assim, você tende a fidelizar o seu público. Um exemplo são as lives realizadas dentro do nosso grupo exclusivo, Social Sellers.

Primeiro, foi definida uma data fixa. Isso ajuda a manter a consistência, pois você se programa e se prepara para sempre estar online naquele momento. Quando isso não acontece, é fácil arrumar uma desculpa para não fazer a transmissão.

Nos dias de transmissão ao vivo, recebemos diversas perguntas dos alunos. A Camila seleciona previamente as dúvidas e também responde questões que surgem pelos comentários.

Então, geralmente, os alunos acabam esperando por esse conteúdo e, quando a live começa, é um grande sucesso!

2. DEFINA UM TEMA BACANA

Um tema de uma transmissão ao vivo faz toda a diferença. Você consegue chamar a atenção de quem já conhece o seu trabalho e de quem ainda não conhece.

Imagine que você conhece tudo, ou quase tudo, sobre o setor que você trabalha ou sobre a sua empresa. Só que as pessoas que estão seguindo você podem não conhecer. Elas provavelmente têm curiosidade em saber mais sobre a sua empresa e os seus produtos.

E como descobrir o que importa para essas pessoas?

Você pode descobrir o que os seus seguidores esperam de várias maneiras. Exemplos: com pesquisas por e-mail, posts na página ou até em softwares próprios para pesquisas.

Um primeiro passo é você fazer uma transmissão ao vivo apenas para saber quais são as dúvidas dos seus consumidores e respondê-las. Nessa primeira transmissão, você vai conseguir diversas ideias para as próximas lives.

DICA:

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Mostre os bastidores da sua empresa e entreviste seus funcionários. Essa é uma maneira de humanizar a sua marca e mostrar a qualidade dos seus serviços para quem é seu fã.

3. FOQUE NO ENGAJAMENTO NOS PRIMEIROS MINUTOS

Quando você começa uma transmissão ao vivo, o ideal é focar no engajamento.

Isso porque, como comentado anteriormente, o Facebook está dando preferência para os vídeos e também para o engajamento das publicações.

Se a sua Live já começa com um engajamento forte, o Facebook tende a entregar o seu conteúdo para outras pessoas de maneira orgânica. O algoritmo vai entender que é um conteúdo interessante para mais pessoas que seguem a sua página.

4. ANALISE OS SEUS RESULTADOS

Você precisa analisar as suas transmissões ao vivo para que possa melhorar em cada uma delas. Não basta só você fazer a live streaming e “esquecer” daquele conteúdo.

O mais importante é que você aprimore o que está funcionando e elimine o que não está funcionando para o seu público.

Alguns temas irão se destacar e outros não. Com a análise desses resultados, você pode entender quais são os temas que o seu público mais gosta. É fundamental entender o que é importante para eles e como você pode crescer com essas transmissões.

Descubra quais são as métricas que mais fazem sentido para a sua empresa. Analise os resultados e aplique as melhorias contínuas para as próximas transmissões.

Assim, você poderá atrair mais pessoas e fazer com que o público que te segue esteja sempre acompanhando a sua empresa.

Transmissões ao vivo: Aparelhos e recursos

Você não precisa de uma mesa com aparelhagem muito evoluída para fazer uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. Você pode fazer a gravação com uma câmera e até mesmo com o seu próprio celular.

Você pode gostar...

Basta ter uma boa iluminação, uma boa qualidade de áudio e uma boa internet Wi-Fi. Essas condições, juntamente com as nossas dicas anteriores, serão suficientes para fazer live de maneira assertiva.

Além disso, se você já tem uma certa experiência com lives e quer tornar seu evento muito mais profissional, nada impede que você invista em equipamentos. Com mais recursos, aumenta a qualidade da imagem e do som da sua transmissão e melhora a experiência da sua audiência.

Nesse caso vale a pena você investir em:

1 – Câmera

2 – Microfone

3 – Tripé

4 – Iluminação

Se com todas essas dicas ainda te faltam ideias para fazer sua transmissão ao vivo. Separamos aqui um material que irá trazer alguns insights: como usar lives para vender mais: 6 ideias simples.

Seja pelo Facebook, Instagram ou YouTube, basta escolher uma plataforma e fazer um teste para saber como o seu público irá reagir.

Agora conta aqui para gente: alguma vez você já realizou uma transmissão ao vivo? E quais foram os resultados alcançados?

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39 Comentários

  • Avatar
    Melissa Fioravante
    Responder

    Camila, obrigada pelas dicas! Neste domingo realizei minha primeira Live e fico feliz por receber esse post como orientação! Valeu mesmo!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Melissa!

      Que legal 🙂 muito sucesso para as suas Lives.

