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3 dicas matadoras para vender mais no fim do ano com o Facebook

Você já se perguntou: como vender mais no fim do ano com o Facebook? Conheça as minhas estratégias e aproveite para alavancar as suas vendas!
Sumário

As festas de fim de ano estão chegando e as empresas sempre apostam nessa época para conquistar mais vendas, mais clientes e aumentar a lucratividade. Mas você já se perguntou: como vender mais no fim do ano com o Facebook? ou Como me destacar dos concorrentes?

É sobre isso que vou falar aqui, mas já aviso: vou fugir do famoso “10% de desconto” que muitas empresas por aí irão oferecer. A ideia é que você use o Facebook com eficiência.

Isso porque, hoje com o Facebook é possível que você, além de conquistar fãs para o seu negócio, consiga conquistar clientes e gerar vendas. O motivo para eu ter tanta certeza, são os números abaixo:

Hoje, no Facebook há 1,7 bilhão de pessoas conectadas. Só no Brasil, são 108 milhões de brasileiros ativos no Facebook TODOS OS MESES. Desses, 99 milhões de usuários estão ativos no Facebook todos os meses via mobile.

Tudo isso quer dizer que o público do seu negócio está no Facebook, e o melhor: é possível você encontrá-lo. Então, veja minhas dicas para você aproveitar a Black Friday, Cyber Monday e o Natal alavancar as vendas no Facebook!

Quer mais um motivo para usar o Facebook:

Você sabia que no período do fim do ano, há mais publicações e interações entre os usuários do que qualquer outro período do ano no Facebook?

Isso demonstra que as pessoas, além de gostar muito dessa época, buscam conversar com seus amigos e descobrir novas coisas nas redes sociais. Estudos dizem que as pessoas começam a conversar sobre presentes e compras de fim de ano já em outubro 😉

Como se DESTACAR para vender mais no fim do ano?

CRIATIVIDADE é a palavra-chave para você se destacar e vender mais no fim do ano.

Isso porque, a maioria das empresas apostam em dar pequenos descontos para os clientes. É 10% ou 15% de desconto em alguns produtos.

Essas empresas não estão erradas, pois o desconto geralmente dá certo. Mas para as pessoas escolherem a sua empresa na hora de fechar a compra, você também precisa gerar valor para elas e se destacar entre todos os concorrentes.

Seja criativo nos textos, nas imagens que irá escolher e também nas ações que vai promover. Aqui no post, vou ensinar 3 maneiras matadoras e criativas para você vender mais no fim do ano com o Facebook.

Como vender mais no fim do ano com o Facebook

Dica 1: Separar anúncios por objetivo

Anúncios de Geração de Leads

O formato de anúncio Facebook Lead Ads é uma das maneiras mais efetivas para você criar listas de interesses e ainda gerar leads para a sua empresa no fim do ano.

Você pode personalizar o anúncio de acordo com os objetivos da sua empresa. Ou seja, solicitar as informações que são importantes para o seu negócio, como: e-mail ou endereço. Como também pode criar um formulário de perguntas para o público.

Nesse formulário você pode perguntar ao público:

  • Qual produto você tem mais interesse em comprar no fim do ano?
  • Quem você deseja presentear nesse natal?
  • Quanto em média você gasta com as suas compras na Black Friday?
  • Você conhece a Cyber Monday?
  • Você prefere comprar em loja física ou online no fim do ano?

Com essas questões você já descobre diversas maneiras de impactar o seu cliente com outros tipos de anúncios.

 

blog_vender-mais-no-fim-do-ano_imagem-0-vender mais no fim do ano

 

Aprenda a criar um anúncio de Facebook Lead Ads aqui no blog. Clique aqui!

Anúncios por Imediações

Se você tem uma loja física e ainda não sabe como levar os seus seguidores do Facebook até a sua loja para fechar uma compra, esse formato de anúncio irá te ajudar. Com os anúncios de Divulgação nas Imediações você pode alcançar pessoas que estão passando por perto da sua empresa.

De acordo com um raio de distância da loja determinado por você e segmentando por idade e gênero, você pode alcançar possíveis clientes que estão próximos à sua loja física.

Por exemplo: imagine que você tem uma loja de cosméticos no centro da cidade e quer que as pessoas que passam por essa região, visitem a sua loja. Você pode criar um anúncio que irá aparecer para elas apenas quando elas estiverem nas imediações da sua loja.

blog_vender-mais-no-fim-do-ano_imagem-2-vender mais no fim do ano

 

Dica 2: Promoções Diferenciadas

Combos

Muitas marcas utilizam da estratégia de dar descontos para seus clientes. Mas como aqui a ideia é que você aposte em promoções diferenciadas para o seu negócio neste fim de ano, uma sugestão é que você faça combos de produtos.

Minha dica é que você comece a fazer testes para ver se essa opção funciona com o seu público, mas muitas pessoas adoram levar mais de um item do produto que deseja comprar.

