Ou navegue pelas categorias

Redes Sociais

Transmissões ao vivo: 9 dicas essenciais para iniciantes

Para garantir o sucesso de transmissões ao vivo é importante não improvisar. Por isso separamos 9 dicas essenciais para quem quer fazer lives

Transmissões ao vivo

Nos últimos dias, as transmissões ao vivo, que já vinham virando tendência, acabaram se tornando febre nas redes sociais. Todo mundo quer aproveitar essa onda e começar a usar esse recurso, mas é preciso ter cuidado.

As lives apresentam um engajamento mais relevante em comparação aos vídeos publicados. Por isso, grandes marcas fazem uso desse recurso para lançar seus produtos, por ser uma estratégia versátil e de grande alcance.

Para garantir uma transmissão em tempo real de qualidade, é importante não improvisar. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para quem está começando a fazer lives. Confira:

9 DICAS ESSENCIAIS PARA FAZER TRANSMISSÕES AO VIVO

1. TENHA UM ROTEIRO

O primeiro passo para garantir o sucesso da sua live é saber o que você irá falar. Dessa forma, você evita enrolações, não deixa de passar informações importantes e consegue ir direto ao ponto.

Antes de iniciar uma transmissão ao vivo, defina o motivo pelo qual você decidiu criar esse conteúdo. Seja anunciar um produto, responder perguntas dos clientes, dar dicas ou até mesmo mostrar o dia a dia da sua empresa, o importante é saber o que você espera da sua live.

Você pode gostar...

Antes de começar, faça anotações e uma lista com tópicos importantes que você pretende abordar. Assim, você não corre o risco de esquecer de falar sobre algo e transmite a mensagem com mais credibilidade.

2. DETERMINE A DURAÇÃO

Antes de começar, enquanto organiza o seu roteiro, defina quanto tempo você terá para abordar cada tópico e quanto tempo pretende ficar ao vivo.

Isso é importante para garantir que você conseguirá abordar tudo que pretendia e que sua live não ficará muito extensa.

Se decidir transmitir via Instagram, por exemplo, lembre-se de que a plataforma só aceita lives com até 2 horas de duração.

Ao se planejar, certifique-se de deixar alguns minutos de sobra. Assim, você não corre o risco de ter que cortar algo do seu roteiro caso acabe perdendo algum tempo da transmissão corrigindo problemas técnicos, por exemplo.

3. ESCOLHA UM BOM HORÁRIO

O sucesso da sua transmissão ao vivo vai depender da presença do seu público. Por isso, procure escolher um horário em que sua audiência esteja online e disponível para te acompanhar.

Você pode fazer uma enquete perguntando aos seus seguidores qual horário eles preferem ou seguir das métricas disponíveis em suas redes sociais.

Lembre-se, nem sempre o melhor horário para o seu público está dentro do horário comercial. Por isso, é preciso se planejar e adequar a sua transmissão ao que é melhor para ambos: você e seus seguidores.

4. DIVULGUE COM ANTECEDÊNCIA

Não deixe para divulgar sua live em cima da hora. Faça o seu planejamento e comece a convidar o público com antecedência. Do contrário, você corre o risco de não ter ninguém te assistindo.

No Facebook, você pode programar o horário da live e compartilhar o link para a transmissão em sua página. Já no Instagram, você pode usar o adesivo de contagem regressiva para que seus seguidores sejam avisados do horário que devem entrar em seu perfil.

Escolha uma plataforma de transmissão e veja uma forma de divulgar com antecedência. Lembre-se de usar gatilhos como o da antecipação para aguçar a curiosidade do seu público sobre o assunto que você irá abordar.

Saiba Mais: Gatilhos Mentais: O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar

5. CUIDE DO CENÁRIO

Antes de começar, certifique-se de que está em um espaço com luz ideal para sua live e que seu microfone não está sendo tampado ou gerando ruído. Procure um espaço ou suporte para apoiar seu telefone, principalmente se sua transmissão for mais longa.

Se for utilizar um suporte de apoio para sua câmera ou celular, teste antecipadamente se este está firme. Isso evitará que o aparelho caia enquanto você transmite seu conteúdo.

Se for compartilhar uma apresentação, revise com atenção e cuidado o seu conteúdo.

Além disso, cuide com os objetos que vão aparecer no seu cenário. Verifique se não há nenhum item pessoal que não deve ser mostrado e até mesmo se suas roupas estão de acordo.

Você pode gostar...

Também é importante escolher um espaço sem muito barulho e onde você não seja incomodado. Antes de começar a transmissão, avise as pessoas da sua casa ou empresa de que está entrando ao vivo e que não deve ser incomodado.

Se estiver usando o celular, uma dica é silenciar notificações de aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, para que o som de novas mensagens não atrapalhe suas transmissões ao vivo.