  • Avatar
    Melissa Fioravante
    Responder

    Camila, obrigada pelas dicas! Neste domingo realizei minha primeira Live e fico feliz por receber esse post como orientação! Valeu mesmo!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Melissa!

      Que legal 🙂 muito sucesso para as suas Lives.

  • Avatar
    Blue
    Responder

    This is the peferct post for me to find at this time

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Thanks Blue! 🙂

  • Avatar
    Blue
    Responder

    This is the peferct post for me to find at this time

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Thanks Blue! 🙂

  • Avatar
    Claudemberg
    Responder

    Oi Camila comecei a fazer transmissões ao vivo há alguns meses e achei massa seu texto pois vai me ajudar a aperfeiçoar meu trabalho. Sou assessor de comunicação e transmito conteúdos ligados ao meu contratante, no entanto eu não me espinho, não apareço em nenhum momento da transmissão. Às vezes fico pensando, se aumentaria o engajamento caso eu abrisse ou encerrasse a transmissão “aparecendo”. Mas como o face (no caso fanpage) é do meu assessorado não vejo muito cabimento. Uma outra página pela qual transmito é institucional, aí já tenho pensado na possibilidade, embora tivesse que alinhar com o contratante, no entanto penso que o ideal seria que o próprio contratante abrisse ou enverrasse a live. O que acha?

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Claudemberg.

      Eu acho muito legal a sua ideia de você ou outra pessoa aparecer na Live.
      Isso faz com que a empresa se torne mais “humana”, pois mostra o “rostinho” das pessoas que trabalham nela.

      Eu apoio a sua ideia!

  • Avatar
    Claudemberg
    Responder

    Oi Camila comecei a fazer transmissões ao vivo há alguns meses e achei massa seu texto pois vai me ajudar a aperfeiçoar meu trabalho. Sou assessor de comunicação e transmito conteúdos ligados ao meu contratante, no entanto eu não me espinho, não apareço em nenhum momento da transmissão. Às vezes fico pensando, se aumentaria o engajamento caso eu abrisse ou encerrasse a transmissão “aparecendo”. Mas como o face (no caso fanpage) é do meu assessorado não vejo muito cabimento. Uma outra página pela qual transmito é institucional, aí já tenho pensado na possibilidade, embora tivesse que alinhar com o contratante, no entanto penso que o ideal seria que o próprio contratante abrisse ou enverrasse a live. O que acha?

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      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Claudemberg.

      Eu acho muito legal a sua ideia de você ou outra pessoa aparecer na Live.
      Isso faz com que a empresa se torne mais “humana”, pois mostra o “rostinho” das pessoas que trabalham nela.

      Eu apoio a sua ideia!

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    Filomena Sayão
    Responder

    Olá, como garantir um bom áudio fazendo o live com o celular? outra coisa, tem alguma câmera ou outro equipamento que garanta imagens melhores? Obrigada

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Filomena.

      Não há como garantir um bom áudio. Porém, geralmente os celulares lançados atualmente possuem ótimo áudio.
      Minha sugestão, é que você faça testes ou solicite para que as pessoas comentem se o áudio está legal durante a transmissão 😉

      É possível fazer transmissões com câmeras utilizando o sistema OBS, porém, esse sistema é conhecido por ser mais lento para carregar a transmissão.

      Abraço.

  • Avatar
    Filomena Sayão
    Responder

    Olá, como garantir um bom áudio fazendo o live com o celular? outra coisa, tem alguma câmera ou outro equipamento que garanta imagens melhores? Obrigada

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Filomena.

      Não há como garantir um bom áudio. Porém, geralmente os celulares lançados atualmente possuem ótimo áudio.
      Minha sugestão, é que você faça testes ou solicite para que as pessoas comentem se o áudio está legal durante a transmissão 😉

      É possível fazer transmissões com câmeras utilizando o sistema OBS, porém, esse sistema é conhecido por ser mais lento para carregar a transmissão.

      Abraço.

  • Avatar
    Isaac Brasil
    Responder

    Olá Camila! Como faço pra chegar às estatisticas das minhas transmissões como no screenshot que você pôs aqui neste artigo? Já fucei aqui e nao consigo achar! a transmissão foi feita pelo meu perfil mesmo, não foi feita por página! OBrigado

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Isaac!

      Para chegar nessas estatísticas, você deve seguir esse caminho:

      Entre na sua página do Facebook > no menu superior clique em “Ferramentas de publicação” > na lateral clique em “Biblioteca de vídeos” > agora, escolha o vídeo/live que você quer saber as estatísticas. Clique nesse vídeo/live e aparecerá na tela: o vídeo + as estatísticas na lateral.

      Abraço.