Um grande exemplo de e-commerce que sempre aposta em combos é a loja Kanui. Na imagem abaixo, a loja oferece a opção de você comprar 4 pares de tênis que estão na moda por R$189,90.

Parece um pouco exagerado que uma pessoa compre 4 pares de tênis de uma vez só, não é mesmo? Mas na verdade para as festas de final de ano as pessoas gostam de agregar custo-benefício nas compras e essa é uma ótima opção para quem precisa presentear muitas pessoas e não quer gastar muito.

Isso porque, o cliente pode comprar 4 pares de tênis e dar um par para a irmã, outro para uma sobrinha, outro para uma tia e assim por diante. Economizando o valor que gastaria em diversos outros presentes para cada pessoa. Já pensou nisso?

blog_vender-mais-no-fim-do-ano_imagem-3-vender mais no fim do ano

Para a lista de Leads

Uma de minhas sugestões na dica 1, foi que você criasse anúncios no formato de Lead Ads no Facebook.

Para agregar mais valor ainda à sua estratégia de Leads, minha sugestão é que você crie listas de interesses em produtos. Vou dar um exemplo:

Digamos que você fez um formulário e uma das perguntas que fez ao seu público foi: “Qual produto você tem interesse em comprar no Natal?” Agora, imagine que as respostas foram: Geladeira e Smartphone.

Então, você terá dois grupos de pessoas: as pessoas interessadas em comprar Geladeira e as pessoas interessadas em comprar Smartphone.

A partir daí, você consegue criar duas listas de pessoas interessadas em produtos da sua loja que podem receber cupons de desconto, bônus e outros diversos incentivos para fechar a compra.

Por exemplo: você pode enviar e-mail marketing ou anúncios de remarketing para a lista de pessoas interessadas em smartphone, convidando elas a comprar na sua loja e garantir um bônus exclusivo. Há grandes chances de elas efetuarem a compra.

Dica 3: Lives no Facebook

Transmissões ao vivo de “eventos”

As lives estão em alta no Facebook. Isso acontece porque além de ser uma novidade, a rede social está valorizando muito conteúdos em formato de vídeos, sejam eles ao vivo ou gravados.

Essa valorização se deve à quantidade de engajamento que esse tipo de conteúdo pode gerar. Se em um post normal você conquista uma certa quantidade de interações, com as transmissões ao vivo esse engajamento triplica.

Para você ter uma ideia, com a PortoClass, uma aula ao vivo todas às segundas-feiras no Facebook da Camila Porto, é possível gerar em torno de 10x a 20x mais engajamento do que posts normais.

A ideia para as datas comemorativas do fim de ano, é que você utilize as transmissões ao vivo para mostrar os bastidores da sua empresa nesse fim de ano.

Por exemplo: você pode mostrar nas lives o quanto a sua equipe está empenhada para que a sua empresa faça a melhor Black Friday de todos os tempos para o cliente.

Ou, você pode usar a live para mostrar como a sua loja está tranquila ou super agitada durante as compras de Natal, fazendo uma chamada para as pessoas aproveitarem as promoções.

A ideia é que você faça dessas datas, grandes eventos para o seu negócio e transmita isso ao seu público.

blog_vender-mais-no-fim-do-ano_imagem-4-vender mais no fim do ano

Conheça as minhas 4 sacadas para ter mais RESULTADOS com as transmissões ao vivo. Clique aqui!

Dica Bônus!

Não esqueça do pós-venda!

Depois das datas comemorativas e de você ter conseguido vender mais no fim do ano com o Facebook, uma estratégia de marketing importantíssima para você aplicar é o PÓS-VENDA.

O pós-venda consiste em você realizar ações para que a pessoa que comprou algum produto no seu negócio, continue adquirindo os seus produtos ou serviços por várias outras vezes.

Isso quer dizer que você deve sempre pensar em soluções de fidelizar o seu cliente e existem várias alternativas para isso 😉

Algumas das alternativas são:

  • Enviar uma pesquisa de satisfação ao cliente, oferecendo auxílio caso algo não tenha saído da maneira que deveria;
  • Enviar anúncios de REMARKETING. Para esse caso, a pessoa já comprou com você, então ofereça produtos semelhantes ou complementares ao que ela adquiriu. Por exemplo: se ela adquiriu um celular, ofereça uma capinha de celular para ela.
  • Não SUMA! Mostre ao cliente que você está sempre presente. Envie e-mails com novos produtos, novidades da empresa ou produtos que a pessoa poderia se interessar.

Continue no Blog:

Outra ferramenta complementar às estratégias de vender mais no fim do ano é o Adwords.

Se você ainda tem a dúvida: qual a melhor ferramenta para investir no seu negócio, Facebook ou Adwords? Leia o post:

FACEBOOK OU ADWORDS? COMO TER UMA EXPLOSÃO DE RESULTADOS POSITIVOS

QUER MAIS?

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