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Como colocar link no Instagram: aprenda 5 formas fáceis

Conheça 5 formas fáceis de como colocar link no Instagram sem ser nas legendas das publicações e aproveite todo o potencial dessa rede social.
Sumário

Divulgar sua marca nas redes sociais é uma das maneiras mais eficazes para quem quer vender na internet. Por isso, quem as utiliza como ferramenta de tráfego está sempre em busca de novas formas de como colocar link no Instagram

Com mais de um bilhão de usuários ativos, essa rede social desponta como um importante espaço para quem busca divulgar sua marca, se relacionar com clientes e atrair novos públicos. 

Contudo, uma das principais características do Instagram ainda é vista como um empecilho por alguns: não há como colocar link clicável no post do Instagram

Porém, existem algumas formas de divulgar o endereço do seu site, página de venda e até o seu WhatsApp nessa rede social. Conhecê-las é, sem dúvidas, essencial. Por isso, vamos te mostrar 5 formas diferentes para inserir links no Instagram. Confira: 

como colocar link no instagram

Como colocar link no Instagram: 5 formas de divulgar sua marca

1. Link na bio 

Essa é a forma mais comum e, por algum tempo, chegou a ser a única maneira de divulgar links no Instagram. A bio é o espaço do perfil destinado às informações pessoais e de contato do usuário.

Todas as contas, sejam elas pessoais ou comerciais, independente do número de seguidores, podem usar esse espaço. 

É muito comum que ele seja atualizado constantemente, principalmente em contas em que as publicações têm o objetivo de gerar tráfego. É o famoso “link na bio” que você já deve ter lido em alguma legenda do Instagram. Essa é uma estratégia muito usada, mas que tem um problema.

Se algum usuário encontra uma publicação mais antiga sua e é direcionado para a bio, ele provavelmente não vai encontrar o link que espera lá, pois já terá sido atualizado para o link da publicação mais recente. 

Por isso, o ideal é usar esse espaço para divulgar o endereço do seu perfil em uma ferramenta que te permita divulgar vários links.

Aqui na empresa, usamos o Linktree e nele deixamos links fixos como o do meu site, blog e treinamento, além de links temporários como os de ações de venda, por exemplo. Nós, inclusive, temos um texto aqui no blog te ensinando a usar essa ferramenta. 

Há ainda outras opções de ferramentas como:

Esse tipo de ferramenta geralmente conta com planos pagos e gratuitos. Basta escolher a opção que mais se enquadra nas suas necessidades e também no seu bolso.

2. Instagram Stories

O Stories é um espaço que vem ganhando cada vez mais força no Instagram e também uma ótima opção para divulgar links. A restrição aqui é que apenas contas com mais de 10 mil seguidores têm o recurso de adicionar link disponível para posts orgânicos.

Antes esse recurso só estava disponível para contas verificadas, agora esse requisito não existe mais.

As publicações ficam disponíveis por 24 horas, mas se você precisar que algum link fique por mais tempo em seu perfil, basta criar um destaque e salvar sua história lá.

Em minha conta, por exemplo, tenho um destaque com Stories que levam os seguidores para as aulas e e-books que disponibilizo aqui em meu site.

3. Shoppable posts

Os Shoppable posts são publicações nas quais são marcados produtos cadastrados no Instagram Shopping. Os links aqui são altamente específicos, pois cada tag direciona para um único produto. 

Essa é uma excelente opção de divulgação, principalmente para quem trabalha com ecommerce.  Para usar esse recurso, é preciso ativar o Instagram Shopping em sua conta. Para fazer isso você precisará criar um catálogo de produtos no Facebook e, em seguida, conectá-lo ao seu perfil do Instagram.

Ao ativar esse recurso, além de marcar os produtos em suas publicações, uma guia do Instagram Shopping também ficará disponível em seu perfil. Lá, os clientes que acessarem seu Instagram, poderão salvar ou acessar o link de compra dos seus produtos. 

Ponto importante: esse recurso só está disponível para contas comerciais. 

4. Direct Messages 

As mensagens diretas, o famoso Inbox do Instagram, também são uma ótima opção para quem precisa divulgar links. Com elas, você consegue responder as pessoas interessadas no seu negócio e enviar os links necessários para elas. 

Esse é um canal peculiar, com estratégias específicas que podem resultar em muitos acessos e vendas, além de te ajudar na criação de públicos personalizados. 

Você pode criar ações específicas para esse canal como: “Cupom de 10% de desconto para as primeiras 10 pessoas que entrarem em contato inbox” ou “Envie uma mensagem inbox para ser o primeiro a ser avisado quando lançarmos o produto X”.

5. Anúncios

Por fim, uma das formas mais eficazes de divulgar links no Instagram e aproveitar o potencial dessa rede social é por meio dos anúncios.

Eu sempre bato na tecla de que não podemos depender apenas do alcance orgânico. Nesse caso, com a possibilidade de usar links, investir em anúncios se torna ainda mais essencial. 

Os anúncios podem ser criados tanto para o feed quanto para o Stories, independente do seu número de seguidores. Ou seja, mesmo que você não tenha 10 mil seguidores no seu perfil, ainda assim conseguirá criar anúncios para os Stories com o famoso e almejado “arrasta pra cima”. 

Mais uma vez, para utilizar esse recurso é necessário ter uma conta comercial no Instagram. 

Saiba mais: Facebook Ads: guia completo para a criação de anúncios pagos

Os caminhos que elencamos aqui, são também maneiras simples e rápidas que você tem de potencializar seu perfil, além de aproveitar todo o potencial dessa rede e usar o Instagram como fonte de tráfego para o seu negócio.

Vale lembrar que, se você está buscando uma forma de como colocar link nas postagens do Instagram que vão para o seu feed, isso não é possível. Ou pelo menos, se você inserir, eles não serão clicáveis.

Saiba mais: Gerador de link para WhatsApp: Whatsapp Link

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