  • Avatar
    Isaac Brasil
    Responder

    Olá Camila! Como faço pra chegar às estatisticas das minhas transmissões como no screenshot que você pôs aqui neste artigo? Já fucei aqui e nao consigo achar! a transmissão foi feita pelo meu perfil mesmo, não foi feita por página! OBrigado

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      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Isaac!

      Para chegar nessas estatísticas, você deve seguir esse caminho:

      Entre na sua página do Facebook > no menu superior clique em “Ferramentas de publicação” > na lateral clique em “Biblioteca de vídeos” > agora, escolha o vídeo/live que você quer saber as estatísticas. Clique nesse vídeo/live e aparecerá na tela: o vídeo + as estatísticas na lateral.

      Abraço.

  • Avatar
    junior pacheco cantor
    Responder

    queria saber se tem como impulsionar uma live ao vivo?
    para alcançar mais pessoas pagando

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Em breve será possível sim, Junior.

      Por enquanto, apenas algumas pessoas conseguem porque está em teste 😉

  • Avatar
    junior pacheco cantor
    Responder

    queria saber se tem como impulsionar uma live ao vivo?
    para alcançar mais pessoas pagando

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Em breve será possível sim, Junior.

      Por enquanto, apenas algumas pessoas conseguem porque está em teste 😉

  • Avatar
    Jesus Prestes
    Responder

    Qual a marca de celular mais indicada para uma transmissão de qualidade? Desde já agradeço sua resposta.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Jesus.

      Várias marcas hoje em dia têm câmeras boas.
      Sugiro que apenas escolha entre os smartphones mais novos/últimos lançamentos, de linhas como: Apple (iPhones), Motorolas, Sony, Lenovo e entre outros.

      Abraço.

  • Avatar
    Jesus Prestes
    Responder

    Qual a marca de celular mais indicada para uma transmissão de qualidade? Desde já agradeço sua resposta.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Jesus.

      Várias marcas hoje em dia têm câmeras boas.
      Sugiro que apenas escolha entre os smartphones mais novos/últimos lançamentos, de linhas como: Apple (iPhones), Motorolas, Sony, Lenovo e entre outros.

      Abraço.

  • Avatar
    Rafael
    Responder

    Boa noite, hoje vemos muito aquelas Live de Reações, que a pessoa curti, da joia, faz o coração entre outros e vai subindo tipo uma pesquisa. Isso é legal fazer vejo algumas que da muito engajamento agora outras nem tanto. Obrigado pelo conteúdo.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Isso aí, Rafael.

      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Rafael
    Responder

    Boa noite, hoje vemos muito aquelas Live de Reações, que a pessoa curti, da joia, faz o coração entre outros e vai subindo tipo uma pesquisa. Isso é legal fazer vejo algumas que da muito engajamento agora outras nem tanto. Obrigado pelo conteúdo.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Isso aí, Rafael.

      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Fernando
    Responder

    Olá Camile, tudo bem?

    Se uma Live tiver 200 pessoas, você recomenda algum aparelho ou algo especifico? Ou apenas com uma Internet boa conseguimos fazer uma boa transmissão?

    Há alguma dica que você dê para impulsionar a Live para um público especifico?

    Obrigado.

    Fernando Abrantes

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Fernando.

      Ter uma boa internet é sempre muito bom quando vai se fazer lives, independente da quantidade de pessoas.
      Pois a transmissão em si demanda isso. Ok?

      A dica é você impulsionar para os fãs da sua página e para potenciais clientes (use a ferramenta Facebook Insights para mais informações do seu público 😉 ).

      Espero ter ajudado.
      Abraço #equipecamilaporto

  • Avatar
    Fernando
    Responder

    Olá Camile, tudo bem?

    Se uma Live tiver 200 pessoas, você recomenda algum aparelho ou algo especifico? Ou apenas com uma Internet boa conseguimos fazer uma boa transmissão?

    Há alguma dica que você dê para impulsionar a Live para um público especifico?

    Obrigado.

    Fernando Abrantes

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Fernando.

      Ter uma boa internet é sempre muito bom quando vai se fazer lives, independente da quantidade de pessoas.
      Pois a transmissão em si demanda isso. Ok?

      A dica é você impulsionar para os fãs da sua página e para potenciais clientes (use a ferramenta Facebook Insights para mais informações do seu público 😉 ).

      Espero ter ajudado.
      Abraço #equipecamilaporto

  • Avatar
    Maria L. S.
    Responder

    Nossa, muito legal essas dicas!!

    Parabéns pelo trabalho!!

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Obrigada, Maria
      Um abraço,
      #EquipeCP

  • Avatar
    Joana
    Responder

    Tem como aumentar visualizaçães, curtidas , em live video de assuntos policiais publicado em site de notícia?

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