6. ESPERE PELO PÚBLICO

Algo essencial ao fazer uma live é esperar que seu público chegue para te assistir. Em seu roteiro, separe os primeiros minutos da transmissão para que você possa aguardar as pessoas começarem a entrar na live.

Use esse tempo para garantir que está tudo certo com a transmissão da sua imagem e áudio. Vale perguntar para o público se eles estão te vendo e ouvindo bem. Isso é ótimo, pois te faz ter a segurança de que está tudo funcionando 100% com seu vídeo e ainda garante as primeiras interações com quem está te vendo.

7. INTERAGIR

Lembre-se de conversar com quem está te assistindo. Mostre que a sua live é verdadeiramente um espaço de troca entre vocês. Tente responder alguns comentários, faça perguntas, peça sugestões e, principalmente, agradeça pelas interações.

Essa troca é importante para que seu público se sinta conectado com você e continue participando ativamente das suas transmissões ao vivo.

8. ATENÇÃO AOS DIREITOS AUTORAIS

Se você pretender salvar o conteúdo de sua live para utilizá-la como material de divulgação futuramente, cuidado com a produção de terceiros!

Evite trilha sonoras não autorizadas e imagens retiradas do Google, por exemplo. Além de evitar a perca do material produzido, evitará também problemas de cunho judicial.

Nem por isso você deverá deixar de usar elementos artísticos para incrementar o seu evento.

Uma alternativa são os bancos gratuitos, existem tanto para imagens, como também para músicas. Seguem exemplos:

Você pode gostar...

9. ANALISE OS DADOS

Como todo trabalho, é importante que você analise o resultado final e levantes pontos a serem aprimorados na próxima vez.

Quando transmitida pelas redes sociais, as plataformas sempre nos fornecem dados interessantes sobre as lives. Eles servem para dar um norte sobre qual conteúdo engajou mais, informações sobre seu público e outras informações que podem auxiliar na produção de conteúdo para sua próxima transmissão ao vivo.

Saiba Mais: Dicas de posts perfeitos para YouTube, Facebook, Twitter e Instagram

Transmissões ao vivo: Mão na massa

Por onde começar

Essas são orientações simples, mas que se esquecidas podem fazer com que sua live não tenha os resultados esperados. Por isso, se você está começando a produzir lives e a incluí-las em sua agenda de conteúdo, comece pelo feijão com arroz.

Ou seja, inicie pelo mais simples, tomando os cuidados que indicamos aqui, para só então pensar em produções de transmissões ao vivo mais elaboradas, que demandam mais trabalho e técnica.

Vença a timidez

Você se considera uma pessoa muito tímida e acha que live não é para você, repense essa afirmação. O marketing da sua empresa agradece!

Se você já usa a internet e as redes sociais para promover o seu negócio, as transmissões ao vivo podem ser o próximo degrau na conquista de mais seguidores e consequentemente mais resultados.

Como falamos anteriormente, os vídeos tender a engajar muito mais o público e quem não é visto, não é lembrado.

Por isso, você precisa começar a treinar a fala com o público. Antes de usar uma câmera, treine no espelho, no banho, com uma pessoa confiável. Inclusive já demos algumas dicas aqui para perder a timidez ao gravar.

Dito isso…

Se você quiser ir mais a fundo nesse assunto, por aqui, seguem algumas dicas de como você pode usar as transmissões ao vivo para aumentar as vendas do seu negócio. Um baita incentivo para começar.

Você pode gostar...

Saiba Mais: 6 ideias simples de como usar lives para aumentar suas vendas

Tem uma boa dica sobre transmissões ao vivo para quem está começando a fazer lives que esquecemos? Deixa aqui nos comentários.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

4 Comentários

  • Avatar
    ELISA SOARES ROCHA BARBOSA
    Responder

    valeu as dicas, Camila! Farei minha primeira live na quinta, e essas infos foram bem legais. Tudo bem que meu rosto não vai aparecer, apenas os slides da palestra (é um talk científico). Mas mesmo assim valeu!

    • Camila Porto
      Camila Porto
      Responder

      Que bom que nossas dicas foram úteis, Elisa
      Continue acompanhando nossos conteúdos
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    ELISA SOARES ROCHA BARBOSA
    Responder

    valeu as dicas, Camila! Farei minha primeira live na quinta, e essas infos foram bem legais. Tudo bem que meu rosto não vai aparecer, apenas os slides da palestra (é um talk científico). Mas mesmo assim valeu!

    • Camila Porto
      Camila Porto
      Responder

      Que bom que nossas dicas foram úteis, Elisa
      Continue acompanhando nossos conteúdos
      Um abraço, #EquipeCP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial