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Transmissão ao vivo: 4 sacadas para melhorar suas lives

Confira 4 dicas do que você precisa fazer para realizar uma transmissão ao vivo de sucesso e engajar a sua audiência nas redes sociais
Sumário

Nos últimos meses, nós vimos as lives mais badaladas dos últimos tempos. Devido a pandemia do Coronavirus, muitos artistas bombaram fazendo transmissão ao vivo no YouTube.

Marília Mendonça conseguiu realizar a maior live ao vivo na plataforma. O topo do ranking das lives no Brasil é dela e conta com 54 milhões de visualizações.

Você pode não ser um cantor famoso, mas com certeza pode usar as lives para o sucesso do seu negócio. Nesse texto, vamos dar ótimas dicas para que você possa utilizar esse recurso nas redes sociais.

TRANSMISSÃO AO VIVO FACEBOOK

Você sabia que o conteúdo que o Facebook mais está valorizando são os formatos de vídeos?

E quando eu falo formatos de vídeos, no plural, é porque existem dois tipos de vídeos:

  • Os vídeos normais, carregados e publicados dentro da rede social;
  • Os vídeos em formato de transmissões ao vivo, que são gravados no Facebook e disponibilizados para replays logo depois.

As transmissões em tempo real são ótimas estratégias para quem quer começar a gerar mais engajamento em sua página. Isso é fundamental principalmente no Facebook, porque sem engajamento, seu conteúdo não é distribuído.

O Edge Rank, algoritmo do Facebook, é que escolhe o que vai para o feed de notícias das pessoas. Já que esse algoritmo prioriza conteúdos com engajamento, você precisa começar a pensar em estratégias para conquistar mais engajamento. Só assim, irá aparecer no feed de notícias dos seus seguidores.

As lives são grandes geradoras de engajamento! Isso porque recebem muitos comentários, curtidas e compartilhamentos.

O Facebook permite que qualquer pessoa faça vídeos ao vivo para os seus amigos ou seguidores, a qualquer momento. Descubra como fazer uma live no post: como fazer transmissões ao vivo no Facebook.

4 SACADAS PARA TER MAIS RESULTADOS COM SUA TRANSMISSÃO AO VIVO NO FACEBOOK

Confira quatro sacadas que seguimos aqui em nossa empresa para gerar resultados melhores usando as lives no Facebook.

1. TENHA CONSISTÊNCIA

Você precisa ter consistência com o seu conteúdo. Assim, você tende a fidelizar o seu público. Um exemplo são as lives realizadas dentro do nosso grupo exclusivo, Social Sellers.

Primeiro, foi definida uma data fixa. Isso ajuda a manter a consistência, pois você se programa e se prepara para sempre estar online naquele momento. Quando isso não acontece, é fácil arrumar uma desculpa para não fazer a transmissão.

Nos dias de transmissão ao vivo, recebemos diversas perguntas dos alunos. A Camila seleciona previamente as dúvidas e também responde questões que surgem pelos comentários.

Então, geralmente, os alunos acabam esperando por esse conteúdo e, quando a live começa, é um grande sucesso!

2. DEFINA UM TEMA BACANA

Um tema de uma transmissão ao vivo faz toda a diferença. Você consegue chamar a atenção de quem já conhece o seu trabalho e de quem ainda não conhece.

Imagine que você conhece tudo, ou quase tudo, sobre o setor que você trabalha ou sobre a sua empresa. Só que as pessoas que estão seguindo você podem não conhecer. Elas provavelmente têm curiosidade em saber mais sobre a sua empresa e os seus produtos.

E como descobrir o que importa para essas pessoas?

Você pode descobrir o que os seus seguidores esperam de várias maneiras. Exemplos: com pesquisas por e-mail, posts na página ou até em softwares próprios para pesquisas.

Um primeiro passo é você fazer uma transmissão ao vivo apenas para saber quais são as dúvidas dos seus consumidores e respondê-las. Nessa primeira transmissão, você vai conseguir diversas ideias para as próximas lives.

DICA:

Mostre os bastidores da sua empresa e entreviste seus funcionários. Essa é uma maneira de humanizar a sua marca e mostrar a qualidade dos seus serviços para quem é seu fã.

3. FOQUE NO ENGAJAMENTO NOS PRIMEIROS MINUTOS

Quando você começa uma transmissão ao vivo, o ideal é focar no engajamento.

Isso porque, como comentado anteriormente, o Facebook está dando preferência para os vídeos e também para o engajamento das publicações.

Se a sua Live já começa com um engajamento forte, o Facebook tende a entregar o seu conteúdo para outras pessoas de maneira orgânica. O algoritmo vai entender que é um conteúdo interessante para mais pessoas que seguem a sua página.

4. ANALISE OS SEUS RESULTADOS

Você precisa analisar as suas transmissões ao vivo para que possa melhorar em cada uma delas. Não basta só você fazer a live streaming e “esquecer” daquele conteúdo.

O mais importante é que você aprimore o que está funcionando e elimine o que não está funcionando para o seu público.

Alguns temas irão se destacar e outros não. Com a análise desses resultados, você pode entender quais são os temas que o seu público mais gosta. É fundamental entender o que é importante para eles e como você pode crescer com essas transmissões.

Descubra quais são as métricas que mais fazem sentido para a sua empresa. Analise os resultados e aplique as melhorias contínuas para as próximas transmissões.

Assim, você poderá atrair mais pessoas e fazer com que o público que te segue esteja sempre acompanhando a sua empresa.

Transmissões ao vivo: Aparelhos e recursos

Você não precisa de uma mesa com aparelhagem muito evoluída para fazer uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. Você pode fazer a gravação com uma câmera e até mesmo com o seu próprio celular.

Basta ter uma boa iluminação, uma boa qualidade de áudio e uma boa internet Wi-Fi. Essas condições, juntamente com as nossas dicas anteriores, serão suficientes para fazer live de maneira assertiva.

Além disso, se você já tem uma certa experiência com lives e quer tornar seu evento muito mais profissional, nada impede que você invista em equipamentos. Com mais recursos, aumenta a qualidade da imagem e do som da sua transmissão e melhora a experiência da sua audiência.

Nesse caso vale a pena você investir em:

1 – Câmera

2 – Microfone

3 – Tripé

4 – Iluminação

Se com todas essas dicas ainda te faltam ideias para fazer sua transmissão ao vivo. Separamos aqui um material que irá trazer alguns insights: como usar lives para vender mais: 6 ideias simples.

Seja pelo Facebook, Instagram ou YouTube, basta escolher uma plataforma e fazer um teste para saber como o seu público irá reagir.

Agora conta aqui para gente: alguma vez você já realizou uma transmissão ao vivo? E quais foram os resultados alcançados?

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